VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Re: O ponto em que devemos retomar Marx


Author:
Guilherme da Fonseca-Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16/09/08 18:33:10
In reply to: Fernando Jose Penim Redondo 's message, "O ponto em que devemos retomar Marx" on 15/09/08 12:59:00

Por mim penso que há mais "coisas" que foram naturalmente "previstas" (ou antecipadas) por Marx, para além da assinalada "luta dos homens contra a exploração".
Desde logo, a propensão natural do sistema para a expansão mundial e as crises de crescimento, com as concomitantes necessidades de resolução de conflitos por recurso à guerra (luta por mercados de escoamento dos recorrentes excedentes de produção). Julgo que também nessa previsão ele "acertou em cheio".
Quanto à "transição para um novo modo de produção", de facto não terá acertado em nada. Mas a esse respeito penso que a crítica que vem de alguns quadrantes é perfeitamente falaciosa (ver o suplemento "Actual" do "Expresso" de 13 de Setembro) na medida em que - para além de alguns parágrafos no "Manifesto" (1) e notas críticas ao "Programa de Gotha" (assim como escritos avulsos, nomeadamente em correspondência) - Marx não deixou propriamente nenhum "Guia de Instruções para a Construção de uma Sociedade Socialista".
(1) - Na minha opinião (e provavelmente de muito mais boa gente...) há no Manifesto uma frase, simples, que diz tudo sobre a diferença fundamental entre o capitalismo e uma eventual futura sociedade comunista:
"Na sociedade burguesa domina, portanto, o passado sobre o presente, na comunista o presente sobre o passado".
Por outras palavras, diria eu agora "na sociedade burguesa domina o capital sobre o trabalho, na sociedade comunista domina o trabalho sobre o capital". O que nos remete para as relações entre o Estado-Poder Político e as Empresas-Poder Económico.
Claro que nesta última expressão se entende a palavra "capital" já não como querendo significar uma "relação social" ou um "modo de produção", mas sim apenas como o conjunto de meios (físicos e humanos) de produção.
É tão simples (e tão complexo...) como isso.
Relativamente ao "ponto em que devemos retomar Marx", diria que já era magnífico se nos conseguíssemos concentrar na análise dos problemas e crises que hoje presenciamos, baseando-nos nas explicações propiciadas por Marx sobre o funcionamento do sistema capitalista.
Por outras palavras, em vez de "estudos marxianos" dedicarmo-nos ao estudo (marxista) da economia política que temos perante nós.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.