VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: A história de dois Putin nas eleições russas


Author:
Dulce Furtado
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/12/07 9:32:32


O resultado mais esperado é uma esmagadora maioria do Presidente. O Rússia Unida ganha por arrasto, depois de uma campanha em que gozou de todos os "recursos administrativos"


Há dois Vladimir Putin a concorrer às eleições legislativas russas de hoje. Um é o Presidente do país, que se fez cabeça de lista pelo Rússia Unida, partido que deverá renovar e até expandir o seguro controlo que exerce na Duma (câmara baixa do Parlamento), com as mais recentes sondagens a darem-lhe um mínimo de 60 por cento das intenções de voto. O outro é um advogado de 45 anos, funcionário da companhia municipal de águas de Stavropol, cidade de 356 mil habitantes 400 quilómetros a sul de Moscovo, que se candidata pelo pequeno partido Iabloko.
"Gostávamos de fazer campanha em todas as vilas da região, mas não temos dinheiro nem para pagar o combustível", explicava há alguns dias à Reuters este Putin, cujo Iabloko (liberal) não deverá receber mais do que um por cento dos votos a nível nacional, bem abaixo da fasquia dos sete por cento exigidos para obter representação parlamentar.
O desabafo - que evoca o abismo brutal de projecção mediática e propagandista que existe entre o partido dominante e a oposição - é feito com centenas de cartazes do Rússia Unida por perto, omnipresentes por todas as ruas de Stavropol, como por todo o país, exaltando o nunca explicado "Plano de Putin" para a nação.
Os analistas notam que não houve na campanha qualquer discussão de ideias, apenas o repetir contínuo de slogans, e nem mesmo os apoiantes de Putin conseguem dizer em que consiste o plano que o Rússia Unida assevera ir levar "à vitória da Rússia.
Reiteram o que consideram ser uma simples explicação para a maciça adesão de que Putin, e por arrasto o Rússia Unida, goza: os eleitores estão do seu lado porque estão satisfeitos com a sua governação - o aumento dos rendimentos, a estabilidade política e a renovada posição de força do país no palco internacional obtida nos últimos sete anos sob a égide da "democracia soberana" do Presidente.
Mas os críticos do Kremlin alegam que o desequilíbrio no fiel da balança foi provocado por aquilo que na Rússia é conhecido como "o recurso administrativo": o Kremlin está a usar o dinheiro e o aparelho burocrático do Estado, a par do controlo que detém sobre os canais de televisão - fonte de informação para 85 por cento dos russos -, como vantagem de peso na corrida eleitoral legislativa.
Nos últimos dias avolumaram-se também denúncias de que está uma campanha em curso para forçar as pessoas a votar: o Kremlin quer uma elevada participação dos 109 milhões de eleitores russos neste sufrágio - e uma vitória expressiva do Rússia Unida - para poder apresentar o resultado como um claro e incontestável voto de confiança dado a Putin.
Endosso do Kremlin
Stavropol, regressemos a ela, ilustra o cenário de campanha a que se assistiu por todo o país. A presidência da câmara municipal está nas mãos do Rússia Justa, partido satélite do Rússia Unida criado em Outubro de 2006. A lista do Rússia Unida neste círculo eleitoral é encabeçada pelo muito popular ministro das Emergências, Serguei Shoigu, e pelo campeão de wrestling Alexander Karelin, um herói desportivo nacional.
Um cartaz gigantesco do Rússia Unida cobre toda a fachada de 20 andares do maior edifício da cidade, propriedade da Kavkaztransgaz, subsidiária da gigante estatal gasífera Gazprom, cujo director, aliás, é também o líder do partido nesta região.
Mas o factor de maior desequilíbrio, argumenta a oposição, é o Presidente. Cada vez que Putin aparece na televisão na qualidade de chefe de Estado está a publicitar o partido pelo qual se candidata. "Isto é propaganda que entra na cabeça das pessoas", lamentava o outro Vladimir Putin, cuja projecção foi bem mais modesta: quatro debates na rádio local.
O Presidente russo prometeu esta semana que as eleições de hoje, a três meses do sufrágio presidencial, ao qual Putin não pode já recandidatar-se, serão "honestas, abertas e tão transparentes quanto é possível". Mas manifestações de "inquietude" chegam de Washington e de "preocupação" da União Europeia - que Putin alimentou durante esta campanha a cada dia, culminando, na noite de quinta-feira, com um apelo expresso ao voto no Rússia Unida, transmitido pelas televisões nacionais.
E foi com muito poucos bons olhos que a comunidade internacional acolheu os obstáculos levantados por Moscovo à principal organização da Europa de monitorização eleitoral. "Atrasos e restrições" à emissão de vistos dos observadores da Organização de Segurança e Cooperação na Europa, além da recusa em admitir mais do que 76 delegados, levaram mesmo à anulação daquela missão.
Hoje, as legislativas contam com a presença de pouco mais de 200 observadores internacionais - de acordo com dados da Comissão Eleitoral Central, chefiada por um antigo companheiro de escola de Putin. São menos de metade dos 465 que participaram há quatro anos.
60%
das intenções de voto é o mínimo que as sondagens dão ao Rússia Unida, partido encabeçado pelo ainda Presidente

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.