VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 7/10/08 0:43
Author: Artur Gregório
Subject: O Novo Museu

A Wikipédia, um interessante processo participado de construção colectiva de conhecimento, refere que, para Hugues de Varine, «o Novo Museu é diferente do museu tradicional na ênfase dada ao território (meio ambiente ou sítio), em vez de enfatizar o prédio institucional em si; no patrimônio, em vez da coleção; na comunidade, em vez dos visitantes. Em todo caso, é o território que define e comumente nomeia o museu, mais do que o rótulo de "Ecomuseu". Não pode haver um modelo para este Novo Museu (ou Ecomuseu). Ele é um estado mental e uma forma de aproximação que acarreta um processo construtivo enraizado no território. Esta nova forma que o Museu se apresenta, que se veio desenvolvendo na modernidade, seja ela chamada de Ecomuseologia, Nova Museologia, Museologia Comunitária ou Museologia Activa, é a única Museologia que dá suporte ao homem para que este se desenvolva em seu meio, de forma sustentável, a partir de suas relações com o Real.»
Face a esta definição conceptual, questiono-me se os actores desta Nova Museologia estão efectivamente a “cumprir o seu ideal”, a dar o seu melhor para a concretização desta “visão” e da sua “missão” .
Não esqueçamos que existem pelo menos três ordens de papéis que são desempenhados pelos actores dos processos museológicos: por um lado os que “criam” o dispositivo de comunicação, que concebem o discurso narrativo e o contexto da sua encenação – os “especialistas” - , por outro lado os que o “lêem” e interpretam - os consumidores ou clientes - e ainda por outro lado os sujeitos do processo museológico, sejam eles materiais, imateriais ou de tipo territorial.
Para a Nova Museologia, a geometria e as fronteiras entre estes papeis deveriam ser fluidas e dinâmicas, num esforço de convergência centrado em torno do objecto museal, seja ele, por exemplo, uma comunidade, um saber ou um território.
Mas sabemos que não é sempre assim. Se por um lado pode subsistir ainda alguma clivagem entre os dois primeiros papeis (que necessitam de ser repensados), é certo não tenho sentido que exista uma aproximação ou envolvimento generalizado da comunidade ao seu próprio projecto museológico, salvo excepções e sem pretender que estes projectos sejam alguma vez tão mobilizadores como uma ida ao centro comercial ou ao futebol.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.