VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:09:18 04/29/07 Sun
Author: Sandra Luiza
Subject: Harmada

Ao analisar a obra "Harmada de João Gilberto Noll observa-se que o autor trabalha com várias características da contemporaneidade como, protagonistas sem nome que vagam pelas ruas das grandes metrópolis, sem passado, sem futuro, sem destino a cumprir. Vivem atormentados pelo desejo físico, pela solidão, percebendo a realidade através de fragmentos e vivendo quase que exclusivamente na dimensão interior. Nessa perspectiva os protagonistas mergulham no vazio, no sexo e na loucura.
Harmada é uma obra que tem uma fé cega no teatro, no poder do teatro, no poder da recriação, de você realmente ver outros mundos, de fazer um exercício de viver outros personagens, sair um pouco de você mesmo e recriar a realidade. Pois um ator que não está atuando, que está num asilo de mendigos e ali ele começa a fazer narrativas teatralizadas, dramáticas, para os velhinhos que estão ali asilados. Ele tem momentos teatrais, ritualísticos, e isso é um exercício de humanização para eles, que dizer, é a salvação dele, a redenção dele, e ainda "[...] me surgia enfim uma nova promessa, talvez a derradeira, aquilo que me animasse a procurar uma forma de sair da vida que eu vinha levando havia tantos anos, sair sim do asilo, levar Cris comigo [...]" (2003, p. 54).
A obra de Noll apresenta personagens quarentões, anônimos e sem emprego fixo que se deixam entender, portanto, como deslocados da tradição moderna "[...] eu costumava reunir os albergados da instituição [...]" (2003, p. 39). O personagem de "Harmada" vive desenraizado e desesperançado e sem laços familiares. Há fragmentos no texto que confirmam esse comentário [...] vejo de repente Bruce na minha frente ... penso que ele é meu amigo ... é um dos raros que consegui manter até aqui [...]" (2003, p. 59)
Eu costumava pensar que, quando eu voltasse a ver as pessoas a quem deixara à francesa, como era o caso agora de Bruce e Cris, estas pessoas apostariam então o que eu ainda não pudera ver em mim, por estar continuamente tragado pela minha própria presença". (2003, p. 58).
Apesar da fragmentação e da desordem na memória do protagonista, não há, no final das contas, um quebra-cabeca que reconstruir, já que não importa muito o que ocorreu antes ou depois. Na progressão indiferenciada da esquizo-narrativa, o tempo não é baralhado, e sim suspenso ou rasurado.
Para maior enriquecimento da obra de João Gilberto Noll ao escrever o autor utiliza um aspecto extremamente visual, até cinematográfico,da sua narrativa, com uma linguagem que em muitas vezes beira o roteiro, ele vai descrevendo atráves dos espaços, caminhos, sons com um olhar percurso e visualmente preciso. Há momentos em que o cinema, vem pela construção do ambiente. O autor contemporâneo faz referências ao universo cinematográfico.
Portanto, a narrativa de João Gilberto Noll "Harmada", o autor soube arquitetar em sua obra várias características da contemporaneidade como, tempo não-cronológico, narrativa em primeira pessoa, apresentando uma estrutura que não segue as normas tradicionais da literatura clássica.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.