VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/05/26 11:29:10Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]345678 ]
Subject: Pelos direitos políticos e cívicos


Author:
Batasuna resiste
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 27/01/06 17:09:11


Batasuna resiste a nova ofensiva judicial
Pelos direitos políticos e cívicos

Cerca de 15 mil pessoas concentraram-se, no sábado, 21, perto de Bilbau, em protesto contra a decisão judicial de proibir o congresso do Batasuna, partido independentista basco.

A concentração realizou-se frente ao centro de exposições de Barakaldo, nos arredores de Bilbau, no mesmo local e à mesma hora em que deveriam iniciar-se os trabalhos do congresso do Batasuna, proibido dias antes pela Audiência Nacional, o órgão judicial supremo de Espanha.
Ilegalizado em 2003, sob a acusação de ligações com a organização armada ETA, o Batasuna é agora alvo de uma nova ofensiva judicial, protagonizada pelo juiz Fernando Grande-Marlaska (o sucessor do juiz Baltasar Garzon), que para além de proibir a reunião magna, prorrogou por mais dois anos a suspensão das actividades da formação independentista, impondo o encerramento das suas sedes e outras instalações, bem como da página na Internet.
Apesar das severas restrições e ameaças, milhares de pessoas participaram na concentração de sábado, sob o lema «Direitos políticos e cívicos», acto em que estiveram presentes dezenas de representantes sindicais de outros partidos bascos e de partidos europeus de esquerda, entre os quais o Sin Fein da Irlanda, para além de várias associações de defesa dos direitos do Homem.
Perante a multidão, o líder do Batasuna, Arnaldo Otegi, sublinhou que malgrado todos os obstáculos «aproximamo-nos inevitavelmente de um processo que permitirá soluções para o conflito». «Vamos concretizar um cenário democrático para o País Basco», declarou, mostrando-se convicto que a sua formação participará nas negociações políticas.
No dia seguinte, Otegi votaria ao assunto num entrevista à agência EFE, afirmando que «se os partidos políticos «actuarem da forma correcta e com responsabilidade», nos próximos «dois meses» ficará demonstrado se existe a possibilidade real de lançar as bases para a constituição de uma mesa multipartidária para a pacificação.
Admitindo a existência de contactos oficias entre a sua formação e socialistas bascos, Otegi considerou que a decisão judicial de Grande-Marlaska pretendeu, sem êxito, «romper as vias» de comunicação não oficiais entre o Batasuna e o PSOE. No entanto, este dirigente negou que esteja em curso qualquer diálogo com o Governo, embora tenha considerado que o acordo próximo sobre o Estatuto da Catalunha irá encerrar «uma frente de desgaste» para primeiro-ministro Zapatero, permitindo-lhe, caso tenha essa vontade, enfrentar de seguida o problema basco.

Acordo de princípio sobre «nação» catalã

Na madrugada de domingo, 22, o governo espanhol e a maioria dos partidos da Catalunha chegaram a um acordo de princípio sobre o projecto de reforma do estatuto que rege as relações entre a região autónoma e o Estado.
O compromisso, que deverá ser ainda adoptado pelo parlamento de Madrid e depois ser submetido em referendo à aprovação dos catalães, introduz importantes alterações no actual estatuto introduzido em 1979, alargando as competências do governo local e criando uma fiscalidade própria.
O projecto aprovado por unanimidade no parlamento catalão, em 30 de Setembro, ultrapassava, no entender do governo espanhol, os limites da constituição, designadamente em dois pontos concretos. O primeiro referia-se à afirmação de que a Catalunha constituía «uma nação», termo que a lei fundamental reserva à Espanha, apesar de reconhecer a existência no seu seio de várias nacionalidades.
No compromisso acordado esta questão terá sido resolvida, limitando o significado do termo «nação» a um sentimento de pertença partilhado pelos catalães expresso apenas no preâmbulo.
O segundo ponto mais controverso prendia-se com a área fiscal. Os catalães pretendiam dotar-se de uma sistema semelhante ao que vigora no País Basco, que confere à região competência para lançar qualquer tipo de imposto, devendo esta canalizar uma parte das receitas para o Estado.
Em vez deste sistema, o compromisso prevê o aumento da parte dos impostos cobrados na Catalunha que passam a ficar na região, designadamente 50 por cento do imposto sobre os rendimentos, contra 33 por cento actualmente; 50 por cento do IVA e 58 por cento dos impostos sobre o tabaco, bebidas alcoólicas e combustíveis.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.