VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/04/24 15:17:40Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Comentadores mal informados? Ou escrita para preencher espaço?


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14/06/07 19:45:51
In reply to: Francisco Sarsfield Cabral 's message, "Alvos errados" on 12/06/07 0:36:59

"Primeiro erro: dizem combater a pobreza, mas ignoram o que a globalização já contribuiu para reduzir a miséria no mundo".
Terá o sr. Saarsfield Cabral ouvido falar do coeficiente de Gini (ou da Curva de Lorenz) da distribuição da riqueza?
Que é isso que verdadeiramente conta quando se fala em "pobres" e em "ricos"?
Terá o sr. Saarsfield Cabral ouvido falar da desvalorização do dólar e da correspondente perda de poder de compra dos tais mais uns tantos desgraçados que agora já têm um rendimento "acima de de um dólar por dia"?
Se quiser ser rigoroso (e o facto de estar a escrever como jornalista não o isenta de rigor académico-ciêntífico) então deveria saber fazer uma distinção entre "miséria" e "pobreza". E deveria também saber que neste nosso planeta cada vez há mais pobres e que estes são cada vez mais miseráveis.
Não sou eu que o digo, são os (ex-)dirigentes das organizações das Nações Unidas.
Depois lá lhe foge a escrita para alguma dose de verdade...
"Tomaram os africanos ser explorados pelas multinacionais..."
De facto assim é... Mas exactamente porque não são "explorados pelas multinacionais..." é que os povos africanos estão cada vez mais pobres e cada vez mais miseráveis.
Depois cita o sr Paulo Ferreira... que terá dito..."fechar os mercados aos países em desenvolvimento "seria dramático para milhões de pessoas".
Devo andar noutro planeta... E eu a julgar que os países do G3 andavam era reclamar dos países do G8 que acabassem com o seu - deles, do G8 - proteccionismo, em particular o proteccionismo agrícola...
O qual diga-se de passagem está na origem da crescente miséria em África, por causa do "dumping" de produtos agrícolas europeus, americanos e etc que são despejados em África como uma "dávida" (é o exemplo acabado dos "presentes envenedados"!!!...)
Depois lá vem a estória da China... Onde se agravam e aprofundam cada dez mais as desigualdades sociais. Nem uma palavra à "exportação chinesa de mão-de-obra" (designadamente para África, onde já nem os indígenas são dignos de serem explorados).
Nem uma palavra sobre a "política de Estado" da China, marimbando-se para questões de "socialismo" ou "capitalismo".
O que está na maoda é dizer que a China entrou numa de "capitalismo" e "globalização dos mercados" e é assim que estão a desenvolver-se e a acabar com a pobreza lá deles. Tão simples, não é?
Depois a propósito do "dumping" lá vem a promoção dos pobres e desempregados dos países ricos à categoria social de, também eles, "ricos". Até é verdade que um desempregado (até em Portugal!) ganha mais aqui que um trabalhador lá na China ou na Índia... Atão na se tá mêmo a veri?
Outras perguntas que ficam sem resposta, serão, por exemplo, onde é que o sr. Saarsfield Cabral viu que aquilo que querem os manifestantes anti G-8 é acabar com as organizações como a ONU, o PNUD, ou a FAO?...
Provavelmente, enfim é só uma suspeita minha, aquilo que eles combatem são os clubes dos ricos (que ninguém elegeu directa ou indirectamente) como o tal G-8, o Clube de Paris e o de Londres... O FMI... (não me lembro de ver alguém a manifestar-se contra a ONU, o PNUD ou a UNICEF...)
O sr. Saarsfield Cabral conclui o seu escrito com uma refrência à Taxa Tobin, ficando no ar a ideia de que como era outro contexto agora já não vale a pena.
Eu por mim não quero acreditar que as "descobertas" das "ciências" económicas sejam como as modas do vestuário.
Mas se calhar até são...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
MENOS POBREZA NO MUNDOCÉU NEVES 2/07/07 13:56:36
ONU quer mais resultados na luta contra a pobrezaPedro Chaveca 2/07/07 14:01:38


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.