. ISSN 0100-1965.
O primeiro URL faz referência a uma PÁGINA ESTÁTICA, um arquivo html armazenado no servidor do periódico Dlib; já o segundo URL contém instruções para o gerenciador de bases de dados realizar uma consulta pela indetificação do artigo e linguagem = português (&pid=S0100-19652001000300004&lng=pt) e aí recuperá-lo e exibi-lo para você.
O primeiro artigo é recuperado pelos robôs dos localizadores gerais; o segundo NÃO.
Há outra estratégia para descoberta de informações na Internet, também analisada no curso, os Serviços de localizadores especializados ou Catálogos Especializados ou “Gateways” – Portais temáticos. Alguns deles são bastante conhecidos por nós, como as bibliotecas virtuais especializados do Programa Prossiga (http://www.prossiga.br) ou o ótimo portal SOSIG inglês (http://www.sosig.ac.uk) , especializado e Ciências Sociais e onde inclusive se encontram muitos “sites”úteis sobre ciência da informação, biblioteconomia e arquivologia.
O problema dos localizadores especializados e’ que eles só cobrem áreas temáticas muito restritas, especializadas; para isto eles são muito úteis, evitando, por exemplo, que um pesquisador fique horas e horas navegando a procura de informações; num localizador especializado a informação já foi encontrada, avaliada, classificada e indexada e disponibilizada. No entanto, pelo trabalho de descoberta, avaliação, classificação e indexação ser feito POR PESSOAS, é lento, caro e tem que lidar com o problema da mudança de ‘link”, ou seja, todos os “links” relacionados num Portal como Prossiga tem que ser constantemente revisitados para verificar se os “links” permanecem válidos ou se mudaram. Os localizadores especializados sào uma solução só para pequenas comunidades de pesquisadores e cientistas.
Parece haver uma TERCEIRA (VIA?) SOLUÇÃO. O envolvimento dos autores das páginas na descrição e indexação das mesmas, com o uso de metadados. É a famosa CATALOGAÇÃO NA FONTE, tão conhecida pelos profissionais de informação. Daí o nosso curso.
Prestem atenção nos pontos destacados nesta conversa. Quando a página do Fórum estiver na tela, se desconectem, leiam atenciosamete e imprimam se quizerem.
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Resposta ao Ricardo -- Macondes, 03:50:50 11/01/02 Fri
Prezado Ricardo
Gostaria de salientar duas coisas:
Primeiro - falo por experiência própria, qualquer autor, seja de uma página HTML comercial ou de um "paper" científico, deseja, antes de tudo, VISIBILIDADE. É com isto que devemos contar para mobilizar os autores para descreverem e indexarem os documentos que publicam na Internet.
Segundo - não podemos, nós profissionais de informação, deixar os autores a sua própria sorte. Devemos ajudá-los a auto-descreverem e indexarem seus documentos, propondo padrões e metodologias, ferramentas automatizadas, que ajudem aos usuários. Vejam como isto pode ser feito a partir do slide 54 da Unidade 2.
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Transparências -- Ana Carolina, 10:49:32 10/31/02 Thu
Professor, não encontrei em sua pasta as transparências da Unidade 2. Tirei xerox de um testo que fala sobre o funcionamento das ferramentas de busca. Ainda não comecei a ler. Gostaria de saber se ele faz parte da unidade 2. Abraços, Ana.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
Padronizar, Será??? -- Ricardo, 13:26:47 10/31/02 Thu
Fazer com que o próprio autor indexe seus documentos pode parecer viável, mas resta saber se ele se disponibilizará a tanto. Nem com normas básicas de identificação e indexação grandes empresas encaram com descaso o bom tratamento da informação. Definir os campos essenciais para a busca quase perfeita é um passo. Condicionar e facilitar o seu preenchimento pelos autores é outro. Tendo em mente que os campos devem ser compreendidos por todo e qualquer indivíduo. Pode haver resistência, correto.
Uma visão de fundo arquivístico, série e subsérie talvez,como você já citou casos de buscadores por área específica, fosse o tratamento ou a visão que faltou nesse bolo informacional que foi jogado na Internet.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação da matricula -- Vagner Pontes, 09:33:19 10/31/02 Thu
Nome: Vagner Pontes
Curso: Biblioteconomia e Documentação
Matr. 29701064-8
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Unidade 2 -- Daniele, 08:36:30 10/29/02 Tue
Boa tarde!!
