VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

29/05/24 1:41:57Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: projecto de declaração constituinte


Author:
Renovação Comunista
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 30/05/05 16:37:55

(projecto de)
Declaração Constituinte da Associação Política “Renovação Comunista”


A formação do Movimento de Renovação Comunista, em 22 de Março de 2003, traduz a necessidade, reconhecida e partilhada por muitos comunistas portugueses, de travar e inverter o descrédito e o declínio do projecto e da influência do movimento comunista e de empreender a renovação do seu pensamento, organização e intervenção, como proclamava o documento “Para Um Manifesto da Renovação Comunista” aprovado naquela data.



Dois anos passados, permanecem válidos e actuais aqueles pressupostos e razões. Neste intervalo de tempo e apesar da intensidade e agitação da vida política nacional, nomeadamente do exigente calendário eleitoral, a Renovação Comunista afirmou uma posição diferenciada e um espaço próprio no campo da esquerda portuguesa.



Em Portugal, por força do monopólio e instrumentalização exercida pelos partidos e da dimensão assumida pela componente institucional da vida política, é difícil a afirmação pública de outros espaços de reflexão e acção política. Neste contexto e num percurso dificultado por perdas e outras adversidades, a Renovação Comunista tem dado o seu contributo para o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e da esquerda e para a derrota eleitoral dos partidos da direita verificada em Fevereiro de 2005.



A associação política, que agora se constitui, é um passo indispensável para a consolidação de uma identidade própria e de um projecto autónomo que supere e acrescente novos valores à base de agregação e ponto de partida dos renovadores comunistas: o seu património de ideias, experiências e lutas pela liberdade, a democracia e o socialismo, o seu combate pelas grandes causas dos trabalhadores, pelo saber e o conhecimento como paradigma da nossa época.



A Renovação Comunista tem por objectivo contribuir para a renovação da identidade, do projecto e da intervenção comunista e para a sua afirmação como parte integrante da construção de uma esquerda alternativa que se assuma como instrumento e sujeito plural do processo social e político de transformação da sociedade capitalista e de avanço para a democracia socialista.



A Renovação Comunista é uma associação política comprometida com a defesa e valorização da liberdade, da democracia e da cidadania, pela igualdade de oportunidades e a justiça social, empenhada na resistência e combate à globalização capitalista, ao neoliberalismo e a todas as formas de exploração e dominação, de discriminação e exclusão.



A Renovação Comunista afirma-se por uma Europa dos cidadãos, dos direitos sociais e do progresso, constituída por povos e estados soberanos e solidários, num Mundo desenvolvido e ecologicamente sustentável, de paz e cooperação internacional.



A Renovação Comunista valoriza o diálogo e a acção comum com forças e partidos de esquerda, organizações e movimentos sociais, nacionais ou estrangeiros, na luta contra o capitalismo e as políticas de direita, por uma alternativa de esquerda e pelo socialismo.



A Renovação Comunista, nos seus Estatutos, desenvolve e consagra a democracia no seu funcionamento, sendo o apuramento das posições e orientações públicas decidido por consenso ou maioria; reconhece o direito à expressão e divulgação - interna ou pública - de opiniões individuais, de grupo ou minoritárias; e reconhece, também, o direito de objecção quando invocado. Os seus órgãos são eleitos por voto secreto e respeitam o método proporcional.



A Renovação Comunista é uma associação política onde cabem todos os que se identificam com os objectivos e princípios expressos nesta Declaração.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.