VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: Salientam perigos para a economia mundial por causa de crise nos EUA


Author:
SUSANA LEE
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 6/03/08 10:52:10



Salientam perigos para a economia mundial por causa de crise nos EUA

POR SUSANA LEE, — do jornal Granma

• A atual crise financeira e a recessão nos Estados Unidos, seu impacto nas economias da América Latina, países desenvolvidos e outras regiões como a Ásia, sendo cada vez mais provável o fato de se tornar global, de conseqüências graves e imprevisíveis, foram temas essenciais da jornada de ontem, dia 4, no 10º Encontro Internacional de Economistas sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento.

Expositores da Comissão dedicada aos Problemas Monetários e Financeiros analisaram, de diferentes pontos de vista, a situação da economia estadunidense, mas, de uma forma ou outra, todos concordam em que domina a conjuntura econômica internacional.

O "efeito contágio", derivado da desaceleração previsível do ritmo de crescimento da economia norte-americana, foi constantemente mencionado nas diversas exposições, a partir de fatos e exemplos, como as crises imobiliárias dos últimos meses no Reino Unido e na Espanha; a situação das economias da China e da Índia, segundo suas exportações e a rentabilidade destas; e as perdas multimilionárias de importantes bancos da Europa e do Japão.

O debate a respeito do assunto de se a economia dos EUA está ou não em recessão gerou diversas opiniões dos expositores. O que ficou claro foi que a atual crise levará a isso, e será a de efeitos piores durante décadas.

Os crescentes níveis do déficit comercial e da conta corrente dos Estados Unidos, insustentáveis a longo prazo, segundo reconhecem quase todos os economistas, e que resultou no aumento considerável de seu endividamento externo neto; a diminuição evidente do valor do dólar desde 2002; e a alta constante dos preços do petróleo e das matérias-primas, também foram amplamente argumentados.

Além disso, foram examinadas as opiniões européias a respeito da globalização, das principais dimensões da integração sul-americana, e a situação e as perspectivas da economia da América Latina e do Caribe. •

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.