VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

8/05/26 5:36:13Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: Esgotamento do petróleo e construção de novos aeroportos


Author:
John Busby
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 4/08/05 0:04:51

Esgotamento do petróleo, tráfego aéreo e construção de novos aeroportos

por John Busby

Uma característica bizarra do mundo moderno é que os combustíveis para a aviação e as bancas (bunkers) de navios estão isentos de impostos — embora os líderes do G8 proponham agora cobrar impostos sobre tarifas aéreas a fim de obter fundos para a África (dizem eles que buscam meios para cancelar a sua dívida).

O artigo a seguir trata do futuro da aviação face ao esgotamento petrolífero, enfatizando o absurdo de expandir aeroportos, com base nas tendências passadas de crescimento das viagens, sem levar em conta os constrangimentos de combustível — para não mencionar a ascensão dos seus custos (mesmo sem impostos).

Quantas milhas aéreas restam no tanque de combustível do mundo?

JET FUEL

Na Statiscal Review 2005 da BP, o consumo de jet fuel fica obscurecido por ser arrolado nas estatísticas regionais para “destilados médios”, as quais incluem querozene, jet fuel, diesel e fuel óleos. Para obter um guia aproximado do consumo global de jet fuel, as linhas aéreas americanas consumiram 18,5 mil milhões de galões (84,1 mil milhões de litros) em 2004 — comparável com o consumo americano de destilados médios no mesmo ano. Daqui se pode deduzir que aproximadamente 20% da produção de destilados é constituída por jet fuel para a aviação civil.

Os produtos de petróleo globais montaram a 77.028 mil barris por dia em 2004, extraídos de 80.260 barris de petróleo bruto com uma eficiência média de refinaria de 96%. Os destilados médios totalizaram 27.741 mil barris por dia e considerando 20% disto e convertendo o resultado obtem-se um consumo de jet fuel de aviação de 2,0 Gb (mil milhões de barris) ou 240 milhões de toneladas.

A Airbus previu que o tráfego de passageiros consumiria 180 milhões de toneladas em 2004, o qual, com tráfego aéreo de mercadorias, absorveria os outros 60 milhões de toneladas ou 25% do total, um número de 240 milhões de toneladas ou 2 Gb, para transporte aéreo de passageiros e carga, excluindo a utilização militar. Isto parece uma estimativa razoável.

PISTAS DE AEROPORTOS

Em 2002 o Departamento de Transporte do Reino Unido anunciou uma consulta sobre a capacidade das pistas de aeroportos, assumindo que a utilização do transporte aéreo duplicaria em 2015 e triplicaria em 2030. Isto é obtido por um crescimento anual exponencial do tráfego aéreo de 4,5% ao longo do período. Uma expansão do tráfego aéreo no RU equivaleria a um aumento semelhante no tráfego internacional. O tráfego interno no RU e outros países cresceria para alimentar a crescente actividade internacional. O departamento concluiu que os aeroportos deveriam ser expandidos e novas pistas construídas para atender à procura esperada.

TRÁFEGO DE PASSAGEIROS

A Airbus, fabricante europeu de aeronaves, prevê uma taxa de crescimento anual global no tráfego de passageiros de 4,5% principiando em 2000 a 3,2x10 12 passageiros-km/ano. Se se verificar, isto aumentaria para 12x10 12 passageiros-km/ano em 2030. O número acumulado de passageiros-km ao longo dos 30 anos totaliza 200x10 12 passageiros-km.

TRÁFEGO DE CARGA

A Airbus prevê um aumento no tráfego de carga de 5,9% ao ano, aumentando de 120x10 9 toneladas-km em 2030, totalizando 7000x10 9 toneladas-km.

Cerca de um terço destas cargas são transportadas na "barriga" de aeronaves de passageiros.

EXIGÊNCIAS DE JET FUEL PARA A AVIAÇÃO CIVIL

Com a introdução do super avião a jacto A380 da Airbus e outras aeronaves eficientes em combustível da Boeing, espera-se que as exigências de jet fuel para uma frota gradualmente renovada reduzir-se-ão 2% ao ano, de modo que aumentos de 4,5% ao ano no tráfego de passageiros e de 5,9% no tráfego de cargo resultariam em aumentos de 2,5% e 3,9%, respectivamente, no consumo de jet fuel.

Isto equivale a um consumo nos próximos 11 anos, incluindo 2015, de 2930 milhões de toneladas ou 24 Gb de jet fuel e nos próximos 26 anos, incluindo 2030, de 9370 milhões de toneladas ou 76 Gb de jet fuel.

UTILIZAÇÕES MILITARES

Além das aeronaves militares, o jet fuel agora também é utilizado em veículos blindados, pois as logísticas nos campos de batalha são beneficiadas com a uniformidade de combustível para os helicópteros e os tanques do exército. A utilização de jet fuel para finalidades militares depende do nível da actividade guerreira, a qual tem sido excepcionalmente elevada ao longo da última década. Mas se isto é significativo no esgotamento dos recursos petrolíferos que se pretende assegurar é uma questão em aberto.

