VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: A teoria de Pavlov aplicada à política


Author:
António Vilarigues (Público, 03.10.2008)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 7/10/08 9:41:39

Em Março de 2008 o Comité Central (CC) do PCP marcou a realização do XVIII Congresso do PCP para os dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro, no novo espaço multiusos/Campo Pequeno, em Lisboa. Foram decididas linhas gerais, calendário e adoptado o lema: «Por Abril, pelo Socialismo – um Partido mais forte».

Os militantes do PCP foram desde logo chamados a pronunciar-se procurando responder a uma questão: o que é que o XVIII Congresso deveria discutir. Desde Março até agora foram realizadas mais de 800 reuniões e debates envolvendo largos milhares de militantes. Os organismos executivos (secretariado e comissão política) e grupos de trabalho - já existentes ou entretanto formados -, elaboraram, discutiram e adoptaram textos. E chegaram a propostas de Teses (projecto de resolução política). Na sua reunião de 20 e 21 de Setembro os 174 membros do CC aprovaram por unanimidade esse documento.

O Projecto de Teses é um documento com mais de 54 mil palavras e perto de 360 mil caracteres (mais de 30 páginas deste jornal). Está dividido em 4 grandes áreas: Situação Internacional, Situação Nacional, Luta de Massas e Acção do PCP, O Partido.

Nele se abordam ao longo de 32 capítulos e em mais de 700 (setecentas!!!) diferentes «Teses» temas tão «anacrónicos» e «ultrapassados» como a economia mundial e a crise do capitalismo, o socialismo alternativa necessária e possível, a evolução da União Europeia, a situação económica e social do país, a evolução política e o regime democrático, a política necessária, a luta dos trabalhadores e de outras camadas e grupos sociais e das populações, as batalhas eleitorais, o quadro partidário e institucional, a alternância enquanto condição de perpetuação da política de direita, as contradições resultantes da política de direita e o espaço aberto à redução da sua base de apoio, a luta por uma alternativa de esquerda, um PCP mais forte condição fundamental para a alternativa de esquerda, para só citar alguns.

E o que têm a dizer sobre tudo isto políticos, jornalistas, comentadores e analistas? Tal como os cães de Pavlov salivavam ao ouvir determinados sons, houvesse ou não comida, também a maioria deles reage da mesma forma às três letras mágicas: PCP.

Um novo estilo de análise política anda no ar. Uma fala em «literatura de terror». Outro considera «a ideologia do PCP indefensável e politicamente sinistra». Alguns ex-comunistas e críticos insinuam em diferentes matizes que o PCP sofre de um desvio «anarco-estalinista», seja lá isso o que for, ou mesmo «estalinista». Outros ainda escrevem sobre a influência da origem operária e da falta de curso superior de Jerónimo de Sousa (ai este preconceito de classe…), para justificarem o crescimento actual do PCP e um seu «desvio obreirista» e/ou «sindicalista». Finalmente há aqueles que falam e escrevem sobre «arcaísmo», «anacronismo» «imobilismo». Sobre o conteúdo concreto das mais de 700 teses em discussão, tirando uma ou duas delas, nem uma palavra.

Estou siderado com a profundidade das críticas! Acho deliciosa e mesmo ternurenta a posição de preocupação sobre uma correcta linha ideológica do PCP por parte de alguns. E sobre o que o PCP deve fazer para evitar o seu «declínio» também. São inquietações e desassossegos que em muitos casos duram há dezenas de anos. Congresso a congresso lá vão dando sinal de si.

No artigo editado nesta coluna a 20 de Agosto de 2007 «O atrevimento da ignorância» recordei a Resolução Política aprovada, em Novembro de 2004, no XVII Congresso do PCP: «No mercado imobiliário, cujos preços têm vindo a subir a níveis demasiado elevados, subsistem riscos de um ajustamento abrupto com consequências de expressão mundial.» Como se costuma dizer «O PCP previu e preveniu»…

Especialista em Sistemas de Comunicação e Informação

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Caramba, são mesmo bruxos!Tolentino14/10/08 12:45:17


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.