VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]23456789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 00:07:03 09/09/03 Tue
Author: Salete
Subject: Miss Brasil 1982 - Do Pará ao Perú

E não é que o sucesso do Miss Brasil 81 foi tanto que em 1982 Sílvio Santos decidiu televisionar também o Miss SP e o Miss RJ?? Estes dois concursos duravam em média 3 meses, com eliminatórias semanais no Programa Sílvio Santos.



Ganhou no Rio de Janeiro a bela Miss Vasco da Gama, Marta Christine Macedo, enquanto em São Paulo, a justiça tardou, mas não falhou: Solange Frazão de São José dos Campos recebia, finalmente, a faixa de MISS SÃO PAULO.



As duas misses foram destaques da revista MANCHETE na semana que antecedeu o concurso, e foi criada uma espectativa muito grande em torno de ambas. Se a carioca tentava uma terceira vitória consecutiva para o seu estado, a bela paulista de beleza exótica (longos cabelos lisos, mistura de índios e alemães) já era tida por muitos como a vencedora, inclusive pelo próprio apresentador do SBT...



COMEÇA AGORA O CONCURSO MISS BRASIL 1982...



“Ai, ai... ai, ai... Adeus Belém do Pará!” cantava e dançava com entusiasmo a altíssima Celice Pinto Marques da Silva, Miss Pará, no show de abertura do concurso. A paraense arrancou aplausos da platéia e fez a favorita de São José dos Campos suar frio.



Chegou a hora da apresentação individual das misses em trajes típicos, e uma das mais populares, vestida como uma sensual pescadora, foi a primeira Miss Fernando de Noronha da história, Rosana Oliveira. Ao contrário da Miss Sílvio Santos, primeira e única em 50 anos de Miss Brasil, a noronhense foi muito bem recebida pelo público presente.



Beleza de sobra também tinha a Miss Minas Gerais, uma loura estonteante da cidade de Além Paraíba. Mônica Araújo também estava na parada. Da mesma forma se destacaram nesta apresentação as misses Acre, Distrito Federal e Pernambuco, todas lindas e “brasileiríssimas”. Era muita beleza para um ano só!



AS PRELIMINARES



Dias antes da finalíssima, as 27 candidatas (foi a primeira vez na história que todos os estados, territórios e o Distrito Federal foram representados no certame), foram julgadas nos quesitos “elegância na passarela”, “simpatia” e “beleza”, quando desfilaram para os jurados preliminares em trajes de banho. O evento aconteceu no teatro Sílvio Santos.



No dia do concurso os telespectadores puderam ver quantos pontos cada candidata recebeu dos jurados. Elas foram filmadas na Bahia, em Alagoas, no Ceará e em Fernando de Noronha.



A classificação preliminar foi: 1) RJ-85 pontos; 2) SP-84; 3) PE-83 e RS-83; 5) MG-82; 6) GO-81; 7) PR-79; 8) AC-77; 9) CE-75; 10) DF-75; 11) PA-74; 12) SC-73; 13) FN-72; 14) AP-72; 15) RR-71; 16) ES-70; 17) MS e RO – 68; 19) MA e RN-65; 21) AL e AM-63; 23) PB e PI – 61; 25) MT-59; 26) BA-58; 27) SE- 55 pontos.



Entre as desclassificadas a favorita de Fernando de Noronha, uma das grandes injustiçadas da noite, quem por 1 ponto, dava lugar a uma Miss Santa Catarina pouco merecedora. Logo atrás da noronhense, os dois outros territórios federais: Amapá e Roraima. A amapaense, Maria de Fátima Nunes Diniz, teria um trágico fim: foi assassinada pelo noivo em Macapá, o que foi notícia em todo o Brasil (na época a revista NOVA publicou matéria de 4 páginas sobre o ocorrido). A Bahia, terra de tantas conquistas e orgulho nacional, amargou sua pior classificação na história: um humilhante vigésimo-sexto lugar!



AS SEMI-FINALISTAS



E não é que a Miss Pará quase fica de fora?? Foi salva por dois pontinhos e entrou no grupo de semi-finalistas em décimo-primeiro lugar! Todos sabemos que a sorte da miss viraria dramaticamente, mas vejam o que é o destino, ou a diferença de opiniões de dois corpos de jurados diferentes!



Fora a eliminação da noronhense, não houve nenhuma grande surpresa ou decepção. O estado do Acre tinha a sua primeira classificada desde que o concurso fora criado, enquanto Rio e São Paulo entravam em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Já os estados do Sul, depois do fiasco de 1981, estavam todos de volta as finais do Miss Brasil.



