VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: A Crise do Capitalismo – as causas e a resposta necessária


Author:
Intervenção de Carlos Carvalhas no debate
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14/02/09 11:44:46

Intervenção de Carlos Carvalhas no debate «A Crise do Capitalismo – as causas e a resposta necessária» PDF Imprimir EMail
Quinta, 23 Outubro 2008

As crises põem muitas vezes a nú conceitos e modelos que nos eram apresentados como exemplos e verdades intangíveis.
A actual crise, dita financeira, veio também mostrar com mais nitidez um conjunto de mitos entre os quais os do «Consenso de Washington» elevados à categoria de «ciência económica».
Muitos dos conceitos que têm sido impingidos nas universidades e à opinião pública são pura ideologia. E a ideologia dominante é a da classe dominante.


Sem qualquer preocupação de ordem e arrumação, atente-se nos diversos modelos económicos de países que já nos foram apresentados como exemplos.
Numa certa época foram os tigres asiáticos e volta meia volta lá vinha um sapiente a propor que Portugal se tornasse na Singapura da Europa!


Mais recentemente foi o caso da Irlanda. Diversos políticos visitaram este país, tiveram conversações com dirigentes e depois apresentaram os receituários à Pátria lusa. Lembram-se de Paulo Portas?
Pois bem, a Irlanda foi o primeiro país europeu em entrar em recessão, o que nos mostra que só por si, a formação profissional e o aumento das qualificações de um povo – questão de enorme importância não se nega – só por si não são suficientes.
A Irlanda serviu de placa giratória ao investimento estrangeiro, americano e inglês, que foi o mais atingido pela crise, o que põe em evidência a importância decisiva de um forte e dinâmico sector empresarial do estado. O caso português nesta crise, mostrou também a importância de uma Caixa Geral de Depósitos nas mãos do Estado, como factor estabilizador do sector financeiro e a importância que teria no seu combate uma posição decisiva do Estado em empresas estratégicas, como a Galp ou a EDP.
Entre diversos conceitos tidos como essenciais e verdades intangíveis e que se revelaram como dogmas ideológicos – o Estado mínimo, o mercado como supremo regulador, o privado como o mais eficiente, figura também a “estabilidade de preços” e um “défice orçamental tendencialmente nulo ou superhabitário”, como condições prévias ao desenvolvimento económico.
A absolutização da estabilidade de preços surge como resposta dos neoliberais, ao keinesianismo no período da «estagno-inflação» e é elevado à condição prévia do desenvolvimento económico, sem qualquer demonstração científica. Visa sobretudo criar uma certa estabilidade social, isto é, a aceitação da chamada «moderação salarial», que se traduz por baixos aumentos nominais dos salários e até pela diminuição de salários reais como o caso português o evidencia.
Com uma taxa de inflação baixa é também mais fácil conter a contestação social difundindo-se a ilusão de que não há erosão de poder de compra.


Os salários são «comidos» pela subida de preços mas lentamente, para não se dar conta de imediato e assim se poder conter melhor as tensões sociais.
Também a absolutização do défice tendencialmente nulo ou superhabitário tem objectivos muito para além da estabilidade de preços e da estabilidade da moeda. Na verdade o Estado para reduzir os défices orçamentais tem o pretexto para recorrer às privatizações e à desresponsabilização das suas funções sociais em que se insere a tese do Estado mínimo e a da maior eficácia dos privados.
Isto não quer dizer que pela nossa parte entendemos que é negligenciável qualquer valor do défice do orçamental ou da taxa de inflação.


O que consideramos é que quer um quer outro devem ter limites máximos aceitáveis e que sobretudo devem estar subordinados a um objectivo central: o crescimento económico e a elevação do nível e qualidade de vida do povo.
No caso do BCE a sua aparente teimosia na manutenção de uma taxa de referência elevada, quando já era evidente que tal política estava a travar o crescimento económico, dificultando a recuperação e as exportações, mesmo as menos sensíveis ao preço como são as da Alemanha, visava sobretudo a valorização, a credibilização e a atracção do euro. O grande objectivo estratégico do BCE e da fracção mais concentrada do capital financeiro europeu é a de que o euro ganhe o estatuto de moeda de reserva, de «petro-euro» de modo a pelo menos partilhar os privilégios do dólar.
É neste sentido que se deve entender as declarações do sr. Trichet, de que se tinha de regressar aos bons princípios de Bretton Woods, cobertura ouro, ou a iniciativa de Sarkozi, para a «refundação do capitalismo».


Por agora avançam com propostas para aumentar a regulação – o que dentro do limite, não terá grande desacordo, mas o seu objectivo é a criação de uma futura moeda internacional que substitua o dólar. No entanto, a política do BCE levou à contracção da economia europeia e agora à necessidade evidente de diminuição da taxa de juro de referência... Tal perspectiva tem levado nos últimos meses à valorização do dólar em relação ao euro, tornando mais difícil a concretização estratégica da criação de uma nova moeda e de um novo sistema monetário internacional.
Como é evidente este objectivo conta com a oposição dos EUA e com a sua força militar! As tensões tenderão a aumentar à medida que a União Europeia pressione nesse sentido. Em relação a esta questão a China tem também uma palavra a decisiva. Os EUA contam ainda com a Arábia Saudita, convidada de Bush para a Cimeira de 15 de Novembro e que não fazia parte da lista de Sarkozy.


