VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

26/04/24 0:55:30Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: A capa de uma falsa igualdade


Author:
José Manuel Pires de Matos
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 29/10/07 9:25:53

O nosso ministro da Finanças descobriu uma nova forma de aumentar as receitas fiscais, com o aumento progressivo do IRS dos pensionistas, até à igualdade da tributação entre os empregados em actividade e os pensionistas. A sua defesa desta tese assenta na argumentação que tem utilizado, com aparente grande convicção, que se traduz em todos com iguais rendimentos pagarem o mesmo, entendimento que menciona repetidamente como justiça fiscal.
A lógica parece irrefutável, não fora o facto de a base do seu raciocínio estar irremediavelmente viciada. Quando qualquer cidadão passa à reforma, vê o seu rendimento ser duplamente reduzido, sendo a primeira dedução a que resulta da fórmula de cálculo da pensão (salário da média dos melhores dez anos dos últimos 15, agora a ser alterada para toda a carreira contributiva) e a segunda a dedução de 20 por cento do valor encontrado. Estas deduções são equivalentes a uma tributação dos pensionistas que permanece até ao fim da vida e dela derivava o tratamento fiscal mais favorável, antes de este Governo tomar posse.
Mas o vício do raciocínio não está apenas na base de partida da incidência do IRS sobre 100 por cento para os trabalhadores no activo e menos que 80 por cento para os pensionistas, mas também no facto de a diferença de retribuições entre um caso e outro, imposta pela reforma, representar uma verdadeira diferença de categoria profissional, que não existia antes de o trabalhador se reformar.
Na lógica do senhor ministro, a reforma implica, de facto, uma descida da categoria profissional, expressa por um rendimento mais baixo e consequentemente todos devem ser tributados de igual modo. Seguindo a mesma lógica, quando os funcionários públicos passaram a pagar IRS não deveriam ter sido aumentados no valor esperado de IRS para compensar a perda, mas, nos moldes da justiça fiscal tal como o sr. ministro a entende, deveriam ter visto o IRS ser gradualmente aumentado, tal como agora procede em relação aos pensionistas. (...)
Não estando em causa as dificuldades da Segurança Social, o que é verdadeiramente revoltante é que se pretenda resolver um problema com medidas batendo apenas nos mais fracos, já sem possibilidade de reagir, em vez de distribuir os sacrifícios por todos, sob a capa de uma falsa igualdade.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.