VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

7/06/24 17:52:33Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: O sapo Freitas


Author:
João Nascimento , A Capital, 23/07/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 23/07/05 14:06:33
In reply to: Rosa Redondo 's message, "PS à procura do chapéu do avô!" on 23/07/05 12:58:01

O sapo Freitas

João Nascimento , A Capital, 23/07/05

Eu sou do tempo em que os comunistas votaram em Mário Soares para que Freitas do Amaral não fosse eleito presidente da República. Sou do tempo em que os comunistas - seguindo as palavras do líder Álvaro Cunhal - engoliram o sapo Mário Soares para evitar que o então ícone da direita nacional, o "magnífico reitor", se tornasse presidente de todos os portugueses.

Há uma imagem dessa altura que recordo sempre, a de uma senhora de alguma idade - comunista de toda a vida - que deu a conhecer a melhor forma de engolir um sapo sem sofrer de azia nos dias seguintes: beber logo a seguir uns sais de fruto.

Acredito em que as pessoas mudem com a idade e a experiência - na verdade não acredito muito nisso, mas pareceu-me bem dizê-lo nesta altura para que o que vem a seguir faça sentido -; aquilo em que não acredito, ou melhor, em que me custa a acreditar, é que a esquerda neste país esteja tão mal, que Freitas surja como hipótese credível na corrida à Presidência da República em representação do maior partido dessa mesma esquerda, aliás o mesmo partido que serve de suporte absoluto ao actual Governo.

Um Governo cuja coerência das apostas e das promessas feitas aos portugueses, durante a campanha para as legislativas, se percebe claramente pela forma como o ministro das Finanças troca de cabeça.

Que estranha segunda volta das presidenciais seria aquela em que Cavaco Silva e Freitas do Amaral se enfrentariam, tendo antes - ainda durante a primeira volta, como é de tradição - o candidato do PCP desistido em favor do candidato do PS.

Importa nesta altura enaltecer as qualidades de Freitas do Amaral, o homem que depois de ter fundado o CDS-PP se tornou de esquerda.

Afinal, trata--se de um dos portugueses com maior prestígio internacional, tendo mesmo ocupado a cadeira de presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas. O que, ainda que fosse só por isso, lhe garantiria o "estatuto" necessário a ambicionar vir a ocupar o mais alto cargo do Estado.

"Ambição" que, acredito, está bem patente na forma como o ministro dos Negócios Estrangeiros não deu, até agora, a sua opinião sobre a possibilidade de Manuel Alegre vir a representar os socialistas na corrida à Presidência.

Um diplomata excepcional, que o diga a sua colega Condoleezza Rice. Um homem capaz de dar lições sobre comunicação a qualquer Governo, que o diga José Sócrates. Lembremos ainda que há uma fotografia de Freitas do Amaral em busca de uma parede onde poisar, vai para alguns meses.

Depois dos nomes do ex-presidente Mário Soares, do refugiado António Guterres, do "habituem-se" António Vitorino e do poeta Manuel Alegre, eis que é soprado nos corredores da vastíssima corte socialista o nome de Freitas do Amaral como candidato "provável" à Presidência da República. Agora, sim, Cavaco Silva tem um adversário temível pela frente. Um homem cuja improvável capacidade de metamorfose o impede de ser encarado de ânimo leve por aquele que um dia chegou à liderança do PSD só, ao que consta, porque precisava de fazer a rodagem ao automóvel.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Sapo Freitas? Tirem o cavalinho da chuva,,,João Luís23/07/05 14:17:38
Apoiante, abstencionista, adversário...DN, 21/07/0523/07/05 16:05:32


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.