VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

8/05/26 11:10:16Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: A crise do regime


Author:
Vasco Pulido Valente
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16/07/05 18:09:58

A crise do regime
Vasco Pulido Valente


Ainda em surdina, mas muito claramente, voltou outra velha ideia: a da inviabilidade de Portugal. Como de costume a pátria inteira espera um salvador

Terça-feira passada, o Banco de Portugal anunciou tristemente ao público que está tudo pior. Afinal, este ano a economia portuguesa só deverá crescer 0,5 por cento, em vez de 1,6 por cento, e para o ano 1,2 por cento em vez de 1,4. Constâncio também admitiu que até podemos não crescer em 2005. Com um bocadinho de azar, a recessão não tarda aí. O sr. Presidente da República, num incomparável acto de estadista, declarou algures que não queria ouvir falar de “crise”, presumindo talvez que a fazia assim desaparecer. Infelizmente para ele, não vai ouvir falar de mais nada. O tom geral é tenebroso, quase desesperado. A palavra “abismo” e a palavra “catástrofe” começam a reaparecer por aqui e por ali e, ainda em surdina, mas muito claramente, voltou outra velha ideia: a da inviabilidade de Portugal.
Isto faz parte do folclore indígena e, no fundo, não impressiona ninguém, porque, como de costume, a pátria inteira espera um salvador. Com a vantagem que, neste caso, já conhece o homem e a data do seu próximo advento: Aníbal Cavaco Silva, Janeiro ou Fevereiro de 2006. Cavaco seguiu sem um erro ou tropeço as normas do género. Não desceu ao campo comum e conspurcante da política. Deixou que o desejassem sem encorajar, nem prometer. E, de quando em quando, exibiu discretamente a sua superior sabedoria. Haja ou não haja à esquerda (e, de facto, não há) alguém capaz de competir com ele, será sempre eleito com uma extraordinária maioria. O pior é depois.
O Presidente da República não governa e Cavaco não tem um partido, nem nunca foi particularmente hábil a gerir o PSD, de que aliás não gostava. Claro que a remoção de Sócrates não custará muito. Mesmo sem eleições de percurso que o desautorizem (e, nesse ponto, o calendário não o prejudica), se a crise persistir, Sócrates não dura quatro anos. Se as coisas não mudarem drasticamente em tempo útil (2007, no máximo), e só por milagre mudarão, qualquer pretexto ou distúrbio servirá para dissolver a Assembleia. Com uma diferença. Nessa altura, não se tratará de tirar o PS para repor o PSD, um sobe-e-desce que os portugueses com certeza não levariam a sério. Mas de escolher entre o Presidente e a Assembleia, entre Cavaco e os partidos. Mais precisamente, entre Cavaco e os velhos partidos. Porque ele com certeza fundaria um novo, para uso próprio. É o que resta. Se o regime não resolver a crise, a crise acaba com o regime.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Dá que pensarNão há pachorra...19/07/05 10:05:26


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.