Author:
granma internacional
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 2/04/05 17:13:59
In reply to:
Comité Central do Partido Comunista de Cuba
's message, "Novas e brutais medidas do governo Bush" on 1/04/05 23:56:36
Havana. 31 Março de 2005
Fidel: a humanidade não pode sobreviver sem valores
O presidente Fidel Castro afirmou que a humanidade não poderá sobreviver sem valores e alertou que nunca antes esta espécie esteve em maior perigo de desaparecer como na atualidade.
Em sua intervenção no encerramento da Conferência Internacional América Latina no século 21: universalismo e originalidade, o estadista assinalou que após ter recebido doses letais de barbárie e incultura, o mundo precisa difundir a educação como meio para incutir os valores de todas as civilizações.
«Educar virou ética universal neste mundo globalizado, que começou por globalizar o egoísmo, o consumo, por se apoderar dos recursos dos demais», acrescentou.
«Mal anda o mundo com a superpotência mais poderosa dirigida por pessoas (em alusão ao governo de George W. Bush) que não sabem nada de nada», disse Fidel.
Por outro lado, elogiou a recente Cúpula entre os presidentes da Venezuela, Colômbia, Brasil e o chefe do governo espanhol, que provocou críticas de Washington.
Essa Cúpula quatripartida, efetuada na Venezuela, reconheceu a necessidade de combater a pobreza para propiciar a integração.
Noutro momento da intervenção, Fidel explicou aos presentes as novas medidas de benefício social adotadas pela Revolução nas últimas semanas.
Patrocinada pela entidade russa não-governamental Fórum Público Mundial Diálogo de Civilizações, a conferência teve como objetivo se contrapor às teorias do choque de civilizações, que fundamenta a globalização neoliberal e as guerras promovidas pelos Estados Unidos.
Durante as sessões de trabalho, europeus, cubanos e latino-americanos examinaram a situação presente e perspectivas de desenvolvimento da nação caribenha. Os mais de 300 delegados de 29 países debateram temas referidos à cultura, tradição e religião no contexto latino-americano, e fizeram uma análise do continente na época da globalização.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|