VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:40:33 06/21/06 Wed
Author: Alex Alves Bastos
Subject: Última semana: Último suspiro on-linne... Saudades eternas para todos...

Semana 15: 19-23
PAIVA, V.L.M.O. Autonomia e complexidade Linguagem e Ensino, vol.9, n.1, pp. 77-127, 2006.

Após a leitura do texto, avalie sua autonomia em relação ao nosso curso.
O que podemos fazer para contribuir com a autonomia de nossos alunos?

Acredito que o texto proposto pela professora conclui muito bem o que refletimos neste curso. Ela concluir, muito bem, com a autonomia, a base de uma abordagem comunicativa do aprender e do ensinar uma LE.

Mas até que ponto ser autônomo, como professor?

A professora não responde diretamente, porém apresenta vários conceitos e caminhos para, como proposto em toda a disciplina, refletirmos e concluirmos sobre o assunto.
Já sabemos, pelos relatos dos colegas virtuais que o extremo é muito perigoso e o professor deve ficar atento à hora de agir. Cito o texto:

Um professor que reconheça a autonomia dos aprendizes deve estar preparado para um tipo diferente de ambiente de aprendizagem – menos hierárquico, com mais distribuição de poder e mais autonomia distribuída – onde os alunos mais criativos são os atratores estranhos que geram um equilíbrio entre o gerenciamento centralizado e a autonomia distribuída. (p.116)

Minha experiência com esta disciplina on-line em relação à autonomia foi muito interessante. Confesso que experimentei uma liberdade muito ampla e que não conhecia: eu tive de fazer o meu horário (aleatório ou não) para as tarefas (ler, refletir, redigir e postar), apesar do tempo demarcado, foi difícil, para mim, me organizar no meio a toda esta "nova autonomia".

Porém, o aprendizado e a troca de experiências com os colegas, que nunca vi e possivelmente nunca verei, foi fascinante.

Comprovar como os anseios, as dúvidas e as indagações de outros não diferenciavam das minhas, que as histórias se entrecruzam e muitas vezes são caminhos percorridos com muita dificuldade e alcançados com esforços e aprimoramento constante é o maior aprendizado de levo comigo.

Quanto aos meus alunos, ficarei atento e procurarei dá-los uma autonomia, em meio uma abordagem comunicativa da LE e que possa ter alguma utilidade para eles (ler e compreender um texto autêntico ou literário na língua estudada, por exemplo). Claro que voltar aos textos e refletir sobre as práticas são primordiais e torná-las constantes são importantes em nossa vivência docente.

Obrigado a todos e espero encontrá-los em outros cursos.

Salvando e fechando as configurações.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.