VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/04/24 12:37:29Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Bolívia: Avanços e perigos no processo nacional libertador


Author:
Marcos Domich
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/03/07 11:32:20

Bolívia: Avanços e perigos no processo nacional libertador

Marcos Domich
“O actual processo político boliviano - que configura um desenvolvimento nacional libertador pelas suas medidas de carácter popular, antineoliberal, antioligárquico e anti-imperialista – pode desembocar numa etapa superior francamente revolucionária. Mas só poderá fazê-lo sob a condição de manter firmemente o rumo traçado, de organizar uma direcção colegial, democraticamente ajustada, verdadeiramente representativa desde a base e com a incorporação orgânica das forças sociais motoras da mudança revolucionária”

Marcos Domich* - 21.03.07

A pouco mais de um ano de gestão de Evo Morales, podemos dizer que conseguiu cimentar a imagem de um regime que procura uma mudança real.

É porém inegável que o processo decorre com algumas dificuldades, tropeços e até sobressaltos. Se nos referirmos a estes últimos, poderíamos dizer que os últimos confrontos são, por enquanto, de pouca monta para a tradição boliviana das batalhas sociais. Mas, ao mesmo tempo, são quase, se é permitida a comparação, como um clone: contêm todos os elementos que, separados, darão o quadro completo de um confronto de grandes proporções. A luta de classes é assim. Nunca um processo de mudança social ou uma revolução propriamente dita decorreu de maneira idílica. Quando se mexe nos grandes interesses (e até nos pequenos), os afectados – de facto ou não – tendem a reagir de uma maneira furiosa.

A fúria, que pode alimentar as acções aparentemente mais irracionais e anti-históricas, radica sempre em razões – às vezes inadvertidas, não expressas – de interesses materiais muito concretos. Estes interesses, seja qual for a forma como se expressem, têm na sociedade contemporânea um fundo de classe. A defesa de interesses, neste caso privados, ou a intenção de reivindicar o interesse colectivo, geram violência social. Isto não é simplismo: nem classista, nem político, nem economicista.

Os deserdados, os espoliados da sociedade capitalista, os que nada têm ou têm muito pouco, vêem-se obrigados a utilizar a força para obter aquilo que lhes foi sistematicamente negado ou roubado e está ferozmente custodiado em mãos alheias. Estas mãos, poucas mas muito poderosas, recorrem à força para conservar o que detêm. De facto, a existência de dois pólos de forças antagónicas leva à dúvida de se há ou não legitimidade em qualquer delas. É neste ponto preciso que se põem à prova os únicos enfoques possíveis sobre a ilegitimidade ou legitimidade da violência, sobre o seu carácter negativo ou positivo. Cada um destes pontos de vista tem a sua metodologia e está imbuído de uma concepção doutrinal ou ideológica. Para a nossa análise dialéctica, materialista e absolutamente objectiva, a violência social que quer acabar com o domínio dos habituais detentores da riqueza, é uma violência positiva, construtiva e que acompanha a corrente histórica da mudança e do progresso social. É a violência social a favor da igualdade e da justiça. Pelo contrário, a violência negativa, alicerçada numa análise puramente subjectiva, idealista e conservadora é uma violência completamente obsoleta, retrógrada e contra o progresso social necessário.

A dialéctica da força contra a força é que origina a espiral da violência social. Temos muitos exemplos disto na Bolívia. Mas esclareçamos um pouco mais sobre a violência social. A violência social nem sempre é material e física; esta última é só um dos tipos possíveis de violência. A violência social também pode ser política, armada, legal e até psicológica. O traço comum a toda a forma de violência é a tentativa de imposição da vontade de uns sobre a vontade de outros. Outro traço característico é a passagem de um tipo de violência a outro, numa espécie de escalada inevitável. Das formas subtis passa-se a formas mais explícitas e duras, até chegar à violência mais crua.

