VoyForums
GIVE FREE FOOD
www.TheHungerSite.com
-> Click Here <-
Fund Free Mammograms with a Click
www.TheBreastCancerSite.com
-> Click Here <-
Non-profit ad served by VoyForums...

VoyUser Login optional ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: o cavaquismo que se estendeu aos grandes negócios


Author:
DN
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/07/09 11:52:24

O cavaquismo que se estendeu aos grandes negócios

por Fsco Mangasranci Hoje

Dias Loureiro, Oliveira Costa e Arlindo de Carvalho, figuras nos governos de Cavaco, seguiram os caminhos dos negócios sem se afastarem da política

O que têm em comum Dias Loureiro, Arlindo de Carvalho e Oliveira Costa? Todos eles integraram governos de Cavaco Silva. Após o fim do cavaquismo, tornaram-se empresários de súbito sucesso, sem nunca, com excepção de Oliveira Costa, se afastarem por completo da política. O BPN junta-os de novo, agora na condição de arguidos.

Dias Loureiro é uma das figura destacadas do cavaquismo. Amigo pessoal do político que deu origem a este "ismo" português, teve uma súbita ascensão no PSD. De discreto governador civil de Coimbra passa a secretário-geral do partido. Pouco depois, Cavaco convida-o para ministro dos Assuntos Parlamentares. No Governo seguinte, início da década de noventa, é ele o responsável pelo Ministério da Administração Interna.

Foi uma pasta difícil de gerir. O cavaquismo mostrava fissuras, irrompiam variados protestos na ruas. O mais célebre terá sido o longo bloqueio da Ponte 25 de Abril. E Dias Loureiro resolveu--o de forma musculada: a polícia de choque dispersou com inusitada violência milhares de manifestantes.

Nesse Governo, que a líder do PSD também integrou, o ministro da Saúde era Arlindo de Carvalho, agora arguido do caso BPN. Da área do cavaquismo é também José Oliveira Costa, o rosto do Banco Português de Negócios durante mais de uma década. A amizade com o Presidente da República vem do tempo em que os dois economistas trabalhavam no Banco de Portugal. Mais tarde, Cavaco convida-o para secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Após o declínio do cavaquismo, a vida empresarial enlaça estes antigos membros do Governo. Aliás, a passagem pelo Executivo, com os muitos conhecimentos que a actividade governativa gera, terá facilitado o acesso ao restrito mundo dos grandes negócios. Oliveira Costa afasta-se da política; a Dias Loureiro a vida empresarial não o impede de continuar referência e a ter influência no partido e no País. O Presidente da República nomeou-o seu conselheiro de Estado, cargo que entretanto abandonou; na luta interna do PSD coordenou o programa de Marques Mendes, antigo colega de Governo, nas directas.

O agora empresário Arlindo de Carvalho, arguido no caso BPN, também esteve atento ao partido. ...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


VoyUser Login ] Not required to post.
Post a public reply to this message | Go post a new public message
* HTML allowed in marked fields.
Message subject (required):

Name (required):

  Expression (Optional mood/title along with your name) Examples: (happy, sad, The Joyful, etc.) help)

  E-mail address (optional):

* Type your message here:


Notice: Copies of your message may remain on this and other systems on internet. Please be respectful.

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2017 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.