VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: PCP entregou contas de 2008 no Tribunal Constitucional


Author:
Avante!
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13/06/09 13:02:17

PCP entregou contas de 2008
no Tribunal Constitucional

O PCP entregou, no dia 29 de Maio, no Tribunal Constitucional as contas, referentes ao ano de 2008.
As contas entregues cumprem o Plano Oficial de Contabilidade, com a devida adequação à especificidade partidária, e a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais.
Quanto a esta lei, atendendo ao seu profundo carácter antidemocrático e constituindo uma ilegítima ingerência na vida partidária, reafirma-se a necessidade de prosseguir e intensificar a luta pela sua revogação.
Com as contas que integram os resultados do ano, foram entregues o parecer da Comissão Central de Controlo; a lista discriminada do património do Partido (bens móveis e imóveis); a lista discriminada do património imobiliário de sua propriedade; a lista discriminada das receitas e despesas da actividade de angariação de fundos; a lista com receitas decorrentes do produto da actividade de angariação de fundos, com a identificação do tipo de actividade e data da realização; a lista de donativos; a lista das acções de propaganda política; a lista das iniciativas, e respectivos meios, cujo custo é superior ao salário mínimo nacional; e cópias dos extractos bancários.
As contas de 2008 confirmam, uma vez mais, que o financiamento do PCP assenta, no fundamental, nas receitas próprias, resultantes da dinâmica e do funcionamento orgânico e da acção e iniciativa dos seus militantes, constituindo 88,9 por cento do total das receitas, cujo valor global foi de 11 686 234,87 euros.
A receita proveniente das subvenções estatais corresponde a 11,1 por cento.
Mantêm-se, assim, as características das receitas partidárias, constituindo um elemento determinante para a manutenção do carácter de classe do Partido e da sua independência política e ideológica.
As diferentes rubricas das receitas têm o seguinte peso relativo nas receitas globais:

● Quotizações e contribuições de membros do Partido: 2 610 683,58 euros (22,3 por cento)
● Iniciativas de angariação de fundos: 381 931,57 euros (28,9 por cento)
● Contribuição de eleitos: 2 028 226,73 euros (17,4 por cento)
● Outras receitas: 3 665 392,99 euros (31,4 por cento).
No que toca às despesas, cujo valor global ascendeu a 12 711 925,95 euros, o peso de cada uma das rubricas é o seguinte:
● Custos com pessoal: 4 89 096,21 euros (34,5 por cento)
● Fornecimento de serviços externos: 3 746 497,73 euros (29,5 por cento)
● Custos com iniciativas de angariação de fundos: 2 948 107,73 euros (23,2 por cento)
● Impostos: 44 257,37 euros (0,4 por cento)
● Amortizações: 441 020,00 euros (3,5 por cento)
● Outras despesas: 1 142 946,91 euros (8,9%).

O resultado líquido global, no ano de 2008, cifrou-se em -1 025 691,08 euros.
As contas partidárias, à semelhança de anos anteriores, registam um saldo negativo, sendo, no entanto, este ano mais acentuado. Este resultado é consequência de um ano marcado pelo desenvolvimento de uma intensa actividade política e partidária de resposta à intensificação da ofensiva do Governo e dos grupos económicos e financeiros, na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País, que implicou um maior investimento político, organizativo e financeiro, em que se enquadra a realização de importantes iniciativas políticas que exigiram meios financeiros avultados, destacando-se a Marcha – Liberdade e Democracia e o XVIII Congresso do nosso Partido.
Por outro lado, a diminuição de receitas extraordinárias, num valor significativo, contribuiu para acentuar o resultado verificado.
As contas do exercício do ano de 2008 confirmam a avaliação que fizemos da situação financeira no XVIII Congresso do Partido e torna premente a implementação, em toda a organização partidária, das orientações decididas para superar o actual quadro.
No âmbito da acção de reforço da organização partidária «Avante! Por um PCP mais forte!», é necessário inscrever, como uma das grandes prioridades, o reforço da capacidade financeira do Partido e dirigir os esforços de todas as organizações e militantes para um trabalho que conduza ao acréscimo de receitas e uma contenção e diminuição de despesas, de modo a atingir o equilíbrio financeiro.
No ano de 2009, a exigente intervenção política e eleitoral implica o recurso a meios materiais avultados, que colocam a necessidade de todas as organizações e militantes se empenharem e dinamizarem uma ampla recolha de fundos, dando particular atenção à Campanha Nacional de Fundos em curso.

A Comissão Administrativa e Financeira

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.