VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:18:15 04/29/07 Sun
Author: Oziane Barbosa
Subject: “O Quieto Animal da Esquina”






A obra de João Gil Berto Noll “O Quieto Animal da Esquina” Nara a história de um jovem que mora com a mãe desde que o pai desaparecera, desempregado se vê obrigado a morar em um prédio invadido e inacabado.
O narrador vaga nas ruas de Porto Alegre não a procura de emprego, mas de aventuras que fizesse o tempo passar, pois parecia solitário e desajustado.
Nada, porém o evita seu jeito malandro tendo reações por vezes violentas e inesperadas. Isso pode ser afirmado quando o mesmo tem um envolvimento amoroso forçado com sua vizinha que o leva a prisão. Talvez essa seja uma característica aos narradores de Noll.
Na prisão, o narrador ouvira chacota dos amigos de sela quando os sabem do que acontecera. Resgatado por um homem desconhecido vai morar numa chácara próximo a cidade de Porto Alegre, onde o narrador possa a conviver com a personalidade forte do tal amigo e da esposa do amigo e mais outro amigo que ali morava também.
Percebe-se que o narrador é de um caráter bem malandro. Vários indícios apontam para tal afirmação: ainda no inicio tem um relacionamento forçado pensou em roubar a própria mãe e teve um envolvimento com a empregada do amigo que o acolheu.
Vivendo na zona rural, passou a fazer serviços típicos daquele lugar: ordenhar entre outras. A esposa de Kurt, seu amigo sofre um Câncer. Então partem os três ao Rio de Janeiro à procura de tratamento para a jovem.
A esposa do amigo morre. Muito tempo se passa os dois de volta a Porto Alegre. Kurt, velho de cabelos brancos, a empregada por sua vez gorda. O narrador volta à cidade onde numa noite resolve sair e depara com uma mulata com quem tem um envolvimento rápido nos moldes de seus relacionamentos habituais.
O relato finaliza com o narrador tomando um banho no lago propriedade, nadando em direção à margem onde Kurt sorrindo como quem se sente pequeno diante de uma situação.
O Quieto Animal da Esquina, o sentido se projeta pelas frestas do comportamento dos personagens.
Assim como nas obras de Noll, a citada acima possui característica do autor: O narrador sempre sem, nome, ausência do pai, sexo...
A linguagem, como o cinema e a música, dos quais toma emprestados uma gramática da imagem e os andamentos e ritmos a obra de Noll não se recusa à interlocução com a própria literatura.
O narrador lembra “O estrangeirismo” de Cameus, no qual o protagonista agia aos acontecimentos a sua volta com indiferença e frieza.
O estrangeirismo, ele recebe como um acontecimento normal à morte da sua mãe. Frieza essa notada na obra de Noll, o narrador longe da sua mãe resolve escreve – lá, mas não quer endereçar a carta para que ela não saiba seu paradeiro. Ou seja, só quer falar que está bem e só.
A compulsão pelo movimento, pelo deambular, pelo perder – se na cidade é outra característica que Noll compartilha com outros escritos contemporâneos: Que fazem dos pedaços urbanos uma expressão como as máquinas do cinema do caráter inumano das construções humanas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.