VoyForums

27/05/17 10:59:57VoyUser Login optional ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: O choque chinês


Author:
Pedro Oliveira
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11/02/07 17:43:51

Se é do conhecimento geral que a economia chinesa tem crescido a uma taxa de quase 10% ao ano, é menos sabido que o investimento chinês no estrangeiro cresceu 600% nos últimos 5 anos.

Isto só tem sido possível porque o modelo de desenvolvimento das empresas chinesas não se esgota na produção de baixo custo e tem cada vez mais uma importante componente de inovação. A compra da unidade de portáteis da IBM pela Lenovo é apenas um dos muitos exemplos deste fenómeno.

Em 2006 a China ultrapassou o Japão e tornou-se o segundo maior investidor mundial em I&D, logo atrás dos EUA. A população de investigadores é de quase 1 milhão, tendo crescido 80% na última década. O número de patentes domésticas cresceu de 11.600 em 1996 para 93.100 em 2005 e o investimento em I&D é já 1,3% do PIB (Portugal continua teimosamente a investir menos de 1%).

Segundo a OCDE, 2/3 do esforço de I&D chinês é privado e apenas 1/3 é governamental, bem ao contrário do que observamos no nosso país onde o esforço privado representa menos de 1/3 do total.

Ao contrário do que poderíamos pensar, a gigantesca e subdesenvolvida China tem dado passos mais rápidos na transição para uma economia de conhecimento do que o nosso pequenino Portugal, um suposto membro do clube dos países desenvolvidos.

Por cá, uma das consequências das declarações polémicas do ministro da Economia durante a visita oficial foi perceber que a generalidade dos políticos, empresários e comentadores ainda não percebeu as verdadeiras razões da nova revolução chinesa.

Continuamos a olhar para a China à luz das ‘lojas chinesas’ que florescem nas nossas cidades e a acreditar, ingenuamente, que Portugal pode ser uma oportunidade na entrada da China na Europa.

É já hoje impossível imaginar o Presidente Jintao a promover a China publicitando os baixos custos de produção ou da sua mão-de-obra qualificada.

Pelo contrário, cada vez mais, o seu apelo é para que a sociedade chinesa se transforme numa verdadeira ‘sociedade de inovação’. Em mais esta dimensão, deveríamos aprender com a China!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


VoyUser Login ] Not required to post.
Post a public reply to this message | Go post a new public message
* HTML allowed in marked fields.
Post Password:
Keep password cookie for 24 hours

Message subject (required):

Name (required):

  Expression (Optional mood/title along with your name) Examples: (happy, sad, The Joyful, etc.) help)

  E-mail address (optional):

* Type your message here:


Notice: Copies of your message may remain on this and other systems on internet. Please be respectful.

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2016 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.