VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: Apologia da fome !


Author:
Alvarado (Viva a miséria ....)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/04/08 0:55:18
In reply to: Regressado 's message, "Re: Criminoso e seus cúmplices" on 24/04/08 18:09:44


Ramine Abadie
L´Humanité

Jean Ziegler: biocombustíveis , um crime contra a humanidade .

Quando a aristocracia económica e financeira internacional se reunia nestes últimos dias em Washington e descobriu a explosão dos preços dos produtos agrícolas e a multiplicação dos distúrbios impostos pela fome , com problema da alimentação mundial e as suas consequências . Há muito tempo que um homem vem dando a voz de alarme : Jean Ziegler ex Relator das Nações Unidas para o Direito à Alimentação .
O catedrático Suíço nunca deixou passar nenhuma oportunidade desde há muitos anos para chamar à atenção dos responsáveis mundiais sobre a situação dos famintos no mundo , assim como os danos provocados nos mecanismos de mercado da agricultura nos países em desenvolvimento .
Apoiado nos terríveis dados da FAO ( Organização Mundial de Agricultura ) Que põem em relevo o aumento dos seres humanos vitimas da fome ( mais de 854 milhões de pessoas o ano passado ) , Ziegler sempre afirmou com a força da sua consciência a necessidade de reconhecer « o direito à alimentação » como « parte integrante dos direitos humanos básicos ».
Neste sentido , este defensor da conservação das culturas para alimentação , qualificou recentemente de « crime contra a humanidade » o facto de se utilizarem actualmente as terras de produção de cereais para biocombustíveis . Há algumas semanas , na última informação do seu fim mandato , explicava ante o Conselho dos Direitos Humanos « que alguns governos e organizações intergovernamentais apoiam a teoria neoliberal que não reconhece os direitos económicos , sociais e culturais e limita os direitos humanos unicamente aos direitos políticos e civis » .
Segundo os partidários dessa teoria , só um mercado mundial totalmente liberalizado e privatizado pode eliminar a fome e a desnutrição no mundo . Os factos têm demonstrado o contrário . A liberalização e a privatização progrediram rapidamente na maioria dos países nos últimos dez anos . No entanto, os que sofrem de desnutrição grave e crónica nunca foi tão alta no mundo .
Nada complacente com o sistema financeiro multilateral , Jean Ziegler acusa«As instituições de Bretton Woods ( Banco Mundial e FMI ) , o governo dos Estados Unidos e a Organização Mundial do Comercio , negam-se inclusivamente a reconhecer a existência de um direito humano à alimentação e impõem aos Estados mais vulneráveis o consenso de Washington que favorece a liberalização, a desregulação , a privatização e a redução dos orçamentos dos Estados . Este modelo , que gera ainda mais desigualdades (....) tem consequências especialmente catastróficas no direito à alimentação em três dos seus aspectos : a privatização das instituições e serviços públicos , a liberalização do comércio agrícola , e o modelo de reforma na propriedade da terra baseada no mercado .
Para o ex Relator Especial estas políticas vão claramente « contra a Resolução sobre o direito à alimentação adoptada por a Assembleia Geral das Nações Unidas em 18 de Dezembro de 2007 na qual a Assembleia pede ao Banco Mundial e ao FMI para evitar toda a acção susceptível de causar efeitos prejudiciais ao direito à alimentação » Veremos nos próximos dias se Washington ouviu esta chamada de atenção .
Este artigo foi retirado de www.rebelion.org
O original encontra-se em www.humanite.fr

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Apologia da fome !Alvarado (Viva a miséria ....)26/04/08 1:15:29


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.