Numa sociedade capitalista como a boliviana, a violência social é «um produto inerente e lógico» e tem um fundamento inapelável: parte da defesa da propriedade dos meios de produção, das relações de produção que dela resultam e da forma como se apropriam da riqueza produzida.

O governo de Evo Morales deu um passo significativo com o Decreto Supremo 28071 de recuperação dos jazigos de gás e petróleo no dia 1 de Maio do ano passado. Não é tecnicamente uma nacionalização, como se lhe chamou, mas é uma importante medida que devolve ao controlo do Estado, através dos «Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB)», elos vitais do processo de produção e venda do gás. Os simbolismos na execução do decreto não são um «show» (forças armadas, etc.), são, sim, a explicitação irrefutável da recuperação da soberania nacional sobre os seus recursos naturais. Prossegue o debate à volta deste assunto, sendo que a última página está ainda por escrever. Mas está já demonstrado como os «afectados» (as transnacionais) se defendem e continuam a mexer todos os cordelinhos possíveis para frustrar o processo de recuperação nacional das concessões que detinham por inteiro. Só que as transnacionais têm gestores experientes que não actuam de forma grosseira. Sabem fazê-lo com subtileza e habilidade, começando pela cuidadosa preparação do terreno subjectivo: propaganda, difusão de preconceitos e sobretudo estereótipos que criam estados de ânimo adversos ao processo, ao seu governo e aos seus protagonistas. Trata-se de toda uma bateria de elementos de guerra psicológica, cujo objectivo fundamental é ganhar a mente e a disposição das massas contra o processo e, caso não o consigam, pelo menos confundi-las ou neutralizá-las.

Não vamos entrar em detalhes sobre todos os elementos que implicam acções deste tipo, cada vez mais complexas, profissionais e que recorrem crescentemente aos elementos modernos que lhes são oferecidos em diversas áreas. Tudo ao serviço de acções contra-revolucionárias. Mas não se socorrem apenas de elementos subtis, imperceptíveis para o grande público. Também recorrem a métodos directos, visíveis, já conhecidos. O problema da terra parece ser o campo mais fértil para este tipo de acção. Os latifundiários do oriente, que há tempo pressentiam o seu destino com um governo popular, mesmo antes da reforma da lei agrária, haviam já proclamado directa e rotundamente que defenderiam as suas propriedades, recorrendo inclusive às armas e pondo em risco as próprias vidas. É a história de sempre, que na Bolívia repete os episódios de 1953, quando se realizou a primeira reforma agrária, depois da Revolução de Abril de 1952. Como então, aparecem os bandos de arruaceiros, preparam-se os esquadrões fascistóides e contrabandeiam-se armas. Trabalha-se activamente sobre os militares e os polícias e, apesar de até ao momento não terem alcançado os resultados apetecidos, esta é uma camada mentalmente predisposta, na sua maioria, a favorecer planos regressivos.

Os latifundiários e grandes empresários agrícolas, pecuários e agro-industriais escondem a defesa dos seus interesses egoístas, sobretudo por trás de exacerbados ânimos autonomistas. Os seus defensores na Assembleia Constituinte, mediante tácticas obstrucionistas, conseguem impor a sua determinação de manter o statu quo sobre a propriedade da terra, a exploração das matas, a recolha da renda petrolífera e as relações de produção baseadas na sobre-exploração nas suas empresas e plantações, da mão-de-obra desprotegida e escarnecida. Os seus planos são de longo alcance e contemplam variantes arrepiantes para a integridade nacional. Caso não consigam os seus objectivos, recorrerão ao expediente secessionista, esquecendo os seus traços democráticos e pacíficos, afinal alheios ao seu temperamento. Isto não será uma novidade para a Bolívia, pois há muito se difundiram sentimentos separatistas, de tão reiteradas que têm sido as ameaças patéticas. O mais grave é que hoje elas são apresentadas como uma espécie de última oportunidade; sinal inequívoco de desespero. É óbvio que este confronto revela também origens de classe. Os temas nacional-étnicos, os preconceitos racistas e a virulência anticomunista e anti-socialista que aparecem, todos, estão submetidos ao objectivo de manter os seus privilégios e interesses concretos.

