VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

29/05/24 2:41:09Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: As medidas anunciadas por Sócrates são mais propagandísticas do que eficazes


Author:
Manuel Calado
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 27/05/05 21:36:44

Primeiro temos a subida do IVA em 2 pontos percentuais. O encaixe financeiro é de cálculo muito duvidoso porque o consumo vai diminuir.
Depois temos o 7º escalão do IRS - esse faz-me rir. Vão pagar para aí uns 50 a 100 mil contribuintes mais 2% de imposto. Resultados financeiros de miséria.
Temos a seguir o aumento do imposto sobre os combustíveis e o tabaco: aqui porventura os resultados serão mais previsíveis mas as consequências em relação ao primeiro estão por ajuizar. Recessão económica á vista.
Finalmente temos a função pública - pura propaganda para demonstrar a Bruxelas que estamos a tomar medidas.
O aumento da idade da reforma não leva o estado a poupar nada. Se alivia os orçamentos da segurança social e da Caixa Geral de Aposentações, onera o OGE porque continua a suportar os vencimentos dos que se não reformam. E como se ganhará mais no activo do que na aposentação o estado ainda fica a perder.
Poupança no congelamento das progressões, vulgo escalões: para aí uns míseros 50 a 75 milhões de euros em 2006. Face a uma necessidade de diminuir as despesas em 5 mil milhões de euros, veja-se o alcance da medida.
Mas haverá consequências: trabalhadores revoltados que resistirão a outras medidas que deveriam ser tomadas e que produzirão menos.
Enfim, nada de verdadeiramente eficaz. Por isso em 2009 voltaremos ao mesmo. Ai, Portugal, será que ainda existirás em 2014?

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.