VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/04/24 19:45:57Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]23456789 ]
Subject: O fim do mundo ?


Author:
Vasco Pulido Valente (Público, 15.09.2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 15/09/07 8:04:29


As civilizações percebem ou pressentem as grandes catástrofes? Não há uma resposta clara: às vezes sim, às vezes não. A aristocracia francesa, como é notório, "dançou sobre o abismo" até à tomada da Bastilha e alguma dela até muito mais tarde. A aristocracia russa não se mexeu (excepto extraordinariamente para matar Rasputine).As civilizações percebem ou pressentem as grandes catástrofes? Não há uma resposta clara: às vezes sim, às vezes não. A aristocracia francesa, como é notório, "dançou sobre o abismo" até à tomada da Bastilha e alguma dela até muito mais tarde. A aristocracia russa não se mexeu (excepto extraordinariamente para matar Rasputine). Em compensação, a partir de 1904-1906 a Europa "esperava" o fim do mundo, daquele mundo pelo menos, com esperança ou com horror. Toda a gente vivia como se a "normalidade" fosse eterna e toda a gente sabia, mesmo negando, que um pequeno percalço (um mal-entendido diplomático, um tiro em Sarajevo) chegava e sobrava para cair o céu. A guerra veio pouco a pouco, anunciada e certa, perante a inércia universal. Ninguém tentou a sério resistir ao "inevitável".
Verdade que a velhice odeia a mudança e cada geração, à medida que passa, prevê um apocalipse iminente. Mas, neste ano de 2007, vale a pena fazer um intervalo para pensar. Bush (como a Europa do Kaiser e do Czar, da França e da Inglaterra) criou no Iraque um problema insolúvel. A estratégia do general Petraeus, que ele explicou serenamente no Senado, reforça o tribalismo sunita e, por assim dizer, "institucionaliza" a guerra civil. Pior ainda: para além "abandonar" os curdos, Petraeus tornou de facto inevitável a soberania do Irão sobre o Iraque xiita. O que ameaça a dinastia Saud e o Egipto e, através do Hezbollah e do Hamas, põe em perigo a própria existência de Israel. A América não pode sair e não pode ficar e já hoje, a qualquer momento e como em Junho de 1914 por um incidente sem sentido, uma explosão geral pode acontecer.
Sobre isto, como dizia o outro, "paira o espectro" da bomba do Irão. Do partido republicano ou do partido democrático, nem um único candidato à sucessão de Bush deixou de prometer (e com a maior solenidade) que não permitirá um Irão "nuclear": Hillary, Obama, Giuliani, Romney e por aí fora. E, se a América, por absurdo, permitir, Israel com certeza não permite. Só falta descobrir a maneira de meter o Irão na ordem, sem provocar uma guerra suicida, que tarde ou cedo envolveria a Arábia, a Síria e o Egipto. Existem planos de uma enorme sofisticação; e de uma enorme falibilidade. O risco de intervir é igual ao risco de não intervir. É deste género de situações que se resvala, de repente, para o fim do mundo. De quando em quando, como hoje, com o mundo inteiro distraído.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.