VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

27/04/24 5:04:41Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Foi o PS que acabou por aderir grosso modo às teses do PCP (m-l) sobre o PCP e o imperialismo...


Author:
Heduíno Gomes (“Renegado Vilar”)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/07/05 11:30:06
In reply to: Francisco Louçã, Publico 21/07/2005 's message, "Há "um capitalismo predador e selvático" que "só pode ser substituído por uma sociedade socialista"" on 21/07/05 17:54:44

Tribuna Livre, DN, 22/07/05


PCP (m-l)

Tendo sido referido no artigo de Fernando Madaíl, dia 19, sobre o caso República de 1975, venho fazer dois reparos.

O primeiro diz respeito a ser o PCP (m-l) referido entre “outras correias de transmissão” do PS. Quem terá sido correia de transmissão de quem? Não falo por outros, mas apenas pelo PCP (m-l) e por mim. Que me conste, este partido nunca foi correia de transmissão de ninguém, nem do PS. As nossas relações com o PS sempre foral de apoio, quando se opunha à escalada do PCP, e de critica dura quando conciliava com o PCP. Isto é ser “correia de transmissão”?

Já o que se passou no sentido inverso poderá ser observado com curiosidade. Foi o PS que acabou por aderir grosso modo às teses do PCP (m-l) sobre o PCP e o imperialismo soviético, teses publicadas ainda antes do 25 de Abril e republicadas logo a seguir (convenhamos que estes ajudaram à nossa didáctica).

Mais, que se saiba, o PCP (m-l) nunca editou nem assinou nenhum texto com o dedo de qualquer dirigente ou militante do PS. Ao contrário, em Março de 1975, com quatro quadros do PS, participei na redacção de um texto assinado pelo PS a denunciar o PCP.

Mais, em 1978, o PS esteve envolvido na organização da Conferência de Lisboa sobre a Ameaça Imperialista Russa, uma iniciativa do PCP (m-l) que teve a participação de partidos democráticos e personalidades civis e militares, de Portugal e do estrangeiro. Se é que houve correias de transmissão, quem é que foi correia de transmissão de quem?

O segundo reparo diz respeito à tentativa, do PCP, de aparecer, agora e desde o 25 de Novembro (com a colaboração do jogador Melo Antunes), como o cordeirinho no caso República e em outros casos, mandando as culpas para cima dos seus satélites. As “udêpês” que por aí havia, que executavam o trabalho mais sujo, têm as costas largas para pagar a factura da estratégia do PCP e da União Soviética em Portugal. E o pior, do ponto de vista histórico, é que esta “verdade” da inocência do recentemente santificado Cunhal é aceite por muito boa gente. O título do artigo – Jornal (República) nunca seria de Cunhal – enferma logo, pois, da falta do conceito de hegemonia do movimento. Que interessa o PCP ter ou não ter militantes (declarados!!!) entre os golpistas do jornal, se, no fim da revolução, seriam sempre favas contadas?

Heduíno Gomes (“Renegado Vilar”)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A fraseEduardo Prado Coelho, A Capital, 22/07/197522/07/05 11:59:25
Os filhos da PTIndependente, 22/07/0522/07/05 12:35:20


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.