VoyForums

27/05/17 10:54:03VoyUser Login optional ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: China aumenta juros pela 4a vez este ano


Author:
Reuters (Reuters 21 de Agosto, 2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/08/07 15:29:57
In reply to: Portugal Diário 's message, "China puniu cinco mil funcionários" on 21/08/07 15:25:57

PEQUIM (Reuters) - A China aumentou as taxas de juros pela quarta vez este ano para estabilizar a inflação depois que os preços ao consumidor subiram em julho no ritmo mais rápido em mais de uma década.

O banco central da China informou que está elevando a taxa que os bancos pagam por depósitos de um ano em 27 pontos básicos, para 3,60 por cento. Enquanto isso, a correspondente sobre empréstimos subiu 18 pontos básicos, para 7,02 por cento, ante 6,84 por cento anteriores.

Os aumentos entram em vigor na quarta-feira.

Apesar do momento da elevação dos juros ter sido uma surpresa, a decisão em si não foi inesperada, apesar da turbulência nos mercados globais que fez o Federal Reserve a reduzir a taxa de redesconto e manter perspectiva de corte na taxa dos Fed Funds.

A maioria dos economistas previa os aumentos, ambos para frear o incentivo aos poupadores de tirar o dinheiro do banco, onde as taxas de depósito real são negativas, para colocá-lo no aquecido mercado acionário do país.

"O PBOC está preocupado sobre uma queda das taxas de depósito real motivando um fluxo de recursos para ações. Não acreditamos que seja uma resposta para o forte crescimento (do país)", disse Ben Simpfendorfer, economista do Royal Bank of Sotland em Hong Kong.

Apesar da economia chinesa ter se expandido em 11,9 por cento no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, Lin Songli, analista da Guosen Securities em Pequim, concorda que ao elevar a taxa de empréstimo menos que a taxa de depósito, o banco central está sinalizando que não tem intenção de botar um freio no crescimento.

"A medida tem como alvo principal a inflação e as autoridades podem ter chegado à conclusão que o crescimento do investimento não é um grande problema agora", disse Lin.

Os preços ao consumidor na China subiram 5,6 por cento no ano até julho, ritmo mais rápido desde o início de 1997. A inflação foi puxada por um aumento nos custos de porcos, ovos e outros alimentos.

Apesar da inflação que exclui os preços de alimentos ter caído 0,9 por cento em julho, as autoridades monetárias estão preocupadas que o aumetno de preços já esteja se espalhando pela economia.

"Também serve para frear o rápido crescimento da bolsa de valores, que está em picos históricos e subindo muito rápido", disse Lin.

O principal indicador da bolsa de Xangai acumula valorização de 80 por cento este ano. Em 2006, a valorização foi de 130 por cento.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


VoyUser Login ] Not required to post.
Post a public reply to this message | Go post a new public message
* HTML allowed in marked fields.
Post Password:
Keep password cookie for 24 hours

Message subject (required):

Name (required):

  Expression (Optional mood/title along with your name) Examples: (happy, sad, The Joyful, etc.) help)

  E-mail address (optional):

* Type your message here:


Notice: Copies of your message may remain on this and other systems on internet. Please be respectful.

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2016 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.