VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/05/26 12:37:10Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Motins em França: Explosão das desigualdades


Author:
Avante, 10/11/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10/11/05 12:49:26
In reply to: Luis Blanch 's message, "Re: O subúrbio é a França" on 9/11/05 17:26:47


Motins em França
Explosão das desigualdades

Avante, 10/11/05

No início da semana, mais de cinco mil viaturas e numerosas instalações e equipamentos públicos haviam sido vandalizados e destruídos pela vaga de motins urbanos que assola a França desde há duas semanas.

A revolta nos bairros pobres das cidades francesas, habitados maioritariamente por famílias de imigrantes árabes e negros, começou com um incidente aparentemente pouco relevante no atribulado quotidiano da periferia de Paris.
No dia 27 de Outubro, uma quinta-feira, no subúrbio parisiense de Cliché-sous-Bois, dois adolescentes de origem árabe, julgando-se perseguidos por agentes policiais, refugiaram-se num posto de transformação de electricidade onde morreram electrocutados. As autoridades apressaram-se a declarar que tudo não passou de um equívoco. Os agentes estariam no encalço de outros indivíduos que não os adolescentes vitimados. De qualquer forma, tendo a polícia comunicado a intrusão de ambos na instalação, o Tribunal de Bobigny decidiu abrir um inquérito «por falta de assistência a pessoas em perigo».
Embora as suas circunstâncias continuem por esclarecer totalmente, o incidente foi pretexto para uma série de actos violentos que se registaram logo nessa noite e que rapidamente alastraram a outros bairros sociais dos subúrbios de Paris e, logo de seguida, a praticamente todos os grandes centros urbanos da França continental.
O rastilho já ardia quando o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, um político de ultradireita com aspirações à presidência francesa, decidiu atribuir os distúrbios a «uma escumalha» de bandos mafiosos e traficantes de droga que prometeu «limpar».
Recusando ver as causas da pequena delinquência no aprofundamento das desigualdades, nas discriminações raciais, na pobreza, no desemprego maciço e exclusão que estigmatiza as comunidades imigrantes, em particular, de segunda e terceira gerações, as políticas de direita seguidas ao longo de décadas mais não fizeram do que agravar a fractura social.
Ao mesmo tempo que reduziam ao osso os mecanismos de assistência e protecção social e fechavam serviços públicos, os governos de direita apostaram na repressão para controlar a revolta das populações dos HLM (bairros sociais), transformados em ghetos insalubres de imigrantes prontos a explodir em qualquer momento.
Desde que chegou ao ministério do Interior, há três anos, Sarkozy suprimiu a polícia de bairro, que estava integrada nas comunidades, e concedeu plenos poderes aos destacamentos anti-motim que passaram a patrulhar os bairros problemáticos, recorrendo a métodos repressivos e arbitrários contra as minorias étnicas. Multiplicaram-se as detenções e os controlos de identidade abusivos. O aspecto dos indivíduos passou a ser determinante na intervenção policial. O clima de confrontação acentuou-se.

Espiral de violência

Na terça-feira, dia 8, o governo francês aprovou um decreto permitindo aos governadores civis de aplicar o recolher obrigatório. A decisão foi mais uma vez anunciada por Sarkozy, revelando que durante 12 dias serão permitidas buscas nos subúrbios sempre que haja suspeita de posse de armas.
Segundo um porta-voz da presidência francesa, Jacques Chirac reunirá novamente o Conselho de Ministros no final da semana para aprovar um novo projecto de lei que prevê a prorrogação do estado de emergência para além do prazo de doze dias estipulado pela lei de 1955.
«Onde for necessário, os prefeitos poderão sob autoridade do ministro do Interior aplicar o recolher obrigatório caso o considerem apropriado para favorecer o regresso à calma e garantir a protecção dos habitantes», declarou o primeiro-ministro Dominique de Villepin, anunciando o reforço das forças de segurança entre oito mil e 9500 efectivos. O governo decidiu ainda enviar para os subúrbios 1.500 reservistas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.