VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]5678 ]
Subject: Só dois apontamentos...


Author:
Guilherme da Fonseca-Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14/07/08 23:44:11
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Do mal o menos ?" on 12/07/08 19:53:23

Primeiro apontamento:
O "modelo social europeu" tem pouco (ou nada) a ver com o colonialismo. O chamado "contrato fordista" resultou quer do esforço de reconstrução do pós-guerra (os "Trinta Gloriosos" anos de crescimento económico, quer sobretudo da exigência de sindicatos e do medo do "perigo do papão comunista" por parte dos governos ocidentais. Os industriais americanos e o seu governo investiram em grande quer na Alemanha Ocidental, quer na Coreia do Sul.
Mas se ali não houvessem já centenas de milhares de operários qualificados, engenheiros e outros quadros, não havia crescimento para ninguém.
O "declínio" da Europa (e dos EUA) é antes o declínio do referido "estado social" (que até tem origens remotas nas medidas de Bismark - ainda a Alemanha não tinha quaisquer colónias - recomendadas pelos "socialistas de cátedra" de que falava Marx).
Vejamos: o Estado Social funciona como re-distribuidor da riqueza social produzida. Para isso utiliza os impostos.
Simples.
Só que, em 1964 a taxa de impostos sobre os rendimentos mais altos era, nos EUA, de 91%. No Reino Unido, antes da Tatcher chegar ao poder em 1979, era de 83%. Em França, ainda no tempo do Raymond Barre (1980), era de 80%.
Hoje nesses mesmos países ("comme partout ailleurs"...) as taxas de impostos sobre os rendimentos mais elevados rondam os 35% a 40%...
De acordo com o FMI, nos países do G7, a parte dos salários no PIB desceu 5,8% entre 1983 e 2006. De acordo com dados da própria Comissão Europeia, a parte dos salários no PIB da UE, caiu 8,6%.
No caso da França, por exemplo, essa queda da fracção que cabia aos salários corresponde a uma transferência liquida de riqueza social, dos trabalhadores para os detentores do capital, na ordem dos 150 mil milhões de euros, mais de 10 vezes o défice da respectiva Segurança Social...

Segundo apontamento:
"Os jornais e as TV's acabam de dar grande relevo a uma série de violentos motins, nos bairros periféricos de Bombaim e de Nova Deli - na sequência de motins semelhantes em Pequim e Shangai - onde milhares de trabalhadores imigrados, oriundos sobretudo da Europa e dos Estados Unidos (no caso das duas metrópoles chinesas parece que também haverá alguns japoneses e coreanos, mas nota-se menos...), reclamam pela legalização do seu estatuto de "trabalhadores convidados". Os governos da Índia e da China ponderam seriamente recambiar para os seus países de origem os muitos milhares de trabalhadores europeus e americanos que ali procuram, em desespero, fugir à situação decadente dos seus países de origem. Para já foram dadas instruções severas aos consulados daquelas potências asiáticas para restringirem ao máximo a emissão de quaisquer vistos, mesmo que por razões humanitárias e "reunificação familiar".
As ONG's de intervenção cívica destas duas potências começaram já campanhas de protesto contra as alegadas discriminações "racistas" e anti-europeias.
Entretanto, no México as autoridades terão dado instruções à Guarda Fronteiriça para impedir "por todos os meios" quaisquer tentativas de imigração por parte dos antigamente poderosos vizinhos do Norte".


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.