VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:44:32 06/06/06 Tue
Author: Marina Fiuza
Subject: Semana 13

Esta é a segunda (e feliz) oportunidade de participar de um curso on-line pela faculdade de Letras. Vários aspectos deste tipo de curso me agradam como aluna e, por isso, manterias esses mesmo aspectos em mente se fosse convidada para ministrar um curso virtual.

O primeiro aspecto positivo seria o de que a disciplina é mais centrada no aluno. Como a presença é marcada pelas atividades que cada aluno “posta” toda semana, todos participam muito mais que se as aulas fossem presenciais. Dificilmente eu, como aluna, falei tanto em qualquer outra disciplina presencial, mesmo porque meu professor e colegas não teriam tempo de ouvir o discurso individual de cada aluno sempre.

Essa interação do grupo é muito valiosa e produtiva, como afirma Howatt ao dizer que devemos usar o inglês para aprendê-lo, e não o contrário. Contudo, se eu ministrasse uma disciplina virtual, dividiria a turma por idiomas para que todas as correspondências fossem feitas em uma mesa língua estrangeira. Como foi relatado no texto “Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem” , muito da própria língua pode ser aprendido durante essa interação. Os alunos se corrigem e se ajudam de forma autônoma, deixando o professor como simples observador/mediador dessa interação. Esta autonomia dos alunos é de extremo valor. A cada aula de inglês que eu ministro sinto que sou a principal aprendiz da matéria que eu tento passar para os meus alunos. ter a oportunidade de passar um conhecimento, uma experiência ou mesmo um conselho seu em diante é muito estimulante, além de melhorar a alta-estima dos alunos. Observo isso em uma turma de crianças da qual eu sou professora num curso de idiomas. Desde o primeiro dia de aula ficou estabelecido que durante o semestre cada aluno desse uma aula. Para minha surpresa esses alunos (de 10, 11 anos) preparam aulas espetaculares, corrigem os colegas, elaboram provas. A partir daquele momento eu sei que para aquele mini-professor o conteúdo que eu antes apliquei foi compreendido e internalizado com sucesso. Essa inversão de papéis acontece nas disciplinas virtuais constantemente, de forma que a individualidade dos alunos seja assegurada sempre.

As atividades propostas são sempre muito interessantes. Os sites indicados pelo professor Ricardo alguns semestres atrás eram muito estimulantes. A maioria deles continua no meu “favoritos”. Esses sites e atividades que exploram o universo sem barreiras da internet seriam guias para as minhas atividades. Conhecer pessoas através de chats e principalmente criar um site foi uma experiência única. Na época em que cursei essa matéria (English through internet) estava grávida e através do site que eu criei meus colegas e várias outras pessoas de várias partes do mundo acompanharam minha gravidez e o nascimento da minha filha. Até hoje algumas pessoas me abordam pela faculdade perguntando se eu sou a mãe da “Ana Leticia” da matéria do Ricardo e me questionam se eu não vou atualizar mais o site. Isso é muito gratificante. Depois dessa experiência criei outros sites e fui em busca de novas tecnologias, expandindo de forma autônoma o material selecionado primeiramente pelo meu professor.

Ainda assim, acho que a internet pode nos proporcionar ainda mais do que já proporciona. Seria interessante interagir, por exemplo, com uma turma de estudantes de língua inglesa como L2 de outro país. Quem sabe criar uma disciplina em comum entre faculdades de outros países. Seria muito interessante ver as semelhanças e diferenças do processo de aprendizado da língua, das facilidades e dificuldades de cada cultura.

Também não deixaria de fora do meu curso on-line a primeira parte do próprio texto “A www e o ensino de Inglês”. Eu desconhecia a história da internet, mesmo sendo usuária assídua deste meio. Essa parte do texto mostra a evolução da internet o que, de certa forma, mostra a importância do inglês como idioma que permite a interação do mundo todo através de uma mesma ferramenta. Interessante também mostrar que o meu curso virtual funciona como uma mini-TESL-L criada em 1991. Tudo isso daria suporte histórico e credibilidade ao meu próprio curso. Muitas vezes as disciplinas on-line não são devidamente valorizadas por muitos alunos que pensam que podem enrolar o professor e os colegas simplesmente “surfando” na internet. (Talvez seja esse o motivo da evasão, visto que logo esses alunos se dão conta de que apesar do professor não estar presente, muita dedicação é exigida). Já a parte teórica do texto eu deixaria para trabalhar em um outro momento e os links indicados seriam amplamente explorados a cada aula, pois são todos muito interessantes. Eu mesma “perdi” algumas horas “surfando” por eles...

=)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.