RENDIMENTO DO REFINADO

Há uma redução no rendimento do jet fuel de 25% para 8-10% pois a produção do Mar do Norte está em queda e mais petróleo do Médio Oriente tem de ser usado. Isto significa que a proporção de jet fuel em relação a outros refinados é reduzida progressivamente a menos que o perfil de produtos refinados seja modificado através da instalação de equipamento adicional. Quanto mais fuel for consumido internamente, reduzindo a produção global enquanto se mantem a produção de jet fuel, mais se aplicará um reduzida eficiência de refinaria — de, digamos, 91% —a partir de agora quando uma maior proporção de petróleo bruto do Médio Oriente for refinada.

Em 2004 o consumo global de jet fuel estava em torno dos 2 Gb ou 240 milhões de toneladas, o qual abrangeu 7,2% dos produtos petrolíferos totais. Em 2015 a produção de petróleo bruto terá caído de um pico de 30 Gb em 2010 para 27 Gb, ao passo que o petróleo bruto para a procura projectada de jet fuel será de 2,65/0,91 Gb (ou 11% da produção de petróleo), mas em 2030 a produção de petróleo terá caído para 18 Gb, enquanto o petróleo bruto equivalente terá aumentado para 4,9/0,91 = 5,4 Gb (ou 30% da produção petrolífera). A procura por outros produtos petrolíferos tornará impossível a obtenção de 11% — muito menos de 30% — da produção de petróleo bruto para jet fuel.

Embora a síntese de jet fuel a partir do gás natural ou do carvão venha a proporcionar algum alívio, não existe substituto potencial para o grosso do jet fuel que agora é obtido do petróleo bruto. Em qualquer caso, o gás natural remanescente e o carvão serão exigidos para uma miríade de finalidades consumidoras de energia competidoras que actualmente repousam no petróleo.

Um crescimento exponencial da taxa de crescimento do tráfego de passageiros de 4,5% e do de cargas de 5,9% (de acordo com as previsões da Airbus) exigiria uma quantidade de jet fuel impossível de obter.

QUILÓMETROS AÉREOS

Aceitando-se que o pico petrolífero ocorrerá em 2007 e assumindo que os desempenhos das refinarias permitam que 7,2% da produção declinante de petróleo bruto seja processada para jet fuel a uma eficiência térmica de 91%, então dos 600 Gb da produção de petróleo regular mais todos os outros líquidos disponíveis entre este momento e 2030, em torno de 40 Gb ou 6400 mil milhões de litros de jet fuel seriam processados. Assumindo que 25% deste total seria dedicado ao tráfego de carga, 30 Gb ou 4800 mil milhões de litros estariam disponíveis para o tráfego global de passageiros. Um consumo específico médio neste período de 3,8 litros por 100 passageiros-kim proporcionaria 12x10 12 km-ar, o que se compara com os 200x10 12 passageiros-km ou 60% do tráfego previsto nas projecções do Departamento de Transporte do Reino Unido.

QUILÓMETROS DE CARGA

O consumo de 10 Gb ou 1235 milhões de toneladas de jet fuel disponível para o tráfego de carga desde 2005 até 2030 daria para 3160x10 9 toneladas-km de tráfego de carga em comparação com os 7000x10 9 toneladas-km, ou seja, 45% daquele projectado pela Airbus.

PISTAS DE ATERRAGEM / DECOLAGEM

Isto significa que ao longo dos 25 anos que conduzem ao ano 2030, apenas 60% dos passageiros e 45% das expectativas dos mercados poderão ser satisfeitas, embora o défice de combustível venha a ser mais evidente com a aproximação do fim do período. Bem antes disto as encomendas de aeronaves serão canceladas e as previstas eficiências melhoradas de combustível não serão realizadas de modo que a proporção de aeronaves velhas aumentará, exacerbando a escassez de combustível.

As previsões do Departamento de Transporte do Reino Unido e da Airbus não consideraram as implicações do recurso combustível nas suas projectadas expansões do tráfego aéreo. A não consideração deste factor determina que o crescimento contemplado do tráfego não pode ser realizado pois a produção de jet fuel estará indisponível para atender à procura. Quanto mais elevada for a taxa de esgotamento das reservas limitadas de petróleo, mais cedo se dará o colapso das viagens aéreas de negócios.

A construção de pistas adicionais a fim de satisfazer um ascenso vislumbrado nas viagens aéreas de passageiros levanta expectativas que não poderão ser preenchidas. As pistas em Stanstead e Heathrow, se porventura forem construídas, servirão como terreno para o parqueamento de aeronaves redundantes.

O fim da indústria aeronáutica será assinalado pela aterragem progressiva das frotas de aeronaves, pois uma redução da oferta de jet fuel será o primeiro indicador do fim da era do petróleo.

AQUECIMENTO GLOBAL

Entre 2005 e 2030 serão consumidos uns 40 Gb (i.e. 5,04 mil milhões de toneladas) de jet fuel. Levando em conta as perdas nas refinarias (91%) isto dá um equivalente de 5,54 mil milhões de toneladas de produto com um conteúdo de carbono de 85,5%. Quando queimado isto produzirá 5,54 x 0,858 x 44/12 = 17,4 mil milhões de toneladas (ou, digamos, 17 petagramas, i.e., 17 g x 10 15 ) de dióxido de carbono.

O original encontra-se na ASPO Newsletter , nº 56, Agosto/2005. Tradução de JF.

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .
04/Ago/05

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
CHEVRON RECONHECE O PICOresistir.info 6/08/05 14:21:29


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.