VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Reforma venezuelana em curso


Author:
Campos
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/11/07 16:42:27
In reply to: Campos 's message, "A revolução em números" on 26/11/07 16:32:36

Reforma venezuelana em curso








Neste mês haverá uns quantos referendos revogatórios na Venezuela. Quase ninguém fala deles. O que está na berlinda é a reforma constitucional, que terá lugar no começo de Dezembro. A reforma, desenhada para aprofundar o processo bolivariano, foi proposta por Hugo Chávez e, como é óbvio, a oposição opôs­‑se à mesma muito antes de a conhecer e denunciou­‑a mesmo antes de ela estar pronta! Uma vez mais, consciente de que se vai afundar noutra derrota eleitoral, divide-se entre os que não querem participar na votação e só pretendem travar o processo de mudanças através de um golpe de Estado ou de uma invasão gringa, e os que querem votar, porque já entenderam que as vias anteriores conduziram a derrotas sucessivas e à perda do seu poder de mobilização. Esta tendência é crucificada dia sim e dia também pelos média.



Para já, uma empresa de sondagens ligada à oposição, mas relativamente credível, adiantou que 24% da oposição vai abster-se e 22,5% votará contra.



Enquanto as autoridades desenvolvem esforços por todo o país para divulgar entre a população as razões e o conteúdo da reforma, os média, transformados em partidos políticos opositores [1] e a hierarquia católica abriram uma guerra feroz contra a reforma e defendem encarniçadamente a Constituição de 1999... à qual se opuseram com igual virulência quando foi aprovada pelo povo!



Os disparos verbais contra a reforma partem de ambos os extremos, direita e esquerda, e frequentemente entram em colisão ridícula. Emeterio Gómez, da corrente neoliberal mais retrógrada, afirma que «é comunismo puro». Da outra ponta, Douglas Bravo, ex-guerrilheiro, jura que «com a reforma, consolida-se o domínio total do capital estrangeiro sobre o nosso país». Não dá para entender.



SONDAGENS PARA TODOS OS GOSTOS...



Como sucede em (quase) todos os países, sondagens há para todos os gostos. Uma afirma que 54% da população consultada rejeita as propostas, nomeadamente a de reduzir a jornada laboral a seis horas. No mesmo dia, outro jornal atira com esta: essa proposta só é rechaçada por 5% dos consultados. Alguém mente.



Objectivamente, tudo indica que a reforma constitucional será aprovada e a tarefa dos bolivarianos será a de conseguir reduzir ao mínimo a abstenção, o que não é fácil quando grande parte do eleitorado chavista tem a convicção de que a vitória está segura. Pode suceder o mesmo que nas últimas legislativas. A maioria da oposição, apesar de todas as cedências do Conselho Nacional Eleitoral, decidiu não participar [2], o que levou a uma desmobilização considerável das forças chavistas.



Voltemos à campanha do referendo – que está a começar – e aos primeiros resultados apresentados por IVAD.



Se a consulta fosse amanhã, 42% votaria pelos “sim” e 22,5% pelo “não”. A criação do poder popular tem 65,4% a favor e 24,4% contra. Incluir o conceito de socialismo na constituição? 47,2% pelo “sim”, 40,5% pelo “não”. Direito à segurança social para os trabalhadores não-dependentes? Ganha o “sim” com 90,8%. Proibição do latifúndio? O “sim” ganha com 51,6% contra 31,7%. Como será a Venezuela do futuro? 53,2% garantem que será um país socialista democrático e 13,3% que será socialista mas não democrático. Existem, porém, algumas áreas que exigem um trabalho de esclarecimento da população. Neste caso estão, por exemplo, a transformação da reserva militar em milícia popular, a extensão do período presidencial a sete anos e a questão da eliminação da autonomia do Banco Central, onde os resultados, pelo menos por agora e segundo esta empresa, não são favoráveis ao processo de mudanças.



________

[1] Desde Córdova, Argentina, onde foi receber um doutoramento no final de Setembro, Ignacio Ramonet, director de Le Monde Diplomatique, recordava que os média deixaram de cumprir a sua função social. «A Venezuela é um caso exemplar. São os poderes mediáticos que travam a batalha política, esta é a fachada mediática da ideologia da globalização liberal». Vea, 30 de Setembro de 2007.

[2] Depois da última cedência aceitou participar e, no dia seguinte, véspera das eleições, deu o dito por não dito e absteve-se, pretendendo deslegitimar o poder legislativo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A revolução em númerosPois, pois26/11/07 19:10:25
    Re: A revolução em númerosPois claro26/11/07 19:25:53


    Post a message:
    This forum requires an account to post.
    [ Create Account ]
    [ Login ]
    [ Contact Forum Admin ]


    Forum timezone: GMT+0
    VF Version: 3.00b, ConfDB:
    Before posting please read our privacy policy.
    VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
    Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.