VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/04/24 13:17:38Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Da Bíblia e dos jornais


Author:
Sérgio de Andrade, Jornalista
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/03/07 13:06:59

Da Bíblia e dos jornais


Sérgio de Andrade, Jornalista

O que se segue não é anedota, foi algo a que assisti. Em Israel, o guia falava sobre kibutzim a um grupo de turistas portugueses e a dada altura voltou-se para um jovem casal e perguntou-lhe se sabia o que era um kibutz. Visivelmente atrapalhado, ele respondeu

"Nós não costumamos ler a Bíblia...".

Horrorizado, o guia, um judeu brasileiro, vociferou

"Bíblia?! Kibutz não vem na Bíblia, vem no jornal!".

No jornal... Aí está! São cada vez menos as pessoas que se dão ao trabalho de ler seja o que seja, o que vai desde universitários que só por dever de ofício folheiam livros aos detentores do 12.o ano (a meta mínima desejada pelo Governo para sermos alguém na vida) que não passam os olhos sequer pelos folhetos publicitários que lhes metem na caixa do correio. O pior é que, sendo a leitura uma coisa pelos vistos muito trabalhosa e sumamente chata, se verifica haver quem nem sequer troque as telenovelas pela assistência aos telejornais. Só assim se explica que, em mais um programa rasca apresentado pela TVI, tantas meninas de longas pernas e curtos neurónios tenham feito a triste figura de não serem capazes de reconhecer pelas fotos Fidel Castro ou Vladimir Putin e confundir Bocage com Napoleão.

Nem me passa pela cabeça sugerir aos portugueses que leiam livros, contentar-me-ia com que eles andassem informados sobre o Mundo em que vivem. Porque a coisa extravasa em muito o reino das loiras burras e das morenas estúpidas que vão à TVI -- a ignorância sobe mais alto. Pois admitir-se-á que, num concurso da RTP, para o qual até se faz uma pré-selecção, uma dúzia de candidatos não soubesse que foi a Roménia a ser admitida na UE em 2007?

Como é que se pode andar por aí sem ter um mínimo de informação, não direi especializada, mas pura e simplesmente informação geral?! Mas é por ter a certeza de que a nossa cultura geral anda ao nível da indigência que a TVI (logo, lastimavelmente, imitada pela estação pública) amealha diariamente milhares de euros convidando os ouvintes a telefonar para tentarem ganhar talvez um décimo do "bolo" descobrindo que palavra está escondida (?!) atrás de pistas "subtis" que lhes vai oferecendo. Por exemplo (vem a propósito...) "IGN...RÂN...IA".

Revolta-me ver como as televisões exploram de forma tão impudica a ignorância nacional -- mas, infelizmente, "é o que está a dar"!

Sérgio de Andrade escreve no JN, semanalmente, às terças-feiras.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Da Bíblia e dos jornaisJorge20/03/07 19:20:28


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.