VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Re: Luminárias a petróleo


Author:
Guilherme Fonseca Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 4/12/07 18:51:08
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Luminárias a petróleo" on 3/12/07 19:34:44

>as comparações são quase inevitáveis.
A Rússia nunca foi colónia de nenhuma potência europeia e separou-se da URSS por, entre outras razões, "vulgar racismo" (os eslavos e os "outros"...).
A Venezuela foi duplamente colonizada. Pela Espanha (a do Aznar...) e pelos EUA (do Monroe e do Bush...). Por outro lado, ao contrário de um "nacionalismo" fechado, procura uma "federação de interesses" de âmbito continental (vejam-se a sua adesão ao Mercosul e as propostas de integração regional). Além de que o "racismo" lá é de outra natureza...

>São dois casos de apelo ao nacionalismo viabilizados pelos combustíveis fósseis. Há outros, como o Irão, mas nos casos em apreço procura-se uma legitimação "democrática".
Como digo mais acima, o "nacionalismo" de Chavez é bastante mais internacionalista do que o de Putin.
Enquanto que este quer "apenas" recuperar (em pleno) o estatuto de "super-potência", aqueloutro quer "apenas" melhores condições de vida para os povos latino-americanos.
Ou seja, o Putin faz gala de "aliança de classes" dentro da "Grande Mãe Rússia" (o partido dele até se chama isso...), enquanto que o Chavez, não sei se faz gala, mas assume claramente a "luta de classes".

>No caso da Venezuela o inimigo é o mesmo, o "capitalismo internacional", e Chavez pretende corporizar a resistência à colonização económica pelo grande vizinho do norte.
O inimigo não será o mesmo - nos dois casos em comparação - na medida em que o Putin (e os seus apoiantes) assumem-se paulatinamente inseridos na ordem capitalista financeira internacional. Só querem é ser "mais respeitados" (lá nas reuniões do G-8. O simples facto de lá estarem já diz tudo a esse respeito).

>Ambos os eleitorados têm que ser considerados "competentes".
Claro que sim. E também é preciso "ler" os resultados. E como lá se chegou. Aos 70% na Rússia e aos menos de 51% na Venezuela. E, sobretudo, às taxas de abstenção.

>Os venezuelanos, que já votaram Chavez por larga maioria, ao não fazê-lo agora dão um sinal inequívoco daquilo que repudiam.
Não sei se é assim tão inequívoco quanto isso. As opiniões de cada um de nós, assim como do editor de La Jornada ou do Alan Woods, valem o que valem.
Mas quem tem que saber "ler" os resultados (o sinal que tu dizes "inequívoco") é mesmo o Hugo Chavez. Que, à semelhança do Allende, arrisca a vida nesta estória...

>O sucesso económico tornou-se aliás um legitimador imune às vicissitudes políticas e ideológicas.
Como diria o outro, "olha que não, olha que não". Ou pelo menos nem sempre é bem assim...
Os casos que citas não demonstram exactamente isso, até porque (embora TUDO se possa comparar...) são situações dificilmente comparáveis.

>Virou-se o feitiço contra o feiticeiro.
Não sei porquê mas cheira-me (é assim, às vezes também me dá para os palpites...) que se o Hugo Chavez souber gerir bem a derrota (e pelos vistos já começou bem ...), na volta ainda podemos vir a ter aqui o que poderá ter sido um vitória pírrica da Direita.
Ou seja, ter-se-ia voltado o feitiço contra o feiticeiro...
eh eh eh

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A 5 coluna do Capitalvisitante 6/12/07 11:22:32


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.