| Subject: Qual é o papel da TV? |
Author:
Roberto Stenio
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 20:18:09 07/11/02 Thu
Prezados Amigos:
Estou enviando para os colegas portugueses o pequeno texto: " Qual é o papel central da TV ". Tentei sem sucesso publicá-lo no meu País: Brazil. Mas, parece-me que os meios de comunicação resolveram sensurá-lo, pois, até agora não consegui publicá-lo... Todavia, não podem evitar a força da Internet e o seu poder de difusão. Portanto:
O texto: Qual é o papel central da TV?
O episódio que vou relatar é um depoimento triste sobre o descaso que pude vivenciar nos bastidores da televisão brasileira. No dia 22/02/2002 foi ao ar, no programa SUPERPOP – atualmente apresentado pela Luciana Gimenez – uma matéria digna de nota: um professor de Matemática apareceu no programa da Luciana e apresentou aos telespectadores um “novo” método de extração de raízes quadradas. O fato é que o “novo” método empregado não possui caráter prático geral, além de apresentar outras falhas. É louvável que a produção do SUPERPOP tenha aberto um espaço no programa da Luciana para se falar de Matemática, mas acredito que isto deveria ter sido feito de uma maneira mais cautelosa e prudente, procurando-se evitar uma divulgação distorcida e equivocada de conteúdos matemáticos. Como pessoa que ensina matemática senti-me na obrigação de alertar a produção do SUPERPOP sobre a influência negativa que a matéria poderia proporcionar aos nossos estudantes; porém minha iniciativa pareceu não adiantar muito, pois, como poderá verificar o leitor, ainda é possível rever trechos da matéria na internet, no site da REDETV, no endereço www.redetv.com.br. (Veja: os melhores momentos do SUPERPOP – Uma Aula Maluca de Matemática).
Apesar dos pesares, achei por bem alertar outros programas quanto ao caso em questão. Mas, de um modo geral, não me deram muita atenção. As cartas que enviei não surtiram o menor efeito, pois o professor que foi ao programa da Luciana foi acolhido pela mídia junto com os seus métodos inconsistentes. Procurei, então, as emissoras locais de minha cidade, em Recife-PE, mas praticamente todas elas se recusaram a falar no caso. E agora eu pergunto: qual é o papel central da TV? Informar, entreter ou deseducar o nosso povo?
__________________
Roberto Stenio A.C. de Albuquerque é membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ministrando, atualmente, aulas de matemática em cursos preparatórios para o vestibular. E-mail: rsaca@tjpe.gov.br
Atenciosamente,
Roberto Stenio A. C. de Albuquerque
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |