VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:54:00 06/05/06 Mon
Author: Fernanda Penna
Subject: Semana 13


Estamos em pleno século XXI, com as tecnologias cada vez se modernizando mais, a Internet invadindo lares, escolas e lugares em todo o mundo e cada dia mais presente no cotidiano de pessoas de várias classes sociais (apesar de, infelizmente, as classes mais pobres estarem ainda distantes de estar informatizadas). Não é a toa que vemos, cada vez mais freqüentemente, cursos de ensino técnico e superior a distância, aulas integradas com um professor numa sala em Brasília falando com alunos de vários estados ao mesmo tempo, pesquisas cada vez mais completas sobre diversos assuntos e, claro, acesso às mais diversas línguas. Temos avançado mas, claro, isso pode mudar ainda mais. Entretanto, esse tipo de situação deve continuar ocorrendo em benefício dos alunos, para, cada vez mais ajudá-los e motivá-los, neste caso, na aprendizagem da LE.

Portanto, se eu fosse ministrar um curso virtual, teria, em primeiro lugar, que já estar me informando, cada dia mais e melhor, sobre as formas de ministrar este curso, como ele acontece, como ocorre a integração professor – aluno pela Internet, enfim, todos os passos necessários para se ministrar, de forma prática, correta e benéfica, tal curso. Por isso, a primeira afirmação dos textos de Vera que me ocorrem é a de que “tecnologias da informação deveriam fazer parte do currículo de letras”, afinal, precisamos de “professores tecnologicamente alfabetizados para integrar essas novas formas de comunicação ao seu planejamento pedagógico” (PAIVA, 2001, p. 93).

O professor, que, como já sabemos, deve estar sempre atualizado, deveria sim, propiciar a comunicação do aluno com o mundo, incentivar o uso das novas tecnologias e trazer para a sala de aula as possibilidades de interação com nativos ou outros aprendizes de LE que se tem com o acesso a rede mundial de computadores, oferecendo ao aprendiz “um ambiente mais rico para a aquisição da língua inglesa do que os tradicionais”, já que a Internet está “adequada aos diferentes estilos cognitivos e às formas preferidas de aprender” (PAIVA, 2001, p. 95).

Ainda de acordo com o texto “www e o ensino de inglês”, devo concordar com a afirmação de Vera de que incentivar o uso da Internet e ministrar um curso através dela, um curso virtual, onde não se tem contato físico com os alunos, onde não se pode cobrar a presença em determinado horário e local, é um dos princípios básicos da abordagem comunicativa de aprendizagem, já que, assim, o aluno torna-se sujeito de seu processo de aprendizagem, educando-se através de uma forma menos conservadora, estimulando as abordagens de ensino centradas no aluno. Em cursos ministrados pela Internet, o aluno pode trabalhar sozinho ou em grupos, aprimorando suas inteligências – o que deve ser respeitado, compreendido e até incentivado pelo professor. Acredito até mesmo que desta forma as discussões ocorram de forma mais natural e sem problemas para determinados alunos que, como eu, são tímidos e detestam falar para a turma. Escrevendo, é uma motivação a mais para participar da aula, comentar as opiniões dos colegas e dar as suas próprias.

Além disso, em cursos virtuais, o professor tem que exercitar essa nova visão que se tem de um educador, não mais autoritário e o centro das atenções na sala de aula, mas o professor “deixa de ser aquele que transmite conhecimentos para ser aquele que ajuda a organizar as informações e oferece trilhas de conhecimentos, exercendo um papel de guia para seus alunos” (PAIVA, 2001, p. 58). Os exemplos contidos neste texto, de páginas na Internet para diversos fins, são muito válidos e, acredito, ajudaria ainda mais na formação de um professor atualizado e informatizado.

Já de acordo com o texto “Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem”, pode-se dizer que a interação virtual é exatamente o que o prefácio do texto diz: “os homens educam entre si, mediados pelo computador” – e não mais pelo professor (não unicamente, já que o professor sempre estará presente para acompanhar as discussões e apresentar feedback destas) – ancorada na abordagem comunicativa do ensino/ aprendizagem. No mais, o texto apresenta tópicos sobre temas já discutidos sobre o texto anterior, como a questão do curso ser voltado para a troca de experiências e interação espontânea, uma das maiores dificuldades encontradas por um professor dentro de sala de aula e que, através da Internet, mediados pelo computador, os alunos acabam se soltando e participando até mais; um curso centrado no aluno; concepção da língua como instrumento de comunicação; trabalho cooperativo e com a individualidade preservada... enfim, acredito que cursos virtuais são extremamente interessantes, motivadores e que ajudam muitos alunos a participar mais e dar opiniões que, normalmente, não dariam.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.