Marcondes eu não estou conseguindo abrir os textos da Unidade 2, estes tem na pasta. Beijos
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Respostas -- Jane Alice, 10:37:39 10/28/02 Mon
Professor,
Li os textos e a minha dificuldade maior foi em conseguir visualizar os conceitos, já que quando se fala em indexação de livros é muito fácil conceber a idéia e materializá-la, mas isso não ocorreu com relação a metadados. Não sei se é "viagem" minha; consegui entender como trabalham os "spiders", tive a curiosidade de entrar nos sites e buscar algum outro tipo de informação. Contudo, a visualização do que são metadados ficou (usando suas palavras) um tanto esotérico!
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
Respondendo a Alessandra Santos de Carvalho -- Marcondes, 05:52:03 10/28/02 Mon
Fico satisfeito de saber que você entendeu.
A sua pergunta é muito pertinente. Responde-la é o objetivo deste curso, em especial da Unidade 2 que agora esta no ar.
Muitos usuários fazem a mesma pergunta, eles muitas vezes saem frustrados de uma tentativa de pesquisar usando algum deles. Os mecanismos de busca são muito falhos. Espero que a Unidade 2 esclareça o porquê?
Dê uma lida nos slides da unidade 2; voltarei a sua pergunta.
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Unidade 2 -- Macondes, 05:47:15 10/28/02 Mon
Prezados Alunos
A Unidade 2 do nosso curso já esta no ar, disponível como sempre no link http://www.uff.br/gdo/htm/inde.htm
Um conteúdo importante da Unidade 2 é vocês compreenderem como funcionam os mecanismos de busca, tipo AltaVista, Yahoo, Lycos, InfoSeek, etc.
Para isto é importante que vocês tenham uma boa noção da linguagem HTML, a linguagem com a qual são programadas as páginas da Internet. Existe uma boa introdução nos slides do curso, mas um link interessante é http://www.pop-df.rnp.br/pop-df/servs/17.1.tutorial.html
Leiam o conteúdo
Espero as dúvidas
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
COMENTÁRIOS -- Alessandra Santos de Carvalho, 04:53:22 10/28/02 Mon
O texto foi bem elaborado, sem querer ser "puxa-saco", gostei muito do texto,adiquiri informações novas e algumas dúvidas que tinha, não tenho mais.Mas,em relação à buscas na internet,ainda tenho dificuldades,pois toda vez que quero buscar um assunto na internet, através de um site de busca, na maioria das vezes não tenho sucesso, o computador acaba buscando assuntos que não têm nada a ver com que eu quero ,mas mesmo assim não desisto e fico até encontrar o que eu pedi,talvez o computador não vá muito com minha cara.
No texto acabei conhecendo um site de busca que até então não conhecia,o "todobr" ADOREI!Realmente é um dos melhores que já vi,as buscas são bem mais precisas.
Por enquanto é isso.
Até breve.
Alessandra
Curso:Arquivologia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
METADADOS??? O que é isso??? -- Marcondes, 03:48:54 10/28/02 Mon
Prezados Alunos
Fiquei surpreso ao ver como este Fórum esta animado. Vi que muitos de vocês colocaram dúvidas no Fórum e vou procurar discuti-las em geral, sem responder pergunta a pergunta.
Primeiro,o PROBLEMA. A discussão e as pesquisa acerca dos metadados surge com a Internet e a disponiblização nela de uma quantidade enorme de documentos eletrônicos, como nunca antes na história da humanidade. É claro que , para que toda esta informação possa ser útil, ela tem que ser encontrada por uma usuário que tenha uma necessidade de informação. Reparem, esta questão envolve também grandes intereses econômicos: não é só um estudante procurando uma informação para pesquisa, são grandes empresas procurando, cliente, fornecedores, monitorando concorrentes.
Segundo, metadados NÃO SÃO OS TERMOS DE BUSCA que usamos numa pesquisa, por exemplo no GOOGLE. Metadados, a princípio, são uma espécie de indexação dos documentos eletrônicos, para que eles possam ser mais facilmente encontrados; e mais, gostaríamos que programas especiais, os robôs, aranhas, ou "crawlers" pudessem nos ajudar a procurar a informação que desejamos.
