VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: Simón Trinidad será repatriado e libertado


Author:
Agência Nacional de Notícias da Colômbia
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 28/12/07 15:52:17



em ODiario.info

Entrevista com o Comandante Raul Reyes das FARC: Simón Trinidad será repatriado e libertado

Comandante Raul Reyes

“Ao governo dos Estados Unidos resta-lhe aceitar o erro de apoiar com milhões de dólares e assessores militares o governo narco-paramilitar de Álvaro Uribe. As FARC continuam a sua batalha diária por uma Nova Colômbia de paz com justiça social, democrática e soberana”

ANNCOL* - 22.12.06

Anncol: Comandante, que significado tem para as FARC a Justiça norte-americana não ter podido condenar Simón Trinidad?

Comandante Raul Reyes: Significa que os governos de Bush e Uribe, empenhados em condenar Simón Trinidad e as FARC apresentaram, sem qualquer resultado absurdas montagens, calúnias e mentiras. Ignoraram deliberadamente que as acusações contra Simón são inconsistentes, falsas e injustas e que as FARC são uma organização do povo, dotada de uma concepção revolucionária, em luta pela segunda independência. Obteve-se uma grande vitória nos tribunais do império. Esta vitória é património do povo colombiano e dos que prestam a sua solidariedade às FARC, dos que se atrevem a sonhar em viver num mundo sem explorados nem explorados.

Anncol: E agora, como será?

Comandante Raul Reyes: Simón TrInidad será dentro de pouco tempo repatriado para a Colômbia e depois libertado. Ao governo dos Estados Unidos resta-lhe aceitar o erro de apoiar com milhões de dólares e assessores militares o governo narco-paramilitar de Álvaro Uribe. As FARC continuam a sua batalha diária por uma Nova Colômbia de paz com justiça social, democrática e soberana.

Anncol: As FARC capturaram três espias norte-americanos quando o avião que tripulavam foi derrubado por unidades do Bloco Sul, pode supor-se que também vão ser julgados por espionagem? Como seria esse julgamento?

Comandante Raul Reyes: As FARC incluíram os três agentes estadunidenses na lista de prisioneiros que serão libertados na troca com guerrilheiras e guerrilheiros, também prisioneiros de guerra, em poder do regime em que estão Simón e Sónia.

Anncol: Comandante Raul, o intercâmbio de prisioneiros de guerra está parado, congelam o assunto ou vão continuara insistir com o governo de Uribe Velez?

Comandante Raul Reyes: As FARC insistirão na troca de prisioneiros até que este governo ou o que lhe suceder entendam que enquanto existir conflito político, social e armado na Colômbia é necessário solucionar os problemas dele derivados com medidas transitórias. É injusto e desumano o governo condenar quem o serve a viver confinado na selva, por real ausência de vontade política de saídas dialogadas.

Anncol: Têm as FARC capacidade para manter por mais 4 ou 5 anos mais de 5 dezenas de detidos em seu poder?

Comandante Raul Reyes: As FARC desejam, antes de mais, a assinatura da troca que possibilite a libertação imediata dos prisioneiros de guerra de ambas as partes. Ma se o governo se recusa a viabilizar a libertação destas pessoas, não resta outro caminho que esperar pelo primado da sensatez sobre a arrogância e a soberba dos governantes.

Anncol: O que ainda falta para que o intercâmbio seja uma realidade?

Comandante Raul Reyes: O Intercâmbio de Prisioneiros é feito por um governo interessado na sua libertação. São precisas as garantias tantas vezes pedidas pelas FARC. É preciso um governo que pense na dor dos outros, consciente da gravidade do conflito que ele alimenta com a guerra e as iniquidades sociais, económicas e políticas, geradoras do confronto com a guerrilha e a população inerme.

* Anncol : Agência Nacional de Notícias da Colômbia

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.