VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: Thu September 13, 2007 21:03:54
Author: Cristina Davis (Era uma vez...)
Subject: Texto sobre O Patinho Feio e a psicanálise

O psicanalista Bruno Bettelheim ,em seu livro A psicanálise dos contos de fadas desmitifica a inocência das histórias infantis ,mostra a grande riqueza e contribuição que tais contos têm e levam para o imaginário infantil.
O autor faz várias defezas.Uma delas é que a criança precisa de idéias sobre a forma de colocar em ordem sua casa interior.E os contos de fadas têm esse papel e esse significado na vida delas, pois aliviam pressões pre-conscientes e incinscientes(p.13).O autor defende também que não se deve explicar o significado dos contos de fadas, porque as crianças são capazes de entendê-los.De acordo com o conflito interno que estão passando, identificam-se com determinado personagem e com determinada história.
Os contos têm sua origem no folclore de diversos povos da Antiguidade grega, indiana, nórdica, céltica, asiática etc. Eram divulgados oralmente e assim "viajavam" de uma cultura a outra. Sua riqueza é tão grande, segundo o autor do livro, que podem ser analisados não só do ponto de vista psicanalítico, como também de outros pontos de vista como o lingüístico, a crítica literária, entre outros.
É com base nos relatos estudados no livro desse psicanalista que tentarei fazer uma análise do conto de fadas O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen.Para iniciá-la, é necessário um pequeno resumo da história:
Era uma vez...um patinho que nasceu em uma fazenda,enquanto a Mamãe Pata chocava os ovos, eles se quebraram e foram nascendo vários patinhos.Mas um ovo maior não quebrou, após alguns minutos nasceu um patinho diferente, tão diferente que causou espanto na Mamãe Pata e nos seus irmãozinhos. Ele era maior e tinha a plumagem de uma cor diferente dos outros. A Mamãe Pata começou a rejeitá-lo e os outros animais da fazenda também. Achavam o pobre patinho tão feio que o chamaramde Patinho Feio. O patinho ficou tão triste que foi embora de lá. Após andar muito, chegou a um lago e viu lindos cisnes nadando e brincando na lago. Quando viu sua imagem refletida na água, achou-se muito feio e começou a chorar. A Mamãe Cisna ouviu seu lamento e o chamou para brincar com seus filhotes que eram todos iguais ao patinho. Ele percebendo a semelhança e a acolhida, ficou muito feliz em seu novo lar. Quando cresceu era o cisne mais bonito do lugar.
Segundo o psicanalista autríaco, para ser um conto de fadas, é necessário que o final da história apresente um consolo, uma recuperação ou uma transformação positiva do personagem. Na história do Patinho Feio, essa resolução é identificada no final, quando o personagem pára de sofrer ao descobrir que não era feio, que apenas estava em um grupo diferente do seu. Percebe que é bonito e cresce feliz.
Um outro aspecto interessante na história é quando o Patinho Feio olha seu reflexo na água do lago e se acha feio. Lembra-nos o mito grego da hitória de Narciso que, ao contrário do patinho, se apaixona por sua própria imagem de uma forma tão exagerada que termina morrendo. O espelho como elemento de revelação do "eu" de como me percebo. Narciso achava que sua imagem refletida era alguém por quem podia se apaixonar, ele mesmo ou o outro. O patinho via sua feiúra porque era assim que se via, sua imagem foi construída pelos outros de forma negativa.
O fato de se achar feio e ser considerado assim pelos outros e ainda ser rejeitado pelo grupo serve como projeção na identificação da criança quando passa por essa situação. A adolescência também é uma fase de busca de identidade e de aceitação em um grupo. De acordo com o autor, os contos encantam não só as crianças, mas também os adolescentes que podem se identificar com a situação vivida na história pelo patinho.
O sentimento de estranhamento interno diante de um grupo pode servir como comparação quando a criança se sente estranha em seu corpo, na sua família, em determinada cultura, raça etc. O conto do Patinho Feio pode servir como consolo diante do conflito interno ou esterno que a criança está passando no momento. Pode oferecer a esperança e a resolução de que quando ela conseguir se identificar com o grupo que se adeqüe aos seus anseios, ela será feliz. Há também outro ponto que é o fato da aparência física ser considerada fora dos padrões em um grupo e modelo de beleza em outro. Isso acontece no meio em que vivemos, no meio artístico, no mundo da moda, pessoas consideradas feias por uns e belas por outros. Um exemplo ou uma "ilustração" é que no Brasil as pessoas se encantam com a beleza européia e nos países nórdicos os cabelos, olhos negros, pele bronzeada ou negra é que fazem sucesso.
Enfim, de acordo com os fatores apresentados pelo autor sobre a finalidade dos contos de fadas e a importância deles na resolução dos problemas internos das crianças é que podemos indentificar no conto " O Patinho Feio" o consolo para o conflito interno, seja com a aparência física ou com a falta do sentimento de igualdade no grupo em que nasceu, pois atinge diretamente o inconsciente da criança. E nada com a definição do próprio autor para provar o quanto os contos de fadas devem continuar fazendo parte das nossas vidas e de nossas crianças ou da criança que habita em cada um de nós.
"Cada conto de fadas é um espelho mágico que reflete alguns aspectos de nosso mundo interior, e dos passos necessários para evoluirmos da imaturidade para a maturidade."

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.