Author:
observador curioso
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 4/03/05 20:55:52
In reply to:
João carlos o 1º
's message, "Re: O PCP move-se onde estão os efeitos da política de direita" on 4/03/05 20:10:01
É a cassete pura e dura: o grande partido nacional, a resistência ao fascismo, os trabalhadores, etc, etc.
Casanova nada de novo aqui nos traz. Não explica o declínio do PCP na sociedade portuguesa, declínio esse que não foi travado em 20 de Fevereiro, ao contrário do que pensa. Depois lá vem a vitimização - as forças obscuras do capitalismo, os arautos da desgraça, porventura os neo fascistas é que têm lançado esta tenebrosa campanha para fazer crer que o PCP está moribundo quando, afinal, está cada vez mais vivo e mais são.
Nada disto é verdade e Casanova sabe-lo bem. O PCP é o culpado do seu declínio. Ou esperava o PCP que os capitalistas, a direita, os fascistas, não o combatessem?
O PCP é que não soube analisar as novas realidades, as transformações sociais que se deram, não entendeu o impacto do consumismo nas massas, não percebeu que o discurso ortodoxo sobre o operariado oprimido já não significava nada para a maioria dos trabalhadores, que nem operários são. Quando começou a entender que as velhas fórmulas aprendidas nas escolas políticas de Moscovo não davam resposta alguma já foi tarde.
Casanova é da velha guarda. Exilado durante o fascismo, formado na clandestinidade, tem muito mérito como lutador mas já o não tem como ideólogo do PCP. O PCP, sem renunciar ao materialismo dialéctico, tem de encontrar novos caminhos e refazer certas doutrinas. Senão morre. Certo como o destino.
>Mas que tristeza. Tantos comentários mas....sobre o
>artigo em si, ninguém soube dizer absolutamente NADA!
>NADA DE NADA!!!
>O que mostra a grande qualidade das pessoas que aqui
>inetrvieram no comentário a este artigo de Casanova...
>mas, como diz o provérbio,
>"Não há Homem Importante, para a sua criada de quarto"
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|