Mas o exemplo mais patético de como a violência social pode chegar a extremos incompreensíveis e até mascarar-se com actores de raiz popular, é o conflito do distrito mineiro de Huanuni, em torno da possessão do rico jazigo de estanho do cerro Posoconi. No fundo, tratava-se de interesses económicos de diferentes origens de classe. Posoconi estava a ser explorado simultaneamente pela Empresa Huanuni, estatal, e outras de cooperativistas mineiros. Estas últimas tinham representação no gabinete ministerial, graças a compromissos pré-eleitorais do MAS. Mas convém fazer aqui uma clarificação importante: muitas cooperativas mineiras tinham deixado de ser genuínas associações de cooperativistas; várias delas tinham típicos gerentes, donos de capital e que comandavam assalariados (proletários) com o rótulo de cooperativistas.

Mas o conflito de Huanuni revelou algo mais. Era o choque entre os interesses de empresas privadas com os de uma empresa estatal. Foi notoriamente o choque de duas concepções diferentes de gestão da indústria mineira: Uma, estatal, que defendia o papel da gestão económica de um Estado que durante 50 anos geriu o mais importante da indústria mineira nacional. A outra, privada, alavanca inegável do neoliberalismo e da expansão da indústria mineira privada, que chegou à presidência com o industrial mineiro Sánchez de Lozada. Falta dizer que os cooperativistas de base, com ou sem salário, trabalham nas condições da maior desprotecção laboral.

Pois bem, sob a égide de um ministro «cooperativista» e com o estímulo da alta do preço dos minérios, pretendeu-se desmantelar a empresa estatal e usurpar-lhe os níveis e locais mais rentáveis. Para isso não hesitaram em delinear um plano de ocupação da totalidade da mina recorrendo à força que, num episódio sangrento, produziu cerca de 60 mortos e numerosos feridos e grandes danos materiais. Ficou claro que houve premeditação e aconselhamento, inclusive com a presença de especialistas atiradores de elite. A direita pretendeu explicar o cruel incidente como um choque entre «trabalhadores mineiros», cooperativistas uns, assalariados outros. Procuraram apagar todo o vestígio político ou ideológico. Porém, o presidente tomou decisões correctas graças aos conselhos de antigos dirigentes mineiros. Destituiu o ministro «cooperativista» e fortaleceu a empresa estatal com a incorporação de alguns milhares de cooperativistas, dando-lhes uma condição operária que, de facto, significa outro estatuto social.

Outro episódio que teve também sérias repercussões foi o recente conflito da localidade petrolífera de Camiri. Produziu-se um bloqueio das estradas, que culminou com a tomada das instalações petroleiras e o encerramento de válvulas de gasodutos. O simples incumprimento ou atraso na satisfação de um pedido local, referente à estrutura de direcção da empresa estatal, YPFB, provocou um conflito de proporções que a direita em geral, mas sobretudo a de Santa Cruz, quis aproveitar rapidamente: tornou-se, de súbito, sensível às reivindicações das suas províncias e apoiou-as com veemência. Paradoxalmente, verificou-se uma coincidência de posições entre movimentos altissonantes de tom patriótico e popular da parte da população de Camiri e o apoio do governador e do Comité Cívico da capital de Santa Cruz, conhecidos pela sua oposição frontal ao governo de Morales.