A Miss Distrito Federal, Lígia Maria Romagnoli, foi “torturada” por Sílvio quando o mesmo chamava o nome das 12 classificadas. Sílvio instia que não havia uma Miss Brasília entre as 12, e deixou para chamar por último a Miss “Distrito Federal”, que se encontrava já a beira de um ataque de nervos. A brasiliense levou uma imensa torcida ao Anhembi. “Eu não disse que não tinha Brasília? Tem Distrito Federal!”, dizia o sorridente (e irritante) Sívio Santos...



As 12 classificadas: AC, CE, DF, GO, MG, PA, PR, PE, RJ, RS, SC, SP.



AS SEMI-FINAIS



Um dos momentos mais constrangedores de um concurso apresentado por Sívio Santos era o das entrevistas com as semi-finalistas. Estes foram os destaques de 1982:



· Miss Acre impressionou pela serenidade e eloquencia como respondeu suas perguntas. Segundo ela, os acrenos não podiam torcer a distância, uma vez que o SBT ainda não existia naquele estado.

· Miss Ceará parecia a prima “menos favorecida pela natureza”, e com muuuuitas polegadas a mais, da Martha Rocha. Era bonita, mas “grandota”! Com muita simpatia, falou sobre as delícias da culinária cearense, dando destaque aos pratos “baião-de-dois” e paçoca.

· A Miss Distrito Federal destacou de forma correta as três principais igrejas da capital da república. Foi vaiada ao afirmar que era suspeita para dizer porque era tão querida por seus amigos e parentes.

· A falta de classe e conhecimentos gerais do apresentador ficou clara nas perguntas feitas a Miss Goiás: “Que negócio é esse de tomar banho de água quente em Goiás?? É verdade que o pessoal lá fica na lama??”. A miss, nervosa e descontrolada, ria compulsivamente! Disse que quem nasce em Goiás é goianiense...

· A mineira de Além Paraíba foi comparada a atriz norte-americana Bo Derek. Eu arrisco dizer que era ainda mais bonita de rosto, um show de beleza! Também esbanjou simpatia e modéstia, ao responder que uma mineira poderia sim vir a ser Miss Universe, mas no ano seguinte, ou no outro... Foi muito aplaudida.

· A melhor entrevista da noite foi indiscutivelmente da Miss Pará. Comenta-se que foi ali que Celice ganhou o concurso. “Você está estudando Medicina porque pretende ser médica?”, indagou o apresentador. “Claro né Silvio, se estou estudando Medicina!”. O Anhembi veio abaixo! Celice dava “olé” no limitado Sílvio Santos. Completou dizendo que gostaria de ser obstetra (e não parteira, como disse SS) porque não havia coisa mais linda que ajudar a trazer uma nova vida ao mundo. Se melhorasse, estragava. Era ponto certo do Pará!

· Miss Pernambuco explicou que estudava para ser assistente social porque achava que podia motivar os menos afortunados a explorarem o potencial que tinham. Serena, parecia sincera, mas não convenceu os jurados nesta prova.

· A carioca também deu uma bela entrevista, e foi muito feliz ao dizer que não se sentia ofendida pelas vaias dos paulistas, uma vez que ao mesmo tempo ela era aplaudida pelos cariocas.

· Miss Rio Grande do Sul demonstrou completa falta de tato quando o público solicitava que ela virasse para a platéia. A miss respondeu praticamente gritando: “Mas eu tô certa!”. Nem o belo rosto justifica a alta pontuação que recebeu dos jurados.

· “Veja só, Miss São Paulo, até as perguntas te favorecem”, dizia Silvio Santos,na maior “cara de pau”,enquanto Solange Frazão se aproximava do microfone. “Qual o bairro mais rico de São Paulo? O time mais popular? O princial jornal?”. E ainda assim, a bela paulista deu respostas do tipo “o principal jornal é o Diário Popular...”. Solange, até hoje, é uma moça que se destaca por sua beleza e simpatia, mas jamais por sua inteligência ou cultura... Quem viu, não se esquece do programa “Vida de Artista”, da TV Bandeirantes, exibido em 1999, quando Solange mostrou, entre outras coisas, o seu “banheirinho”: “Gente, aqui é o banheirinho da Sô, tá? E ali a Sô fas xixi, mas só xixi viiiiiu?”.



Resultados da prova de entrevista: 1) PA-109; 2) RJ e SP-101; 4) RS-98; 5) MG-94; 6) DF e GO-85; 8) PE-81; 9) AC-78 e SC; 11) PR-77; 12) CE-71.



Na prova do maiô, ou de beleza plástica, Misses São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, apesar da baixa estatura, se saíram muito bem. Destaque também para a pernambucana. Pará, além de possuir um belíssimo corpo, também era alta (1,80m). Ceará devia mesmo “mandar ver” no baião-de-dois e na paçoca, era uma das misses mais gordas das história do concurso. A mineira perdeu pontos devido a um problema que é o grande pesadelo de várias brasileiras: culote muito acentuado! A faixa da catarinense caiu durante a sua apresentação...