Vocês, como pessoas curiosas ( e a curiosidade é a motivação maior do aprendizado) se ADIANTARAM NAS SUAS QUESTÕES, o que faz com que eu me apresse a disponiblizar a UNIDADE 2. Muitas das respostas às perguntas de vocês estão na UNIDADE 2. Uma prévia dela:
- Existem várias alternativas de buscar informações na Internet; uma é o uso de mecanismos de busca, que indexam automaticamente páginas HTML da Internet; a unidade 2 discute as vantagens e os problemas desta alternativa;
- Outra alternativa é a pesquisa e a indexação manual de páginas da Internet, formando os serviços de busca chamados portais temáticos, como o PROSSIGA aqui no Brasil e o SOSIG inglês. Nesta alternetiva, a qualidade da indexação é muito boa mas lenta, cara e trabalhosa, o que faz com que a abrangência dos portais seja muito limitada; geralmente eles são especializados em ALGUMA ÁREA.
- Existe uma terceira alternativa, que é fazer o próprio autor do documento eletrônico indexá-lo, com o uso de metadados. (cham, cham, cham, cham!!!).
Se alguma coisa não ficou clara, mandem perguntas.
Até (breve) a Unidade 2.
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
DÚVIDAS... -- BRENDA, 16:40:57 10/27/02 Sun
AS PERGUNTAS DA UNIDADE I SÃO PARA SEREM RESPONDIDAS AQUI NO FORUM, OU APENAS PARA LOCALIZARMOS SUAS RESPOSTAS NO TEXTO E EXPORMOS AQUI NOSSA DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO?
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
Mensagem recebida -- Cláudia Patrícia M.M. Cardoso, 18:06:50 10/27/02 Sun
Cláudia Patrícia Marinho Machado Cardoso.
Biblioteconomia e Documentação.
Mat. 297.01.042-7
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
EXEMPLO -- BRENDA, 18:02:52 10/27/02 Sun
vou dar aqui um exemplo de algo que me aconteceu enquanto usuária da net, e depois comentarei o por que desse exemplo:
Uma vez precisava coletar informações sobre a cidade de Magé, então antes de ir a prefeitura da cidade, quis fazer uma pesquisa na net, para pelo menos saber o que procurar lá na prefeitura com base no que eu encontrasse na net, usei o buscador do Yahoo, num primeiro momento coloquei somente a palavra magé, então o buscador me trouxe tudo relacionado a iMAGEm, então resolvi escrever " cidade de magé", e ele me trouxe tudo sobre iMAGEM E cidades.
sei que depois de muitas horas em frente ao PC consegui encontrar poucas coisas sobre o que queria.
SO QUERIA COM ISSO, ILUSTRAR A NECESSIDADE DE SE TER UM TRABALHO VOLTADO PARA INDEXAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA NET. E O QUANTO É IMPORTANTE QUE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO SAIBAM COMO AGIR PARA AUXILIAR SEUS USUÁRIOS NA LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES. SEI QUE PODE PARECER BANAL ESSE EXEMPLO, MAS É O QUE MAIS ACONTECE NA BUSCA DE INFORMAÇÕES PELA INTERNET.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
COMENTÁRIO -- BRENDA, 17:15:28 10/27/02 Sun
AO LER OS TEXTOS SUGERIDOS, NOTEI O QUANTO É IMPORTANTE ENTENDERMOS DE METADADOS E SUA FUNCIONALIDADE.
NÓS FUTUROS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO ESTAMOS NOS DEPARANDO COM ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS (ENTRE ELAS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA INTERNET, TEMOS QUE ESTARMOS "ANTENADOS" A TUDO QUE DIZ RESPEITO À RECUPERAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES.
SABEMOS QUE O MEIO ELETRÔNICO ESTA SENDO MUITO UTILIZADO PARA ESSES FINS E TEMOS QUE SABERMOS COMO LIDAR COM ISSO.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO -- BRENDA, 16:28:03 10/27/02 Sun
ESTOU CONFIRMANDO MINHA INSCRIÇÃO:
NOME: BRENDA COUTO DE BRITO
CURSO: ARQUIVOLOGIA
MAT: 10014004-2
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Definições. -- Ricardo, 16:01:38 10/27/02 Sun
O Metadados serve para dinamizar e otimizar a busca de modo a direcionar a uma pesquisa ampla e que ao mesmo tempo seja precisa, sem resgatar "lixos" da Internet.
