VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/01/21 19:33:39Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]456789 ]
Subject: urss


Author:
joão
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 4/08/07 18:14:16

O vendedor de malas


O DN deu a notícia: Gorbachev, o último presidente da ex-União Soviética vai participar na campanha de publicidade de promoção de uma famosa marca de malas. O papel que lhe está destinado, diz a notícia, é o de se sentar «no banco de trás de um táxi contemplando com ar pensativo as ruas por onde segue o veículo, tendo a seu lado uma típica mala» da marca publicitada. É provável que o anúncio entre em casa de milhões de telespectadores lá para o último trimestre – talvez para coincidir com o 90º aniversário da Revolução de Outubro...
Nada disto surpreende: não é a primeira vez, e certamente não será a última, que Gorbachev vende o seu nome e os seus actos, embora o cachet tenda a baixar, de prestação para prestação – confirmando que as vantagens da traição são sempre efémeras e que quando o vendido deixa de interessar ao comprador, é remetido para qualquer banco de trás.
Seja como for, vender-se é a grande especialidade do homem desde que, em finais da década de 80, abriu as portas do seu país à contra-revolução externa e interna, vendendo (pelos vistos ao preço da chuva) a maior de todas as conquistas dos trabalhadores e dos povos do seu país e do mundo. Porque, sem subestimar, antes sublinhando como se impõe, os diversos factores externos e internos que estiveram na origem da derrota da primeira grande tentativa de construção de uma sociedade liberta de todas as formas de opressão e de exploração, é um facto que a traição de Gorbachev foi causa próxima dessa derrota. Como é um facto que, apesar de derrotada, essa experiência traduziu-se no maior avanço político, económico, social, cultural, civilizacional, da História da Humanidade – e que o sentido das mudanças no mundo, depois do fim da URSS, está à vista: mais e mais brutais guerras; mais exploração e opressão; menos democracia e menos liberdade.
Quanto a Gorbachev, vende malas. Até ver. Porque é bem possível que, um dia destes, nos apareça, numa qualquer página de anúncios classificados, uma ofertazita deste género: OFERECE-SE –Homem para todo o serviço. Satisfação completa. Preços módicos.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: urssMikhail Sergueievitch Gorbatchov 4/08/07 19:47:28


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.