VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Guerra contra o Irão?


Author:
Jornal Avante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/08/08 19:05:40


Guerra contra o Irão?

Avolumam-se sinais que apontam para a possibilidade de uma provocação militar contra o Irão pelos Estados Unidos. A deslocação de mais três frotas de guerra norte-americanas para o Médio Oriente aumenta em cinco vezes o poderio militar do Pentágono na região. Mais de 40 barcos de guerra e submarinos, em parte munidos de armas nucleares, ameaçam o Irão, um dos maiores produtores mundiais de petróleo. Uma presença militar tão grande no Golfo Pérsico só se registou durante a preparação da agressão contra o Iraque.
Conhecendo-se o desprezo pelo direito internacional e o vandalismo político-militar da administração norte-americana adensam-se os perigos de um incêndio incontrolável de todo o Médio Oriente.
Nenhum dos estados da região, com excepção de Israel, nem mesmo os regimes mais submissos e dependentes de Washington desejam servir de base para agredir o Irão. As recentes visitas do presidente iraniano a Bagdad, Cabul e à Turquia, país membro da NATO, são a prova da dificuldade do clã petrolífero de Bush & Cheney em ganhar os seus próprios aliados para mais uma loucura belicista.

O despoletar inesperado da aventura militar da Geórgia, país não muçulmano mais próximo do território persa, e a pressa de Washington em fabricar pretextos para ali aterrar «humanitariamente» não é indiferente à possível preparação de uma agressão contra o Irão. Para atacar Teerão a partir de Tbilissi só seria necessário sobrevoar a Arménia, um pequeno estado sem meios para defender o seu espaço aéreo nacional.
O jornalista Seymour Hesh - a quem se deve a revelação dos massacres de My Lai (1968) no Vietname e do centro de tortura de Abu Ghraib - relembra num artigo publicado no início de Julho no New York Times, intitulado «preparação para a batalha», que o Congresso norte-americano a pedido de Bush já aprovou no final do ano passado 400 milhões de dólares para operações encobertas dos serviços secretos contra Teerão. Tais operações compreendem o apoio a grupos separatistas e a forças sunitas fundamentalistas do tipo talibãs, como o Dschondollah (soldados de deus) que deverão segundo o método utilizado no desmembramento da Jugoslávia acicatar os ódios e conflitos étnicos e religiosos em território iraniano.

Seymour Hesh revela ainda que o vice-presidente Cheney chegou a propor a simulação no estreito de Ormuz de um ataque a navios de guerra dos Estados Unidos por embarcações rápidas norte-americanas pintadas de unidades da marinha iraniana com o objectivo de provocar uma agressão directa contra Teerão.
As propostas de resolução apresentadas no Congresso (HR 362 – House Resolution) e no Senado (SR 580 – Senate Resolution), visam o bloqueamento marítimo das exportações de petróleo refinado iraniano, o que nos termos do direito internacional equivale a um acto de guerra. Depois de ter mergulhado o Iraque num caos, o imperialismo aumenta o tom das ameaças contra o Irão. Lenine no prefácio ao «Imperialismo, Estado Superior do Capitalismo» (1920), obra de extraordinária actualidade, alerta para o holocausto que paira sobre a humanidade ao salientar que «o capitalismo transformou-se num sistema universal de subjugação colonial e de estrangulamento financeiro da imensa maioria da população do planeta por um punhado de países “avançados”. A partilha desse “saque” efectua-se entre duas ou três potências rapaces, armadas até aos dentes (...)que dominam o mundo e arrastam todo o planeta para a sua guerra pela partilha do seu saque».

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.