Para francês ver, Sarkozi tem clamado contra os «paraísos fiscais». Mas o mais certo é tudo do que é essencial fique na mesma.
Isto não significa que estejamos contra as medidas que introduzam maior regulação. O que não desconhecemos é o seu limite designadamente com a liberdade de circulação de capitais e com os off-shores. Aliás na última crise foram tomadas medidas consideradas na altura suficientes para evitar novas bolhas especulativas e engenharias contabilísticas.

+++++++

As respostas à crise – têm sido as clássicas intervenções do Estado – numa das maiores operações keinesianas a nível mundial no quadro do clássico princípio: nacionalizar prejuízos para depois privatizar os lucros. As sucessivas injecções dos Bancos Centrais e as emissões de dívida pública mostram com clareza que as «vacas sagradas»da estabilidade de preços e da dita não intervenção do Estado são secundarizadas em relação ao objectivo de salvar a oligarquia financeira. A factura será naturalmente endossada aos contribuintes, no essencial aos assalariados.
Portugal não foge à regra em relação às medidas tomadas. É no entanto de sublinhar que propostas que há muito o PCP reivindicava – diminuição das taxas de juro do BCE, suspensão do Pacto de Estabilidade, reforço do investimento público, a dura realidade acabou por impô-las.

Insistimos na necessidade de se apoiar o parelho produtivo nacional; de desagravar as tensões de tesouraria das empresas e desafogar os orçamentos familiares, não só das mais desfavorecidas mas também das camadas médias.
No plano ideológico é interessante verificar a mudança de discurso de Sócrates. Parafraseando um título relativo a Wall Street poderíamos centrar uma intervenção exclusivamente sobre o tema: “Quando Sócrates se tornou socialista”! Na verdade nas últimas intervenções temo-lo visto a condenar a roleta da Bolsa, o neoliberalismo, a defender o investimento público e a intervenção do Estado, chegando a zurzir nos que no passado, defenderam a privatização da Caixa Geral de Depósitos...

++++

Uma tese conhecida e ciclicamente repetida quando as situações mais apertam é a de que vivemos acima das nossas possibilidades, procurando incutir a passividade e a resignação. Aos defensores de tal tese nunca lhes ocorreu que a maioria dos portugueses vivem sim abaixo das suas necessidades e o país abaixo das suas potencialidades e possibilidades.
Mesmo em relação às tão repetidas questões de competitividade é necessário lembrar que na adesão ao euro, enquanto a Espanha desvalorizou a peseta em 30%, Portugal desvalorizou o escudo em apenas 12%. O comissário Almúnia, num interessante Relatório, comemorando os 10 anos do euro, considera esta uma das principais razões das nossas dificuldades. E como é evidente os trabalhadores e o povo não são responsáveis por aquela decisão política que nos afecta e muito na nossa competitividade externa. Agora, perante as dificuldades crescentes decorrentes da valorização do euro, procura-se com os mais diversos argumentos a desvalorização dos salários.

++++

Camaradas:

Há um ano contra a corrente e mesmo contra aqueles que admitindo a crise a viam apenas como uma mera crise cíclica. dissemos num encontro como o de hoje, que a crise estava para durar, que não estávamos perante uma crise como as anteriores, mas perante uma crise sistémica, muito mais longa e profunda e que atingia o coração do imperialismo e o seu sistema financeiro. Um ano após creio que os factos nos deram razão!
Afirmámos também que a crise teve o seu epicentro no subprime e no sector financeiro mas que a sua razão mais profunda se situava no subconsumo das massas, na quebra da procura efectiva a nível dos países e a nível mundial e no seu artificial aumento pelo crédito. Isto é, alimentou-se a procura não pelos salários, não pelo aumento do poder de compra das massas, mas pelo crédito fácil.

O ajustamento das capacidades produtivas nos mais diversos países e a nível mundial, ao consumo das massas ainda está longe de se ter realizado e à medida que as más notícias sobre as empresas vão saindo, mesmo com o truque de se anteciparem previsões um pouco piores do que a realidade, as bolsas entrarão em sucessivas derrapagens.
Há previsões (de quem em muito tem acertado) de que até ao Verão, os EUA poderão entrar em cessação de pagamentos e que a Grã Bretanha também se afundará.

A Islândia é uma caso que segundo alguns poderá não ser único, mesmo que em quadros diferentes e de formas diferentes.
São previsões que apontam para a descredibilização do dólar. E aqui a incerteza é muita. Nesta questão há que ter em conta o posicionamento dos países emergentes e os países produtores de petróleo. Mais evidentes são as previsões que indiciam que a fase de decantação da crise ainda não se verificou, enquanto se processa uma fantástica concentração e centralização de capitais.

Nestas alturas não faltam os moralizadores do capitalismo e os que o pretendem regular tal como aconteceu em crises passadas. As medidas que temos apresentado e com as quais estamos de acordo, situam-se naturalmente no quadro do sistema. No entanto é de sublinhar que há partidos recalcitrantes entre os quais se inclui o PCP que não desconhecem que as verdadeiras soluções passam pela superação do capitalismo. Este, naturalmente não cairá de maduro. Não somos deterministas. Para o seu enterro necessita do seu coveiro.

Na intensa luta ideológica em que as classes dominantes tudo fazem para impingir gato por lebre, ganha cada vez mais acuidade, o projecto de libertação e de emancipação do Homem, não deixando de ter em conta na construção histórica de uma nova sociedade, as lições positivas e negativas e um “modelo” que, não só não assegurou como conduziu à derrota da construção da sociedade socialista.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Para o GuilhermePaulo J N Silva21/02/09 3:49:57


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.