Resultados: 1) SP-105; 2)PA-103; 3) PE-101; 4) RJ-98; 5) MG-94; 6) DF-90; 7) RS-89; 8) PR-84; 9) SC-83; 10) GO-82; 11) AC-81; 12) CE-76.



Depois de anunciados os resultados do “maiô”, as misses fizeram uma homenagem a seleção, que jogaria a Copa do Mundo da Espanha (coreografada por Joyce, claro!). No final, cada uma atirou uma bola de futebol para a entusiasmada platéia.



Foi então que alguns artistas do SBT começaram a entrevistar o público em diferentes pontos do teatro. Um voto para o Pará, outro para Minas, e uns 20 para São Paulo, quase unânime! Ainda assim, Gugu Liberato, depois de ouvir vários votos para a paulista, respondeu: “Aqui também a coisa está muito dividida Silvio, ninguém se decidiu ainda!”.



Outra gafe Silviossantesca: Martha Vasconscellos, membro do juri, foi apresentada como Miss MUNDO 68 em pelo menos cinco ocasiões!!!



Hora dos vestidos! Anos 80 ou não, o mau gosto imperava já naquela época! Show de cafonalha. Talvez a mais elegante fosse a Miss Acre (também o melhor vestido), seguida de Miss Distrito Federal (usou o vestido com o qual Celice se apresentaria no Miss Universe) e Pará. Pernambuco também era muito elegante. Rio de Janeiro e São Paulo fizeram uma apresentação “feijão com arroz”, mas já estavam garantidas na final. Também foi destaque a bela e simpática mineira (apesar da jaquetinha marrom, imperdoável!). A gaúcha tinha o pior vestido, parecia um traje típico, que por sinal, custou-lhe a quinta vaga na finalíssima do concurso....



Resultados: 1) PA-107; 2) SP-106; 3) DF-103; 4) PE-102; 5) AC e RJ-99; 7) MG- 96; 8) GO-93; 9) RS-92; 10) PR-90; 11) SC-84; 12) CE 80.



As três notas foram somadas para determinar as 5 finalistas. Vejam como ficou o quadro de classificação das semi-finalistas:



1) PA-319; 2) SP-312; 3) RJ-298; 4) MG e PE – 284; 6) RS-279; 7) DF-278; 8) GO-260; 9) AC-258; 10) PR-251; 11) SC-245; 12) CE- 227.



A FINAL



Foram classificadas, sem surpresas, as 5 melhores: MG, PA, PE, RJ e SP



Após a Miss Paraíba ter recebido o prêmio de Miss Simpatia, foram abertos os envelopes contendo as 12 notas de cada finalista. Minas foi a primeira:



MG- 9-8-7-10-7-8-9-8-8-6-6-8=94 pontos



Era a vez de Pernambuco, quem encerrou a fase semi-final empatada com a mineira:



PE- 10-9-7-7-5-7-7-10-10-10-8-7=97 pontos



Pernambuco levou a melhor e Silvio mandou a moça para o trono. Silvio diz que deixará a carioca para o final e abre o envelope de São Paulo:



SP- 10-10-8-5-6-10-8-9-10-10-10-10=106



Saia a pernambucana do trono, sobe a paulista! Silvio se dirige a Miss Pará. Olha as notas da moça e visivelmente coloca várias para o final do bolinho. Começa a contagem...



9... com 8, 17... com 7, 114... Como Silvio já havia visto os pontos da paraense, se enganou e entregou o jogo antes do tempo! A platéia reagiu. Para disfarçar, recomeçou a contagem (9-8-7-8=32). Ao chegar aos 32 pontos, parou, e foi contar as notas da Miss Rio, quem, a estas alturas, já sabia que não teria chances de ganhar...



RJ- 8-8-9-8-10-8-9-8-5-7-7-10=97



A Miss Rio terminaria em terceiro lugar, empatada com a Miss Pernambuco. De volta ao Pará, o que todos já deduziam, de fato aconteceu...



PA- 9-8-7-8-10-10-10-10-10-10-10-10=112



Vitória justa da paraense, quem logo deixaria o Pará rumo ao Perú! Em Lima foi favorita ao título de Miss Universo, mas seu excesso de espontaneidade e auto-confiança fizeram com que a brasileira terminasse “apenas” em nono lugar.



Ambas Celice e Solange continuam belíssimas até a presente data. São profissionais bem sucedidas (uma médica, a outra “personal trainer”). Solange tornou-se também, aos 36 anos de idade, símbolo sexual, tendo sido capa da PLAYBOY. Até na Casa dos “Artistas” já foi parar...



Veja onde está a Miss Brasil 1982 hoje em dia:



http://www.celicemarques.com.br/


[ Post a Reply to this Message ][Edit]



Replies:





[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.