VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 15:57:44 06/07/06 Wed
Author: Rui Nicolau
Subject: Semana 13 ( A www e o ensino de inglês)

O texto de Vera Menezes “Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem” é muito interessante bem explicativo e é de suma importância para professores terem uma idéia mais aprofundada do que é um curso ministrado via internet.
O texto aborda a questão dos recursos que são utilizados tais como: emails, chats, www, etc, e dos aspectos que permeiam o gerenciamento do curso.

Ele contém emails de vários participantes bem explicativos que demonstram a importância e o modo como esses recurso pode ser utilizado para o desenvolvimento e aprendizagem de uma língua estrangeira.

Um outro aspecto relevante para mim no texto é a questão da troca de informações via interações que acontecem na rede, onde a abordagem comunicativa é bem ampla e colaborativa para todos os participantes.

Várias informações, ou melhor, acredito que todas as que são passadas ao longo do texto me serviriam sobremaneira para ministrar um curso virtual.

Uma informação muito importante é como o próprio texto já propõe, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediados pelo computador".Ou seja, sair do ambiente da sala de aula e utilizar os recursos que a internet nos propicia é grandioso. Poder trocar informações, experiências com pessoas de várias partes do mundo, com um grau de conhecimento maior que o seu. Só serve para crescer o estímulo de continuar buscando se desenvolver nesse ensino/aprendizado.

Acho que seria interessante aqui Na Faculdade de Letras que houvesse mais matérias via internet, onde se oferecesse um número de vagas maior, possibilitando uma integração e interação melhor entre os estudantes, onde se pudessem abordar vários temas e assuntos de interesse para o ensino.

Uma outra informação bem relevante no texto e que eu buscaria de forma mais abrangente trabalhar seria o constante feedback positivo, onde enfatizaria o crescimento do grupo via comentários, sugestões que seriam levantadas pelo professor e os alunos, como acontece aqui na nossa matéria. Haveria com certeza um ganho muito grande de conhecimento e de estímulo para se continuar aprendendo. Coisas essas que infelizmente não acontecem em todas as matérias.Mas felizmente acontece nessa.
Fico extremamente feliz de estar tendo essa oportunidade de fazer essa matéria dessa forma.

Uma informação passada pelo texto que eu achei interessante é a negociação de sentido entre dois participantes, onde a aluna questiona o significado de “dunno” em que logo em seguida na resposta o colega não só responde como dá outras construções possíveis da língua. É algo a meu ver que eu vou utilizar para criar uma forma mais dinâmica de comunicação entre os alunos, isso ativaria seu interesse em interagir com os colegas. Isso serviria também para enfocar o aspecto colaborativo do que pode ser uma aula virtual, criando entre os alunos uma construção conjunta de ensino/aprendizagem.
Mas é evidente que o professor que for ministrar essa matéria terá que ter o domínio aprofundado dos recursos e do que a web pode propiciar, ele terá que saber utilizar todos esses recursos com competência. Procurarei daqui para frente me inteirar cada vez mais do que ela pode nos oferecer e buscar aprender o máximo que eu puder.

Mas talvez a maior ferramenta de informação que eu procuraria ministrar aos meus alunos num curso virtual, seria: como trabalhar com a internet? Eu procuraria mostrar a eles todas as infinitas possibilidades de buscas e pesquisas, tudo o que é enfim esse “ monstro” maravilhoso.

Com relação aos sites que eu poderia indicar, aí vão alguns:

://www.monica.com.br/index.htm
<a rel=nofollow target=_blank href="http://geocities.yahoo.com.br/letraspid/ilr/pid-por.html,">http://geocities.yahoo.com.br/letraspid/ilr/pid-por.html,</a>
://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
<a rel=nofollow target=_blank href="http://">http://</a> www.dltk-kids.com
<a rel=nofollow target=_blank href="http://english-to-go.com">http://english-to-go.com</a>
<a rel=nofollow target=_blank href="http://bogglesworld.com/">http://bogglesworld.com/</a> .

Todos esse sites são interessantes por que trabalham o ensino de inglês de todas as formas possíveis desde o ensino para crianças, passando pelo ensino tradicional de listening, reading, onde os exercícios são trabalhados para propiciar a todos uma ampla gama de possibilidades de conhecimentos e experiências que podem ser utilizadas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.