VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

27/04/24 6:08:31Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]
Subject: Alargar a teia (REGIONALIZAÇÃO)


Author:
Pedro Rolo Duarte
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12/04/07 9:35:30

"Ai, Jesus", que lá vem o "Movimento cívico Regiões, Sim"... Sempre que oiço falar em regionalização, estremeço e espero o pior. Ou seja, espero o regabofe habitual do poder local com um novo degrau intermédio de descontrolo e caos. Espero mais despesa pública com mais empregados políticos. Espero um novo e mais elegante padrão de frete, favor e corrupção, agora intermediado e repartido, provavelmente formado e diplomado...

Claro que esta ideia pode parecer exagerada e haverá sempre excepções para a contrariar - mas o tempo não tem jogado a favor da descentralização. Nem os factos. Basta seguir o julgamento de Felgueiras para o entender...

A minha experiência local, ao longo de 30 anos, em Sintra, primeiro, e em Odemira, depois, assistindo à degradação sistemática de paisagens protegidas e à violação metódica não apenas das leis mas também das regras do bom senso, faz-me desconfiar de qualquer reforço do poder local, seja directamente ou por via das regiões. Infelizmente, a quem cabe gerir au-tarquias são, na maioria dos casos, gestores de interesses próximos ou próprios, e confundem desenvolvimento sustentado com construção civil sem rei nem roque. O am-biente, a qualidade de vida e o urbanismo são coisas estranhas para quase todos - e sempre que se fala em "crescimento", imaginam mais um atropelo à lei sob a forma de um Projecto de Interesse Nacional.

Para mais, Portugal é fisicamente um país pequeno que pode ser muito bem gerido a partir de Lisboa - se obviamente concentrarmos aqui competência. O problema da desertificação e da degradação das regiões não está na ausência de autonomia local, mas sim na incompetência de toda a gestão central.

Não sou o primeiro a dizê-lo: se houve, em 30 anos de democracia, algo que contribuiu decisivamente para os níveis miseráveis de desenvolvimento, competência e eficácia que exibimos, foi o poder local. Melhorá--lo, qualificá-lo e controlá-lo com absoluto rigor são tarefas sobre as quais se deveria pensar e trabalhar no Governo e nos diversos patamares do poder central. Alargar e sofisticar a teia das autarquias - como a regionalização sustentará - vai ser mais um tiro nos pés de um país que mal sabe andar.

P.S. - O tempo passa depressa: foram 25 anos de colaboração permanente nas páginas do DN. Dos tempos em que dava palpites sobre discos até aos dias de hoje, passando pelos dez anos de uma paixão chamada "DNa", com incursões na Opinião, tive o privilégio de passar por todas as áreas deste jornal. Agora, que termina a minha colaboração, sinto que a paciência dos leitores foi infinita. Mas a minha dedicação foi total. Por isso, estamos bem uns para os outros. Até sempre.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Alargar a teia (REGIONALIZAÇÃO)Bonifácio15/04/07 11:28:02


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.