VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

8/12/19 18:26:49Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: america, america...


Author:
DN 30/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 30/05/07 14:13:32

Movimento antiguerra do Iraque perde o rosto



HELENA TECEDEIRO

"Vou voltar para casa, ser uma mãe para os filhos que me restam e tentar recuperar o que perdi", disse Cindy Sheehan. Numa carta divulgada ontem no blogue Daily Kos, a mulher que se tornara no rosto do movimento antiguerra do Iraque demitiu-se do "cargo" e teceu duras críticas à Administração. Famosa desde que acampou frente ao rancho do Presidente George W. Bush, no Texas, no Verão de 2005, para exigir uma explicação pela morte do filho, Casey, em Bagdad, Sheehan lamentou agora que este tenha "morrido em vão".

Ao anunciar o fim da sua campanha, a californiana de 50 anos explica que a sua decisão de se tornar activista antiguerra prejudicou a sua saúde, acabou com um casamento de 29 anos, afastou-a dos outros filhos e deixou-a "sem um cêntimo".

Sheehan garante que a sua decisão foi ponderada durante mais de um ano. Na origem de vários protestos, a fundadora da organização Gold Star Families for Peace, que dá apoio a familiares de soldados mortos no Iraque, foi detida várias vezes.

Na sua carta de despedida, Shee-han não poupa os políticos, sejam republicanos ou democratas. "Enquanto limitei os protestos a Bush e aos republicanos, para os democratas fui a querida da esquerda", mas "fui considerada uma ferramenta dos democratas pela direita", disse. Mas "quando comecei a criticar a esquerda, esta passou a usar os mesmos insultos que a direita", explica a Mãe pela Paz, como ficou conhecida.

É num tom amargurado que Sheehan diz: "Todos os dias desde a morte de Casey tentei dar um sentido ao seu sacrifício". Mas a activista concluiu que o filho "foi morto pelo seu próprio país, que é liderado por uma máquina de guerra que controla até o que pensamos".

Indignada com a forma como a América tem reagido a uma guerra que já matou 3466 soldados americanos, Sheehan lamenta que Casey tenha morrido "por um país mais preocupado com o próximo vendedor do Ídolos do que com o número de pessoas que são mortas enquanto democratas e republicanos brincam aos políticos com vidas humanas".

Quando acampou frente ao rancho texano de Bush, Sheehan ainda acreditava que as suas acções podiam mudar o rumo da guerra e poupar a outras mães a dor de perderem um filho. Agora, a activista diz ter perdido toda a esperança de que o movimento antiguerra possa mudar alguma coisa. "Bush nunca será destituído porque, se os democratas escavarem muito fundo, podem vir a desenterrar alguns dos seus próprios esqueletos". E termina com um "Adeus América. Não és o país que eu amo e finalmente percebi que não te posso mudar se tu não quiseres". |

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.