Quero saber se o metadados e os instrumentos de pesquisa atingem a necessidade do usuário de encontrar exatamente o que procura. Sabemos que existem instrumentos que auxiliam a pesquisa, MAS SERÁ QUE ELE ATINGE SEU OBJETIVO, SEM DESCARTAR INFORMAÇÕES VALIOSAS OU ENTÃO RECUPERANDO COISAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM O ASSUNTO. POR EXEMPLO: SE PEDE UMA PALAVRA-CHAVE E EU DIGITO "ASSUNÇÃO", PARA NÓS JÁ FICA DIFÍCIL SABERMOS DO QUE EXATAMENTE ESTOU FALANDO, O COMPUTADOR PODE RECUPERAR O NOME DE UM AUTOR, CANTOR, OU ASSUNÇÃO DE ALGUÉM, QUER DIZER, A QUESTÃO É ELIMINAR ESTA AMBIGUIDADE, SERÁ UMA COISA MUITO COMPLEXA PARA OS ESTUDIOSOS DE INFORMAÇÃO PARA QUERERMOS RESUMIR TUDO EM PALAVRAS-CHAVES????
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Sobre metadados -- Rachel Vianna, 15:02:17 10/27/02 Sun
Já coloquei algumas páginas na internet e coloquei alguns metadados ( mesmo sem saber exatamente o que era, pois no curso disseram que era para facilitar a localização na rede) e depois puxei e vi que tinha mais algumas informações que eu não havia colocado.
A pergunta é: quais são exatamente os metadados que devemos colocar e quais os motores de busca colocam? A nossa parte fica somente restrita a data, nome do site, data de finalização e palavras-chave ?
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Metadados_duvidas -- Cláudio Muniz Viana __Matricula: 10014006-7, 12:21:37 10/27/02 Sun
Metadados somente descreverão as bases de dados das organizações, identificando o seu conteúdo. Desta forma, as informações poderão ser disponibilizadas na internet.
Agora, tenho uma dúvida que é a seguinte: As ferramentas de busca atuais da internet são ineficientes, tanto por não possuírem uma ferramenta adequada de busca, como por não trabalharem com Metadados. Pois bem, o Metadados também tem algum empreendimento na elaboração de uma ferramenta de busca, como por exemplo o google.com?
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Perguntas -- Rachel Vianna, 06:47:17 10/27/02 Sun
Creio que já foi respondido aqui, mas não estou no curso desde o princípio, me perdoe se estou sendo repetitiva: a 1ª avaliação será com as unidades 1 e 2, mas como será essa avaliação? Será colocada as questões aqui e nós enviaremos a resposta para seu email ou qual será a outra forma?
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Resposta -- Cíntia, 04:48:12 10/27/02 Sun
Creio que a questão seja: Como recuperar o que não teve tratamento?
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Textos -- Ivana, 04:34:49 10/27/02 Sun
Concordo com a colega Cíntia. O que estamos vendo é o uso de bases que não valorizam o tratamento do documento. O que importa são os dados principais e a partir daí a busca booleana pelas palavras. Um exemplo disso é a nova versão do Microisis, apesar de fazer uma prévia descrição: nada de indexação, e muitas vezes nada de classificação (já que muitas bibliotecas de grande porte estão usando o número de localização nas estantes)
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Textos Metadados -- Cíntia, 04:00:40 10/27/02 Sun
Lendo os textos sobre metadados algumas dúvidas foram esclarecidas, mas continuei achando que o futuro tanto da catalogação quando da classificação é incerto. Atualmente, quando se trabalha em base de dados simples, onde não é feita uma catalogação completa, nem a classificação do assunto, pode-se recuperar o documento com uma pesquisa booleana, indicando algumas palavras do título e/ou autor. Ainda acho que a indexação é parte importante desse processo e que ajuda ainda mais nessa busca, mas não acredito que haja a valorização das áreas de descritiva e classificação. Acho que a Arquivologia e, principalmente, a Biblioteconomia deveriam voltar seus estudos para esta área e dar um maior enfoque para outros métodos de recuperação da informação.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Respostas das Questões -- Raquel, 16:59:21 10/26/02 Sat
Desculpe-me o atraso, mas aqui estão as minhas questões:
1º - O que são metadados?
