VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: Re: O preço do petróleo ou o preço dos combustiveis


Author:
Guilherme da Fonseca Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16/05/08 17:50:09
In reply to: visitante 's message, "Re: O preço do petróleo ou o preço dos combustiveis" on 16/05/08 14:16:44

Caro Visitante,
Acabo de regressar de França, atravessando a Espanha, viajando de carro.
Por observação directa (e pagador...) posso testemunhar que o preço dos combustíveis quer em França quer em Espanha aumentou sensivelmente o mesmo que em Portugal.
Agora até é fácil... É tudo em euros.
Também em França, onde os preços são quase iguais aos de Portugal, há MUITA gente que vem meter combustível ao lado de cá da fronteira com a Espanha. E também aproveitam para fazer compras nas grandes superfícies que ali estão instaladas... IVA mais reduzido que em França.
Por conversas com conhecidos e familiares em França, o mesmo acontece na Béliga, em Inglaterra e na Alemanha. Aliás isso é mesmo um dos temas mais quentes das conversas de "mesa de café": a maneira como os Estados nacionais respectivos alinham no esquema pois assim cobram mais impostos.
Quanto ao estudo de Eugénio Rosas, já o tinha aqui lido e não tenho nada a criticar, a não ser o poder dar a impressão que a actual escalada de aumentos dos combustíveis (que é no fundamental causada pela especulação financeira - compra de "opções 'futures'" (como eles dizem) - só se aplicaria a Portugal.
O preço dos combustíveis em Portugal sempre foi (enfim, se bem me lembro ao longo dos últimos 20 anos...) maior do que em Espanha e muito semelhante ao de França. Ou seja, o escândalo já não é de agora... Vem de longe e tem a ver com as inépcias da nossa máquina fiscal. É muito mais fácil cobrar impostos à boca da gasolineira...
Era bom não confundir as duas coisas: o maior preço dos combustíveis em Portugal (que beneficia o Estado e as petrolíferas) com a recente escalada de aumentos em praticamente todos os países.
Por exemplo, em Espanha em Abril o gasóleo estava a 1,10. Em Maio já estava a 1,21 (foi quanto paguei anteontem...) Mesmo mais caro que a Gasolina 95.
Em França o gasóleo saltou de 1,25 para 1,31...
Se estiver interessado, pode consultar este sítio
http://www.linternaute.com/savoir/classement/prix-essence-europe.shtml

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: O preço do petróleo ou o preço dos combustiveisvisitante16/05/08 19:13:14


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.