VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Nacionalizações na Europa do capital


Author:
Tirem as mãos da Venezuela
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 6/12/07 10:57:26



É curioso como há certas Nacionalizações que não incomodam esses sacristãos da sagrada propriedade privada que por vezes nos vêem cá visitar. É especialmente a esses que dirijo este post. Podem arregalar os olhos, sim... podem beliscar o braço... mas é verdade, verdadinha. O grande aliado do poder imperial guerreiro dos Estados Unidos, o governo da Grã Bretanha (se bem que agora menos Grã e mais Piquena Bretanha por se prestar à patética e diminuta vassalagem imperial) acaba de declarar a sua intenção de nacionalizar o Banco Northern Rock.

Um aparte: mas dizem que é só se não aparecer nenhum grupo privado comprador do dito Banco em falência técnica até Fevereiro... como se algum abutre capitalista quisesse engolir lixo falido por causa do espírito natalício!

Será que Gordon Brown, é o novo Chávez europeu??

Perdoem-me o sarcasmo, para explicá-lo melhor vou citar esta pérola da caixa de comentários do Diário Económico (de um leitor chamado Nuno):

Acho lindo! Então com tantas virtudes o mercado livre, os banqueiros e empresários não foram capazes de evitar esta situação? Agora "ó tio ó tio" chama-se o estado para salvar o dia! Capitalistas de trazer por casa (eu chamo-lhe "socialismo para os ricos, capitalismo para os pobres") q aposto vão ficar impunes dps da gestão pouco prudente efectuada, pressionados pelos accionistas na ânsia de obter mais retorno! Lindo!



Socialismo para os ricos e capitalismo para os pobre. Está tudo dito. O que se passa é que a crise imobiliária e do crédito global (também chamada crise financeira global) causou uma das suas primeiras vítimas, o Banco Northern Rock. Este banco perdeu este ano mais de 90% do seu valor em acções da bolsa de Londres. A perda massiva de clientes é bem conhecida, passaram imagens em todos os noticiários e jornais. Ou seja, não só este Banco faliu (e faliu mesmo na prática), como provavelmente deixou "esses pobrezinhos" dos seus banqueiros e grandes accionistas sem a sua Reforma Dourada.

Logo o que faz esse governo neoliberal de Brown, que já não utiliza o paleio patético da "Terceira Via" (antes seria "Terceiro Reich", pela sua colaboração imperial)? O que faz?

Vai salvar a reforma dourada dos banqueiros e accionistas, mestres da usura e do charlatanismo, vai salvar os ricos de serem menos ricos. Vejam lá o drama...

Quando as Nacionalizações são Humanistas

Agora aproveitemos a deixa e vejamos o que significam as Nacionalizações na Venezuela. Na Venezuela quando se nacionaliza uma empresa é porque as empresas privadas não satisfazem as necessidades do povo, nem como trabalhadores nem como consumidores.

Veja-se a empresa de comunicações de telefonia fixa e móvel CANTV, que não era acessível aos mais pobres pelos seus elevados preços, que nem se preocupava em estender a rede de comunicações aos bairros e zonas pobres. Que nem sequer cumpria as suas obrigações aos seus trabalhadores, a quem devia grandes somas.

Aí está a grande diferença entre uma Nacionalização no Capitalismo e no Socialismo. No Capitalismo é uma imoral salvação dos ricos que fizeram maus negócios, que enganaram os seus clientes e que vivem em grandes excessos, em grandes luxos. E no Socialismo é exactamente ao contrário, é para salvar aqueles excluídos que realmente mais precisam. É para dar mais emprego, mais direitos laborais, mais e melhor serviço a todos os clientes (especialmente aos que mais precisam), mais poder para o povo e um desenvolvimento endógeno e estratégico do país.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O resultado previsto . Como dizia o zecaAlvarado 6/12/07 19:12:39


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.