É uma espécie de dicionário digital aonde são armazenadas organizadamente descrições de dados. É um tipo de controle de recursos eletrônicos.
2º - Para que servem?
Servem para descrever a informação, elaborar modelos de metainformação com propósitos para alimentar sistemas de recuperação de recursos web ou de bibliotecas digitais e virtuais. Mais a finalidade principal dos metadados é documentar e organizar de forma estruturada os dados das organizações.
3º - Quais são os problemas que motivaram os desenvolvimento dos metadados?
Minimizar duplicação de esforços, facilitar a manipulação dos dados, para as organizações conhecerem melhor os dados que elas mantêm e conhecer com mais detalhes os dados de outras organizações, facilitar a procura de informação.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
confirmação de inscrição -- alessandra santos de carvalho, 08:12:05 10/22/02 Tue
caro professor
vou começar a ler hoje os textos pedidos e, até sexta-feira dia 25 de outubro,estarei enviando as respostas das perguntas da unidade I.
até breve.
alessandra santos de carvalho,curso arquivologia,mat.10014031-6
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
Em_relação_a_dúvidas -- Cláudio Muniz Viana __Matricula: 10014006-7, 07:48:05 10/26/02 Sat
Professor Marcondes, já estou lendo os textos, porém só irei trazer dúvidas no sábado a noite ou domingo(27/10/02)
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Unidade 1 e avisos gerais -- Macondes, 10:28:27 10/21/02 Mon
Prezados Alunos
Considero que hoje encerramos aquele compasso de espera, que foi resultado da não distribuição do programa do curso no dia da matrícula, o que fez com que até agora existam alunos me enviando seus dados. Vou considerar HOJE como o últmo dia para fazer isto e vamos encarrar de frente a Unidade I.
Vejam bem, a Unidade I gera em torno das seguintes questões: O QUE SÃO METADADOS?, PARA QUE SERVEM?, QUAIS SÃO OS PROBLEMAS QUE MOTIVARAM OS DESENVOLVIMENTO DOS METADADOS? Voces devem procurar respostas para estas questões nos textos, no hipertexto do curso (http://www.uff.br/gdo/htm/index.htm)e nas discussões aqui do Fórum. O que não tiver ficado claro, publiquem as dúvidas aqui no Fórum. Vou tirar dúvidas e discutir a Unidade 1 até 2a. feira, dia 28 e aí então passaremos apara a Unidade 2. Haverá uma avaliação conjunta das unidades 1 e 2.
Agora, avisos gerais. Vocês podem baixar (download) as transparências das unidades e acompanhá-las "off-line" em casa, através da home-page do curso. Veja as instruções no "link" DOWNLOADs TODOS os alunos do curso devem enviar uma mensagem de teste para este Fórum com NOME, CURSO e MATRÍCULA. De agora em diante, falaremos muito mais através deste Fórum
Saudações a todos
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
Re: Teste -- Ana Claudia, 21:17:53 10/25/02 Fri
Ana Claudia Braga das Neves
Curso: Arquivologia
Matrícula: 100.14.001-4
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Re: Teste -- Ana Claudia, 21:16:31 10/25/02 Fri
Ana Claudia Braga das Neves
Curso: Arquivologia
Matrícula: 100.14.001-4
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Resposta -- LILIANE DE MENDONÇA LOURENÇO, 14:22:25 10/25/02 Fri
Nome:Liliane de Mendonça Lourenço
Matrícula:100.14.017-7
Curso: Arquivologia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
confirmação de inscrição -- Dulce Rosana Fernandes, 13:58:35 10/25/02 Fri
Matrícula
101.14.018-3
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Dúvidas da Daniele de Rachel -- Macondes, 18:49:13 10/24/02 Thu
Prezadas Daniele e Rachel
A dúvida de vocês é o tema do curso inteiro. Mas, a princípio, metadados são descrições de documentos, uma coisa que os profissionais de informação já fazem a séculos: um catálogo de uma biblioteca, mesmo em fichas, ou um instrumento de pesquisa de um acervo arquivístico, são compostos de metadados, ou seja, de descrições de documentos QUE SERVEM PARA FACILITAR O ACESSO, PARA ENCONTRAR A INFORMAÇÃO RELEVANTE, ou como se diz atulamente, para a DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES ("INFORMATION DISCOVERY").
