VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

1/06/26 2:30:23Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: Re: Amigos. Os ataques políticos são só na hora da gravação do programa...


Author:
Leonor Figueiredo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11/03/05 19:47:23
In reply to: Carlos Gonçalves 's message, "«Lusomundo Media» – o negócio" on 10/03/05 11:27:05

Sucessão de José Magalhães seguiu as regras do programa

Leonor Figueiredo, DN, 11/03/05

Amigos. Os ataques políticos são só na hora da gravação do programa...

O socialista Jorge Coelho foi uma escolha de todos para se sentar na cadeira onde José Magalhães provocava os seus adversários políticos. É que, segundo o moderador, o jornalista Carlos Andrade, "o programa tem as suas regras".

Uma dessas regras é que são os próprios intervenientes a escolher quem deve suceder a quem sai, com a concordância do director da estação. A outra é fugir à lógica da Quadratura do Círculo como um miniparlamento onde as principais forças políticas devem estar representadas.

"Quando soubemos da saída de José Magalhães colocámos duas perguntas à direcção a primeira era se queriam que o programa continuasse e a segunda era a apresentação do substituto", contou ao DN Carlos Andrade, que só não moderou o debate durante os primeiros três meses de vida, então ainda na rádio.

Questionado sobre a substituição de um PS por outro PS, o jornalista desmentiu qualquer lógica "partidária", mas adianta que "o debate não faria sentido, com o PS no Governo, se não houvesse alguém para defender a posição do partido e que tivesse, ao mesmo tempo, uma posição crítica". Nenhum nome de outro socialista surgiu, porque Jorge Coelho "foi a primeira escolha de todos".

O socialista, reconhece Carlos Andrade, "é interessante, estimulante, tem fair play e poder de encaixe. E foi também uma escolha que fez o José Magalhães, que agora nos deixa, sentir-se honrado".

E assim se passa mais um episódio no programa que subsiste há cerca de 16 anos, e que, nas palavras de Pacheco Pereira, "viu o mundo mudar enquanto falavam".

Quando nasceu na TSF, o então Flash Back tinha por convidados um José Magalhães do Partido Comunista, um José Pacheco Pereira que acabara de aderir ao PSD - na altura "foi uma aposta" - e Vasco Pulido Valente.

O mundo mudou mesmo durante as emissões do mais longo programa de debate político pós-25 de Abril.

Caiu o Muro de Berlim, o mapa político mundial foi reconstruído, Bill Clinton foi eleito presidente dos EUA, eclodiram a primeira e segunda guerras do Golfo. E enquanto o mundo mudava, alguns dos intervenientes da Quadratura foram também mudando.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Amigos. Os ataques políticos são só na hora da gravação do programa...bloguista sabichão12/03/05 14:01:23


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.