VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

24/01/21 14:42:39Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: NÃO HAVIA NINGUÉM PARA LISBOA E HÁ QUE TEMPOS


Author:
Fernanda Câncio (Público 18 Maio 2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18/05/07 12:38:28

NÃO HAVIA NINGUÉM PARA LISBOA E HÁ QUE TEMPOS

Fernanda Câncio
jornalista, Público 18 Maio 2007
fernanda.m.cancio@dn.pt

Parece um pouco difícil de crer, mas agora já não há dúvidas. Nem o PS nem o PSD tinham passado um minuto - ou meio minuto - a pensar em Lisboa e em alguém para a governar até que não tiveram outro remédio. Das duas uma: ou porque Lisboa não interessa aos dois principais partidos (difícil crer nisso, apesar de tudo), ou porque quem manda sabia que era tão difícil encontrar candidatos adequados e disponíveis que só a pontapé se dispôs a isso.

O resultado foi a saída do número dois do Governo, António Costa, e o recurso, pelo PSD, primeiro a um presidente de câmara em exercício (Fernando Seara, que recusou) e depois a um pau para toda a obra, Fernando Negrão, o juiz desembargador que, depois de sair da direcção da Polícia Judiciária por suspeita de violação do segredo de Justiça (sob o Governo Guterres), se disponibilizou, numa entrevista radiofónica, para qualquer cargo de ministro no Governo de Durão, acabando por "receber" o Instituto da Droga e da Toxicodependência, só sendo alcandorado a ministro da Solidariedade (e da Família e da Criança) por Santana Lopes e ocupando agora um lugar de deputado sem brilho que acumula com a vereação em Setúbal, a cuja presidência foi candidato. Não se lhe conhece uma única ideia, reflexão, proposta ou opinião sobre Lisboa, quanto mais uma ideia, reflexão, proposta ou opinião interessantes sobre Lisboa . Estava disponível - não está sempre? E zás, lá vai ele. Parece o candidato óbvio para perder - mas Carmona também parecia e Carrilho conseguiu o milagre de lhe oferecer a câmara, portanto prognósticos só no fim.

Quanto a Costa, bom, tinha a tutela das autarquias e não se pode dizer que é um homem sem brilho nem ideias. Mas assim, de repente, sobre Lisboa não se lhe lembra uma frase. Claro que o PS pode clamar que foi buscar o melhor que tem e que isso corresponde a uma valorização da eleição e a uma aposta muito forte na recuperação de uma cidade cujo estado de caos e desgovernação alcançou um máximo histórico. Só que ir buscar um ministro, e este ministro, clarifica sobretudo o deserto das opções no partido da maioria absoluta.

Mas estas opções deixam outra coisa muito clara: na vereação e na assembleia municipal não havia, na avaliação dos dois partidos, ninguém de jeito para disputar a capital (a única excepção, Paula Teixeira da Cruz, tem obviamente outros planos). O PS e o PSD encheram a câmara de gente sem notoriedade nem peso político, que se arrasta por ali há anos. Com o resultado que está à vista, e em relação ao qual nenhuma das forças políticas (CDU e CDS incluídos) pode clamar inocência. Começamos mal, portanto - porque é muito mal que estamos, e há muito tempo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Cheira-me a guerras de alecrim e mangerona (NT)Observador interessado, atento e empenhado18/05/07 20:17:16


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.