O tema ganhou importância muito grande com a Internet e a infinidade de informações agora disponíveis, que fazem com que os usuários percam muito tempo procurando informações relevantes e, portatno, que as atividades de "descoberta de informações" ganhem uma importância tamanha.
É claro, se informação é um recurso importante e valioso nos contextos econômicos, científicos, educacionais, etc, não adianta a informação estar a Internet se um usuário potencial não consegue encontrá-la. A informação só materializa seu valor se for encontrada por um usuário capaz de aplicá-la na solução de um problema. Encontrar a informação masi facilmente e, se possível, automaticamente, é a grande motivação para as pesquisas em torno dos metadados.
Outro aspecto importante ligado ao que acabei de dizer é que os metadados, no contexto de documentos eletrônicos disponíveis na Internet, TÊM QUE SER LEGÍVEIS POR PROGRAMAS, os chamados "robôs" ou "aranhas". A idéia é que estes programas possam ajudar as pessoas a encontrar informações de forma automática, mais facilmente e mais rapidamente.
É isso aí, é discutindo que esclarecemos nossas dúvidas. Espero poder mostrar na prática tudo que disse a vocês, no decorrer deste curso.
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Monica Gonçalves, 17:46:52 10/24/02 Thu
Monica Maria Mesquita Gonçalves
Curso: Arquivologia
Matrícula: 20014054-8
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Dúvida -- Daniele Gomes, 12:45:49 10/24/02 Thu
Marcomdes
Dá para me explicar o mecanismo de aplicação dos Metadasos?
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
TESTE -- VANESSA, 10:16:56 10/24/02 Thu
curso: biblioteconomia
matricula: 198.01.029.1
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Início do Curso de Metadados -- Marcondes, 05:38:01 10/13/02 Sun
Prezados alunos
Hoje inicia-se nosso curso. Sejam benvindos!!!
Leiam com atenção o programa do curso enviado para vocês. Durante alguns meses, este será nosso ponto de encontro, para discutirmos o tema metadados.
Existem já alguns texto básico na pasta da disciplina, que vocês devem o mais rápido possível tirar uma cópia e lerem. A primeira parte do curso é sobre conceito, definição e motivação para o uso de metadados. De agora em diante, vamos dicutir estas três questões. Vocês devem ler os textos e enviar para este Fórum suas dúvidas e questões. Espero que aproveitem o curso.
Saudações
Marcondes
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Replies:
Teste -- Guilherme Duarte, 06:35:10 10/24/02 Thu
Nome: Guilherme Ramos Duarte
Curso: Arquivologia
Matrícula: 198.14.014-2
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação -- Deise, 04:42:12 10/24/02 Thu
Deise Ramos
Arquivologia
101140044
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Eva, 20:23:59 10/23/02 Wed
Eva Gomes de Araújo
Curso: Arquivologia
Matrícula: 10014008-9
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação -- Rachel Vianna, 10:14:55 10/22/02 Tue
Rachel Vianna de Castro
Curso: Biblioteconomia e Documentação
Matricula: 101.01.033-8
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
teste de inscricao -- Marco Dantas, 10:14:28 10/22/02 Tue
Marco Aurélio Ribeiro Dantas
Biblioteconomia e documentação
Mat.: 100.01.022-8
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação -- Raquel, 10:02:59 10/22/02 Tue
Raquel Serejo Posada
mat. 101.14.009-3
Curso: Arquivologia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação -- Nadja, 09:58:03 10/22/02 Tue
Confirmação
Nadja de Andrade Castelo Branco
Matr.: 198.01.022-6
Curso : Biblioteconomia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
confirmação de inscrição -- alessandra santos de carvalho, 08:07:00 10/22/02 Tue
caro professor
vou começar a ler hoje os textos pedidos e, até sexta-feira dia 25 de outubro,estarei enviando as respostas das perguntas da unidade I.
até breve.