Há muito de comum entre a origem e a mecânica destes conflitos. Ambos se dão na base da participação de movimentos sociais. De um lado os cooperativistas, do outro populações e membros de um movimento cívico. É preciso tirar vários ensinamentos de ambos. O primeiro, é que os movimentos sociais têm uma variedade infinita de motivações e uma composição social e até politicamente diversa. Não há homogeneidade entre eles no que respeita aos objectivos gerais que perseguem; as suas preocupações estão marcadas por objectivos concretos, pelo desejo de encontrar soluções para as suas dificuldades quotidianas. Isto está directamente ligado aos seus acordos e líderes, que costumam ser do tipo de cacique local ou sectorial, mas com claras dificuldades em entender quais são os objectivos finais de um processo político como o que se vive na Bolívia.

Impregnados de um falso radicalismo ou promotores de acções extemporâneas podem ser úteis ao que pretende a direita e anima o imperialismo: a criação de um clima de desordem, de caos, onde ninguém se entenda e o governo se mostre incapaz de desempenhar o seu papel de direcção e de construção. Nesta situação, há que recuperar os momentos de máxima lucidez das massas, dos movimentos sociais populares, como aconteceu em Outubro de 2003 e nas eleições de Dezembro de 2005. É preciso projectar e alimentar com grande vigor as representações sociais e a consciência política alcançadas.

O Governo de Morales avançou com outras importantes medidas. Referimo-nos à campanha de alfabetização, ao alargamento dos serviços médicos, à criação e incentivos à escolarização (crédito Juancito Pinto); início de planos para a industrialização do gás natural, etc. Nestas realizações contou com o inestimável apoio e cooperação de Cuba e da Venezuela. É inegável também que conseguiu melhorar as condições de venda do gás a países vizinhos como a Argentina e o Brasil e há boas perspectivas macroeconómicas. Pode-se afirmar que a Bolívia tem um novo contexto internacional favorável ao processo político em curso.

É também importante e vai na boa direcção os ajustamentos ministeriais realizados um ano após o início das transformações. Mas há ainda deficiências enormes e até erros, atribuíveis sobretudo à diferença de mentalidade e de origem política e ideológica de colaboradores próximos de Evo Morales. O estilo de direcção e certas nomeações despropositadas levaram à perda de uma certa base de apoio, particularmente das camadas médias e da intelectualidade. Todas estas deficiências e erros são corrigíveis, porém, logo que se comecem a ver os frutos do funcionamento de uma direcção efectivamente colegial e, antes de tudo, da criação de um aparelho de direcção disciplinado e, sobretudo, idóneo e honesto. Em suma: o actual processo político boliviano - que configura um desenvolvimento nacional libertador pelas suas medidas de carácter popular, antineoliberal, antioligárquico y anti-imperialista – pode desembocar numa etapa superior francamente revolucionária. Mas só poderá fazê-lo sob a condição de manter firmemente o rumo traçado, de organizar uma direcção colegial, democraticamente ajustada, verdadeiramente representativa desde a base e com a incorporação orgânica das forças sociais motoras da mudança revolucionária. O programa transformador tem que ser aplicado com apego à metodologia e aos procedimentos científicos e não com recurso à espontaneidade e ao voluntarismo.

Uma palavra final sobre a Assembleia Constituinte. Ultrapassados, aparentemente, os obstáculos regulamentares na etapa final, é preciso colocar objectivos muito concretos. Em primeiro lugar a nova proposta constitucional não deve, de maneira alguma, retroceder nos postulados do constitucionalismo social e na reafirmação da soberania e da unidade nacional. Tem que ser uma Constituição aberta ao desenvolvimento, até formas superiores de organização e formação social que contemplem claramente o carácter multinacional, pluricultural e plurilingue do nosso país. O tema das autonomias tem que resolver-se a partir da fixação precisa das competências e, fundamentalmente, da determinação dos principais beneficiados em cada região autónoma. Isto pode resumir-se numa frase: é a hora dos trabalhadores, é a hora dos povos.

* Marcos Domich, Professor da Universidade de La Paz e director da revista “Marxismo Militante”, é amigo e colaborador de odiário.info.
Este texto foi uma comunicação ao Seminário

Tradução: Margarida Folque

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.