VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

9/06/24 3:13:30Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: Declaração da RC sobre as eleições autárquicas


Author:
www.comunistas.info
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 31/05/05 17:14:30

Declaração da Renovação Comunista sobre as eleições autárquicas. Os compromissos dos candidatos renovadores.





Os renovadores comunistas entendem ser seu direito e dever participar nas próximas eleições autárquicas de 2005. Irão fazê-lo apresentando-se como independentes em listas de formações partidárias de esquerda ou em listas de cidadãos, com o objectivo de contribuírem com as suas propostas, a sua experiência e o seu trabalho para a derrota da direita e das suas políticas e para a construção de políticas e estratégias alternativas para o governo das autarquias e das cidades, visando dar resposta aos anseios e necessidades dos cidadãos e simultaneamente contribuir para o desenvolvimento de uma nova cultura política na luta pela democracia e pelo socialismo. Os renovadores comunistas apresentam-se aos eleitores nas diversas autarquias em que concorrerem com o programa eleitoral das listas em que se integrarem, mas entendem assumir um compromisso comum com os portugueses de defesa de valores, princípios e estratégias que agora apresentam.





A Renovação Comunista considera que um bom desempenho de funções em órgãos do Poder Local implica a responsabilidade de garantir um bom governo autárquico - orientar os investimentos e as actividades municipais para as necessidades da população, gerir com eficiência e honestidade a máquina pública, garantir a prestação de bons serviços aos cidadãos, designadamente - mas, também, a abertura de espaços para a construção de uma estratégia que permita recompor a relação entre o Estado e a sociedade numa nova base, com o fomento da participação popular e com o controlo público do Estado.


Tendo como um dos seus objectivos centrais a distribuição de poder e informação aos cidadãos, esta estratégia implica o desenvolvimento de uma política de promoção do controlo público não estatal do funcionamento da autarquia. Para esse efeito, os renovadores comunistas defendem uma nova relação e articulação entre a democracia representativa, consubstanciada nos órgãos autárquicos, a democracia participativa, estruturada fora deste âmbito e o estabelecimento de mecanismos como o Orçamento Participativo e a Participação Cidadã



A Renovação Comunista defende a realização de referendos locais sempre que estiverem em causa matérias de particular relevância para os cidadãos.




A Renovação Comunista reconhece e respeita a autonomia de todas as organizações sociais e o seu direito de crítica e de disputa política, e considera-os, na sua diversidade e contradição, como parceiros indispensáveis na afirmação de uma gestão democrática do Poder Local.




A Renovação Comunista defende a maior transparência no exercício das funções autárquicas e a necessidade de melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Administração Local, particularmente na sua relação com os cidadãos, o que implica, nomeadamente, a formação e qualificação dos funcionários e a democratização dos procedimentos adoptados.




A Renovação Comunista defende a necessidade de desenvolver políticas económicas locais em articulação com políticas económicas regionais. O quadro da União Europeia e a importância crescente das cidades no mundo contemporâneo recomendam ainda o estabelecimento de contactos internacionais, com a formação de redes, que permitam a captação de fundos e a obtenção e troca de informações e experiências, com a consequente elevação do nível qualitativo das políticas de governo local e a afirmação estratégica no domínio político, ideológico e em processos de integração regional




A Renovação Comunista defende também uma política de coesão social e de combate à exclusão, que tenha expressão não só na política de investimentos municipais mas nas diversas dimensões da actividade das autarquias, designadamente no âmbito social e cultural.




A Renovação Comunista estará particularmente atenta à necessidade de incluir na estratégia e na acção das autarquias – quer no que respeita às actividades desenvolvidas no âmbito das suas competências próprias, quer no que respeita à exigência de medidas e acções da responsabilidade do Governo, quer na dinamização do debate público – temas particularmente importantes na actualidade como a criação de emprego qualificado, o combate à pobreza, a defesa do ambiente, respostas aos problemas dos deficientes e aos problemas de género, visando o estabelecimento de políticas de desenvolvimento sustentável.




A Renovação Comunista pugna pela preservação e reforço da identidade das cidades, vilas, aldeias e regiões, em termos culturais, patrimoniais, sociais e ambientais, com vista a afirmar as diferenças como factores qualificativos especialmente valiosos num ambiente de globalização.




A Renovação Comunista defende a gestão pública dos serviços públicos, nomeadamente no que respeita ao abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos, numa perspectiva da prestação de um serviço de elevada qualidade ao menor custo, com a transparência e com a divulgação da informação aos cidadãos necessárias para que estes possam controlar a actividade dos serviços.
A Renovação Comunista considera que a relação dos eleitos locais com os trabalhadores da administração local e com o seu movimento sindical deve ser uma relação de construção de um projecto comum de governo. Este princípio deverá implicar tanto a defesa do trabalho qualificado e com direitos dos funcionários, como uma grande exigência relativamente à actividade por eles desenvolvida.




A Renovação Comunista compromete-se a travar um enérgico combate a todas as formas de corrupção, nepotismo e de favorecimento ilegítimo de interesses particulares em detrimento do interesse público.




Os candidatos eleitos da Renovação Comunista comprometem-se a prestar contas aos cidadãos da actividade que desenvolverem nos órgãos para que tenham sido eleitos, quer no decorrer dos mandatos quer no seu termo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.