VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

12/12/19 9:19:29Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: O desenvolvimento do capitalismo na Rússia


Author:
António Vilarigues
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/08/07 19:42:11



O século XX fica marcado na história da humanidade como um momento de viragem da sociedade humana a partir da vitória da revolução socialista de Outubro de 1917 e da constituição do primeiro Estado de operários e camponeses na URSS.


Questões hoje dadas como adquiridas por todos nós, só o foram, e são, porque existiam países que tentavam edificar uma nova sociedade. E porque havia, e há, quem em todo o mundo lute por essa causa. Duvidam?


Direito de voto para todos (um homem, um voto). Ensino e saúde gratuitos. Igualdade da mulher e do homem (na democrática Suíça só nos anos 80 do século XX...). Salário igual para trabalho igual. Libertação e independência dos povos do chamado Terceiro Mundo oprimidos pelas potências coloniais. Direito à greve e à manifestação. Liberdade política e sindical. Fim da discriminação por questões de raça (nos EUA só em 1964...). Férias pagas. Segurança Social. Etc., etc., etc..


A luta pelo socialismo no mundo sofreu ao findar o século XX derrotas de ainda incalculáveis consequências para a luta dos trabalhadores e dos povos contra todas as formas de exploração e opressão, com a desintegração da URSS e dos regimes existentes nos países do leste da Europa.


Os acontecimentos mostraram que nesses países houve grandes transformações e realizações democráticas revolucionárias de carácter económico, social e cultural. Mas acabou por instaurar-se e instituir-se em determinadas circunstâncias históricas um "modelo" que violou características essenciais de uma sociedade socialista. E se afastou, contrariou e afrontou aspectos essenciais dos ideais comunistas.


Nos últimos 18 anos assistimos à restauração do capitalismo nos países do Leste da Europa e da ex-URSS. Com que resultados práticos?



O Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) divulgou recentemente um relatório onde revela algumas das consequências de 15 anos de capitalismo no país e identifica profundos retrocessos sociais face à ex-URSS.


Segundo revelou o PCFR, em 2006, o salário real era duas vezes inferior ao praticado em 1990, as reformas duas vezes e meia, e as bolsas académicas sete vezes.


Na sequência do encerramento de mais de 70 mil unidades industriais e do abandono das terras (estimado em cerca de 35 milhões de hectares), o PIB do país desceu para um terço e as importações de géneros alimentares estão agora em metade do total do consumo.


O consumo de calorias per capita caiu para um terço face aos valores registados na União Soviética e o consumo de leite é duas vezes menor, afirma ainda o PCFR. Neste contexto, não é de estranhar que a esperança média de vida tenha recuado 10 anos. Que a altura média dos russos tenha decrescido 1,5 centímetros Que 15% dos jovens que ingressam no exército apresentem sinais de desnutrição. Que a população tenha decrescido em cerca de 12 milhões.


No que ao trabalho e à repartição da riqueza diz respeito, 25% dos russos em idade activa encontra-se em situação de desemprego. Na capital, Moscovo, a diferença entre os 10% mais ricos e os 10% depauperados é de 41 para 1, ao passo que em 1990 era de 4 para 1. O número de crianças na escola reduziu-se em 25 por cento e mais de quatro milhões de menores vivem nas ruas.


Estamos conversados! E sem tretas…



2007-08-13

António Vilarigues

anm_vilarigues@hotmail.com

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.