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Elizabeth, 07:18:20 10/22/02 Tue
Nome: Elizabeth Abreu Damasceno
Curso: Arquivologia
Mat.: 101.14.027-3
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
resposta do e-mail -- Elizabete Marazo Marques, 06:36:56 10/22/02 Tue
Elizabete Marazo Marques
Curso: Arquivologia
Matrícula: 200.14-043-7
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
resposta do e-mail -- Ianomani, 06:33:08 10/22/02 Tue
Ianomani de Oliveira Costa
Curso:Arquivologia
Matrícula: 200.14-045-2
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Mensagens Recebidas -- Ana Carolina, 06:10:38 10/22/02 Tue
Nome: Ana Carolina de Araújo Nogueira
Matrícula: 100.01.001-0
Curso: Biblioteconomia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Recebida as mensagens -- Andreia D. Fraguas, 06:08:56 10/22/02 Tue
Nome: Andreia Dutra Fraguas
Matrícula: 100.01.003-4
Curso: Biblioteconomia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Recebida as mensagens -- Roselene Trevisano, 06:07:23 10/22/02 Tue
Nome : Roselene Lacerda Trevisano
Matrícula: 100.01.027-7
Curso: Biblioteconomia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Guilherme Duarte, 18:38:04 10/21/02 Mon
Guilherme Ramos Duarte
Curso: Arquivologia
Matrícula: 198.14.014-2
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
teste -- IVANA TAVARES, 18:31:06 10/21/02 Mon
Ivana Pereira Tavares
Curso Arquivologia
Matrícula: 200.14.046-6
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Cíntia Martins, 18:27:53 10/21/02 Mon
Cíntia Gesteira Martins
Curso: Arquivologia
Matr.:899.14.062-6
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Mensagens recebidas -- Silvia, 17:45:05 10/21/02 Mon
Silvia Regina Rodrigues Coelho da F. Nogueira
Mat: 390.01.035-0
Curso: Biblioteconomia
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Recebi suas mensagens -- Silvia Regina R. C. da F. Nogueira, 17:39:30 10/21/02 Mon
Nome: Silvia Regina Rodrigues Coelho da F. Nogueira
Curso: Biblioteconomia
Matrícula: 390.01.035-0
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- RICARDO, 13:53:05 10/21/02 Mon
RICARDO RÉGIS
ARQUIVOLOGIA
199.14.024-0
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
teste -- Verônica, 08:57:07 10/21/02 Mon
Verônica Novaes Esteves
Biblioteconomia
199.01.029-5
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação -- Flavia F. Calmon, 13:06:32 10/18/02 Fri
Biblioteconomia e Documentação
199.01.016-7
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Dilma Azevedo, 12:36:29 10/18/02 Fri
Dilma Pereira de Azevedo
Biblioteconomia e Documentação
198.01.009-5
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Confirmação -- Jane Alice, 09:42:37 10/17/02 Thu
Jane Alice de Souza Teixeira
Biblioteconomia e documentação
198.01.015.9
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
inscrição na disciplina -- leonardo, 06:34:32 10/17/02 Thu
Profº,
Me inscrevi em sua disciplina, você confirmou minha inscrição, mas na coordenação do curso de arquivologia eu estou exedndo em sua matéria(tópicos II), gostaria de saber como ficaria essa situação, pois tive que cancelar a disciplina, e só tenho até sexta para me inscrever de novo.
Grato desde já,
Leonardo Siqueira MArtins, Arquivologia, Mat: 199.14.017.9
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
teste -- Carla, 06:16:53 10/17/02 Thu
Carla Tavares Tinoco
Biblioteconomia e Documentação
199.01.009-9
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
teste -- Amanda, 06:15:09 10/17/02 Thu
Amanda Mota Tavares
Biblioteconomia
199.01.001-2
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Nathalí, 05:00:02 10/17/02 Thu
Nathalí Ribeiro Lopes
Biblioteconomia e Documentação
199.01.025-7
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Teste -- Ingrid, 03:47:32 10/17/02 Thu
Ingrid Martins de Oliveira
Biblioteconomia e Documentação
199.01.020-4
[ Post a Reply to this Message ][Edit]
Os textos -- Daniele, 13:13:43 10/16/02 Wed
Caro Marcondes estou fazendo a leitura dos textos e acredito que até sexta ja´devo ter terminado e só então vou poder saber quandas dúvidas vão surgir isso é se surgirem
[ Post a Reply to this Message ][Edit]